Pular para o conteúdo principal

Em reunião com Ministério da Saúde, Sarto faz apelo para aquisição de maior quantidade de vacinas

 



O prefeito de Fortaleza solicitou ainda que seja priorizada a vacinação de profissionais da educação


O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), participou, na manhã desta quinta-feira (14/01), de reunião do Fórum Nacional de Prefeitos (FNP) com o Ministério da Saúde. O ministro Eduardo Pazuello informou que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil terá início na próxima quarta-feira (20/01), às 10 horas, iniciando-se pelas capitais. Mais de 130 prefeitos participaram da reunião.
 
De acordo com o Ministério, a partir de segunda (18), ocorrerá a distribuição das primeiras doses da vacina aos Estados, de forma “igualitária e proporcional”, para ser possível iniciar, na quarta, a imunização de grupos prioritários pelas capitais. O cronograma ainda depende da autorização do uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevista para este domingo.

“Na Frente Nacional de Prefeitos, assim como o Consórcio de Governadores, estamos trabalhando conjuntamente para adquirir o maior número de vacinas possível para vacinar também o maior número de pessoas possível, evidentemente obedecendo o faseamento das prioridades”, explicou o prefeito Sarto, reforçando apelo para a aquisição de maior número de doses.

O Ministério da Saúde informou também que há previsão de 8,8 milhões de doses de vacina neste mês de janeiro, 30 milhões em fevereiro, 50 milhões em março. Sarto explica que, na primeira fase do Plano Nacional de Imunização, serão vacinados idosos acima dos 75 anos que estejam em instituições de longa permanência, profissionais da saúde e indígenas acima dos 18 anos. 

Durante o encontro, o prefeito solicitou ainda que a vacinação de profissionais da educação seja priorizada no Plano Nacional de Imunização, a fim de criar condições para o retorno seguro das aulas e a reposição do calendário escolar. O prefeito destacou que, em Fortaleza, existem 16 mil trabalhadores em educação.

“Nós, aqui na Frente de Prefeitos, fizemos, Fortaleza, Recife e outras capitais, o apelo para que incluíssemos os trabalhadores de educação - professores, merendeiras, porteiros, todos - nesse faseamento antecipado, inclusive sugerindo a participação da iniciativa privada, se a gente conseguir sensibilizar para que esse faseamento seja alterado, e esse grupo seja também prioritariamente vacinado”, reforçou Sarto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.