Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inicia força-tarefa contra aglomerações em Fortaleza

 Para reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus, foram iniciadas, neste sábado (16/01), novas ações de fiscalização contra aglomerações em Fortaleza. Durante o período da manhã, foram implantados gradis cercando o acesso ao aterrinho da Praia de Iracema, também conhecido como "Praia dos Crush".

Entre outros locais onde o trabalho será intensificado, estão a Praça da Gentilândia, o Mercado dos Pinhões, barracas da Avenida Beira Mar e Praia do Futuro, além de pontos com denúncias de paredões de som e aglomerações (postos de combustível, bares e restaurantes).

A operação segue pelas próximas sextas-feiras, aos sábados e domingos de janeiro e conta com a atuação de equipes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Polícia Militar (PMCE) e Vigilância Sanitária Estadual.

fiscais da Agefis em praia entregando kit para mulher deitada na areia de biquíni tomando sol
As equipes orientam as pessoas de forma educativa e distribuem kits com máscara e material informativo

Conforme a superintendente da Agefis, Laura Jucá, a força-tarefa contará com equipes extras no intuito de fazer cumprir o decreto governamental de prevenção à Covid-19. “É muito importante o apoio e a sensibilização de toda a população neste momento para que a gente não tenha o aumento dos casos da doença”, ressaltou.

O coronel Eduardo Holanda, titular da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), detalha que os vários órgãos trabalham em uma operação coordenada, de forma a haver uma maior integração. “Não haverá superposição das nossas operações, nosso planejamento está sendo todo integrado para que possamos atingir mais locais. Todo o esforço é para garantir a saúde da população”, explicou.

Ainda conforme Holanda, em casos de descumprimento das abordagens, serão realizadas advertências. Na insistência, autuações podem ser necessárias, porém o intuito é que as intervenções aconteçam de maneira mais educativa e preventiva, com foco em orientar as pessoas a voltarem para as suas residências e deixarem os locais de aglomeração. O contingente da Guarda Municipal conta com 46 pessoas para esta operação aos fins de semana.

O diretor de Operações da Agefis, Neuvani Vasconcelos, reforça o caráter de prevenção da ação. “Temos muita aglomeração nesse período de férias, quando tradicionalmente começa o Pré-carnaval, e o intuito é evitar essa formação. Também estamos distribuindo máscaras para a população durante a fiscalização”, destacou.

Para o comerciante Rafael Rocha, que trabalha em um dos carrinhos que vendem bebidas na Praia de Iracema, a iniciativa é bem-vinda. “Na minha opinião, está certo a Prefeitura fechar esta parte da praia. Daqui a pouco começa a vacinação, e todo fim de semana aqui é lotado, e é bom que pelo menos diminui a quantidade de pessoas. Aqui fica muito complicado”, comentou.

Em caso de aglomeração, é possível entrar em contato com a Prefeitura para denunciar junto à Agefis, pelo número 156, pelo aplicativo Fiscalize Fortaleza ou pelo site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.