Pular para o conteúdo principal

Nova Acrópole apresenta filosofia como prática de vida

 

Lúcia Helena Galvão fala sobre a Filosofia à Maneira Clássica em entrevista 

no Canal Nova Acrópole no YouTube dia 15/01, às 20h 


“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”. A frase do filósofo grego Sócrates corrobora o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Organização Internacional Nova Acrópole ao resgatar a Filosofia à Maneira Clássica: uma filosofia que vai além do conhecimento teórico para ensinar ao ser humano a arte de viver.  


Para apresentar o que é a filosofia à maneira clássica e como o contato com essas tradições podem nos ajudar a melhorar o mundo e a nós mesmos, a professora Lúcia Helena Galvão irá conceder uma entrevista sobre o tema, na próxima sexta, 15/01, às 20h, no canal Nova Acrópole no YouTube.


“A filosofia, como era no período clássico, é uma ferramenta poderosa para direcionar esse ímpeto de transformar o mundo e a nós mesmos, a arte de viver como seres humanos. Queremos trazer de volta uma filosofia que é prática, vivencial e que fala, sobretudo, do ensinamento mediante o exemplo”, defende a professora Lúcia Helena Galvão, voluntária na Nova Acrópole e fenômeno no YouTube com mais de 50 milhões de visualizações. 


E é a isso se destina o Curso de Filosofia à Maneira Clássica: ensinar o ser humano a viver. O método é o mesmo nos mais de 50 países em que a Nova Acrópole está presente há 63 anos e baseia-se no estudo comparado das distintas ciências, políticas, artes e filosofias, resultando numa síntese que pode ser assimilada pelo estudante através das aulas, que incluem teoria e prática.


O objetivo é desenvolver e aplicar valores humanos essenciais com um sentido prático e atual, levando os alunos a refletir sobre o sentido da vida e a encontrar respostas para os desafios contemporâneos.


“Vivemos em uma sociedade em que todos dizem saber o que é justiça, felicidade e amor e que tais elementos são tidos como óbvios e acabamos por focar nosso tempo e energia somente na busca de conhecimentos técnicos. No entanto, os problemas atuais são frutos da injustiça, infelicidade e indiferença e não da falta de tecnologia. Por isso, é tão importante conhecermos mais profundamente estas ideias e saber aplicá-las”, afirma a professora.

 

Mais informações: www.acropole.org.br.


Sobre o Curso de Filosofia à Maneira Clássica


Para quem quer participar do Curso de Filosofia à Maneira Clássica e descobrir mais sobre a maravilhosa experiência de viver conscientemente os valores humanos, haverá aula inaugural gratuita nas unidades da Nova Acrópole em todo o Brasil no período de 18 a 22 de janeiro. O curso tem duração média de cinco meses. As aulas são semanais, com duas horas de duração, e trazem temas relativos à Ética, Sociopolítica e Filosofia da História. Conheça o programa:


1. Ética e Moral 

2. As 7 dimensões do Ser Humano 

3. A Índia Milenar: Bhagavad Gita 

4. Ensinamentos do Tibet: A voz do silêncio 

5. Buda: A superação da dor e seu caminho 

6. Confúcio e a formação do indivíduo 

7. Egito: A moral para além do "politicamente correto" 

8. Aristóteles e a Felicidade 

9. Plotino e o sentido da evolução humana 

10. Kant e a realização no dever 

11. Platão: A República 

12. Roma: Os Estóicos 

13. Filosofia da História: O Homem e seus Ciclos 

14. Reflexões e exercícios práticos para o dia a dia


Informações para a imprensa:

Simplícia Sinibaldi (MTE 1711 JPCE)

85 98833-3217 (Wapp)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!