Pular para o conteúdo principal

Prefeito José Sarto e governador Camilo Santana acompanham envio do primeiro lote de vacinas contra o coronavírus

 


Ceará está preparando logística com aviões, helicópteros e estoque de insumos

O prefeito José Sarto e o governador Camilo Santana acompanharam, nesta segunda-feira (18/01), o envio do primeiro lote de vacinas para a imunização contra o coronavírus para o Ceará. Os gestores estiveram em Guarulhos, durante a manhã, na solenidade do Ministério da Saúde que marcou o início da campanha nacional de vacinação e, em seguida, no local de embarque das 218 mil doses da CoronaVac, que devem chegar a Fortaleza no final desta tarde.

Conforme o governador, a pretensão é iniciar a vacinação ainda hoje na Capital e começar a distribuição dos lotes para as cidades do interior, contando com toda uma logística de aviões e helicópteros. Também já foram adquiridas seringas, agulhas, álcool e refrigeradores, dentre os itens citados por Camilo.

“Estamos prontos para vacinar a população cearense. A expectativa da população e de todos nós é que sabemos que só voltaremos à normalidade com a vacina. Este será um processo que vai demorar, espero que, até o meio do ano, possamos ter uma quantidade bastante significativa da população imunizada. Vamos ter que trabalhar muito. Este é um momento de união, em parceria com os prefeitos. Queremos fazer a imunização o mais rápido possível”, enfatizou o governador.

Sarto lembrou, contudo, que apesar de o momento ser de celebração pela chegada da vacina, este ainda é o primeiro passo de um longo processo. “Os procedimentos que são determinados pelas autoridades sanitárias devem prosseguir, distanciamento social, evitar aglomeração, uso de máscaras, higienização das mãos, e tudo isso faz parte de um conjunto de fatores importantes até que tenhamos imunizado uma grande parcela não só de Fortaleza, mas de todo o Estado do Ceará”, ressaltou.

Novos lotes

O governador Camilo Santana se reuniu com outros governadores no intuito de cobrar do Ministério da Saúde um calendário de imunização mais efetivo. Além da organização e da logística, o avanço da vacinação dependerá, conforme o gestor, da quantidade de vacinas produzidas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, além das importadas que devem chegar ao Brasil nos próximos dias.

“Conversamos com o presidente da Fiocruz e com o ministro da Saúde. A previsão é de que, nos próximos dias, cheguem as vacinas da Astrazeneca. Aguardamos, também, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que terá seu processo de fabricação pela Fiocruz”, explicou.

Segundo o governador, a Fiocruz tem capacidade de produção de 15 milhões de doses por mês a partir do recebimento do IFA, cujas doses são para o Brasil inteiro. Além disso, há duas milhões de doses cuja previsão é de que a Índia libere para o Brasil já nos próximos dois dias.

“Já temos as vacinas produzidas em São Paulo e já estamos dando entrada para o uso emergencial das vacinas produzidas da CoronaVac aqui no Brasil, para que também possam ser utilizadas e distribuídas. O importante é que em breve vamos imunizar todo o Estado do Ceará”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.