Pular para o conteúdo principal

Saúde - Osteoporose e Covid-19: Existe relação entre as doenças?


Historicamente, cálcio e vitamina D são aliados na prevenção e no tratamento da osteoporose. 

Atualmente, diante da pandemia, um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores de diferentes universidades na Europa, publicado na revista científica Agiang, mostra que tratamentos para a osteoporose também podem ser úteis em pacientes com Covid-19. Os primeiros resultados indicam que os medicamentos podem reduzir entre 30% e 40% a infecção do vírus SARS-CoV-2.

De acordo com o ortopedista e pesquisador Rodrigo Astolfi, a Vitamina D é um dos compostos presentes no tratamento da osteoporose que auxiliam também no combate da Covid-19. “Além de levar cálcio aos ossos, a vitamina D tem infinitas outras funções. Podemos considera-la um pré-hormônio, pelo fato de atuar em quase tudo. Ela se mostrou eficaz na prevenção do Alzheimer, da osteoporose, de alguns tipos de câncer e talvez a sua maior função seja um modulador inflamatório. Então, em pessoas que estão com infecção, como é o caso da Covid-19, ela melhora a eficácia do sistema imunológico e reduz a possibilidade de contágio”, explica. 

O estudo registrou dados de mais de dois mil pacientes com osteoporose, osteoartrite e fibromialgia que foram infectados pelo novo coronavírus. Os pesquisadores perceberam que havia uma baixa incidência do vírus nestes pacientes, concluindo que certos medicamentos usados no tratamento de doenças reumáticas podem interferir positivamente na Covid-19, seja diminuindo sua incidência ou sua progressão para casos mais graves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.