Pular para o conteúdo principal

Nova Acrópole apresenta filosofia como prática de vida

 

Lúcia Helena Galvão fala sobre a Filosofia à Maneira Clássica em entrevista 

no Canal Nova Acrópole no YouTube dia 15/01, às 20h 


“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”. A frase do filósofo grego Sócrates corrobora o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Organização Internacional Nova Acrópole ao resgatar a Filosofia à Maneira Clássica: uma filosofia que vai além do conhecimento teórico para ensinar ao ser humano a arte de viver.  


Para apresentar o que é a filosofia à maneira clássica e como o contato com essas tradições podem nos ajudar a melhorar o mundo e a nós mesmos, a professora Lúcia Helena Galvão irá conceder uma entrevista sobre o tema, na próxima sexta, 15/01, às 20h, no canal Nova Acrópole no YouTube.


“A filosofia, como era no período clássico, é uma ferramenta poderosa para direcionar esse ímpeto de transformar o mundo e a nós mesmos, a arte de viver como seres humanos. Queremos trazer de volta uma filosofia que é prática, vivencial e que fala, sobretudo, do ensinamento mediante o exemplo”, defende a professora Lúcia Helena Galvão, voluntária na Nova Acrópole e fenômeno no YouTube com mais de 50 milhões de visualizações. 


E é a isso se destina o Curso de Filosofia à Maneira Clássica: ensinar o ser humano a viver. O método é o mesmo nos mais de 50 países em que a Nova Acrópole está presente há 63 anos e baseia-se no estudo comparado das distintas ciências, políticas, artes e filosofias, resultando numa síntese que pode ser assimilada pelo estudante através das aulas, que incluem teoria e prática.


O objetivo é desenvolver e aplicar valores humanos essenciais com um sentido prático e atual, levando os alunos a refletir sobre o sentido da vida e a encontrar respostas para os desafios contemporâneos.


“Vivemos em uma sociedade em que todos dizem saber o que é justiça, felicidade e amor e que tais elementos são tidos como óbvios e acabamos por focar nosso tempo e energia somente na busca de conhecimentos técnicos. No entanto, os problemas atuais são frutos da injustiça, infelicidade e indiferença e não da falta de tecnologia. Por isso, é tão importante conhecermos mais profundamente estas ideias e saber aplicá-las”, afirma a professora.

 

Mais informações: www.acropole.org.br.


Sobre o Curso de Filosofia à Maneira Clássica


Para quem quer participar do Curso de Filosofia à Maneira Clássica e descobrir mais sobre a maravilhosa experiência de viver conscientemente os valores humanos, haverá aula inaugural gratuita nas unidades da Nova Acrópole em todo o Brasil no período de 18 a 22 de janeiro. O curso tem duração média de cinco meses. As aulas são semanais, com duas horas de duração, e trazem temas relativos à Ética, Sociopolítica e Filosofia da História. Conheça o programa:


1. Ética e Moral 

2. As 7 dimensões do Ser Humano 

3. A Índia Milenar: Bhagavad Gita 

4. Ensinamentos do Tibet: A voz do silêncio 

5. Buda: A superação da dor e seu caminho 

6. Confúcio e a formação do indivíduo 

7. Egito: A moral para além do "politicamente correto" 

8. Aristóteles e a Felicidade 

9. Plotino e o sentido da evolução humana 

10. Kant e a realização no dever 

11. Platão: A República 

12. Roma: Os Estóicos 

13. Filosofia da História: O Homem e seus Ciclos 

14. Reflexões e exercícios práticos para o dia a dia


Informações para a imprensa:

Simplícia Sinibaldi (MTE 1711 JPCE)

85 98833-3217 (Wapp)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.