Pular para o conteúdo principal

STF suspende determinação de retorno de criança ao Reino Unido em caso com indícios de violência doméstica Ministra Cármen Lúcia levou em conta decisão do STF que impede aplicação imediata da Convenção da Haia em situações de risco à integridade da mãe e dos filhos

  Foto: Antonio Augusto/STF A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu decisão da Justiça Federal que havia determinado a devolução imediata de uma criança ao pai, no Reino Unido. A medida foi concedida na Reclamação (RCL) 95443 , proposta pela mãe, ítalo-brasileira, que veio com filha para o Brasil. O caso A criança nasceu em Londres, em outubro de 2019, filha de pai italiano e mãe ítalo-brasileira. O casal se separou em maio de 2023 e atualmente está divorciado. Após a separação, a Justiça inglesa autorizou que ambos viajassem ao exterior com a filha nos períodos de convivência, desde que apresentassem roteiro detalhado e informações sobre hospedagem. Nesse contexto, os pais acordaram que a mãe poderia vir ao Brasil com a criança nas férias. A viagem ocorreu em agosto de 2025. Depois de chegar ao Brasil, porém, a mãe pediu autorização ao pai para permanecer no país com a filha e comunicou a intenção de não retornar ao Reino Unido. O pedido teria sido re...

Técnica de enfermagem do Hospital Estadual Leonardo da Vinci é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Ceará

 

Maria Silvana Souza dos Reis, de 51 anos, foi a primeira cearense a ser vacinada contra a Covid-19 no Ceará. A técnica de enfermagem atua no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV) desde o início da pandemia, quando a unidade hospitalar foi solicitada e reestruturada pelo Governo do Ceará para atender pacientes com os casos mais graves da doença causada pelo coronavírus.

Silvana foi vacinada na noite desta segunda-feira (18) no HELV. “Trabalho na UTI Covid do hospital referência da doença; me sinto honrada e feliz, pela minha saúde, (a de) meus familiares e colegas de trabalho e por poder continuar ajudando os pacientes que precisam de cuidados”, comemorou.

Natural de Fortaleza, a enfermeira reside atualmente no município de Caucaia, na Região Metropolitana. Silvana é casada e mãe de três filhos. Trabalhando há mais de 20 anos na área da saúde, ela já passou por hospitais públicos e privados da capital cearense e do interior do Estado.

Para chegar às 6 horas no HELV, onde trabalha como enfermeira desde março de 2020, mês em que foi decretado o status de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Silvana acorda às 4h. O deslocamento é feito por transporte público. Em meio ao período pandêmico, ela já realizou duas vezes o teste para detectar a Covid-19. Nas duas ocasiões, os resultados foram negativos para o vírus.

Mais 10 pessoas já foram vacinadas no Ceará

Além de Silvana, outras dez pessoas foram vacinadas no Ceará nesta segunda (18). São quatro profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia no HELV e uma liderança indigena: A profissional de serviços gerais Maria de Jesus de Oliveira Lima, de 56 anos; a fisioterapeuta Cristine Aparecida da Cunha, de 39; o médico intensivista Francisco Adailton Alencar Braga, de 55; a enfermeira Regiane Sousa Torres, de 34; e Dourado Tapeba, de 59 anos, liderança indígena do Polo Caucaia, foram os primeiros cearenses a serem vacinados no Estado.

Além do Leonardo da Vinci, mais cinco profissionais que atuam no Hospital de Campanha do Hospital Geral de Fortaleza também já estão imunizados: Natael Dourado. maqueiro de 29 anos; David Nascimento Monteiro, fisioterapeuta de 26 anos; Gabriel Braga de Oliveira, médico de 24 anos; Maria Clara Santana da Silva, técnica de Enfermagem de 19 anos; e Paula Brito de Lima, serviços gerais de 39 anos.

Comentários