Pular para o conteúdo principal

Agenda Segurança Pública 2021: Ministro André Mendonça acompanha operações e homenageia profissionais da segurança pública do Ceará

 O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, está em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira (11), para acompanhar ações da “Agenda Segurança Pública 2021. Sistema Único de Segurança Pública fortalecido, cidadão mais seguro”. 

A ação faz parte das estratégias do Ministério da Justiça e Segurança Pública para uma atuação conjunta, sistêmica, integrada e coordenada do governo Federal com os Estados no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta. Dessa forma, busca-se o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei 13.675/2018.

O ministro acompanha o trabalho das forças de segurança pública na operação integrada “Cerco Fechado”, que tem como objetivo fortalecer o trabalho ostensivo e dar cumprimento a mandados de prisão em Fortaleza (CE). André Mendonça anunciou, em coletiva de imprensa, que o estado irá receber do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), do MJSP, o repasse de e R$ 19 milhões para  fortalecer a segurança pública.

A comitiva do ministro se encontra com profissionais e gestores da Segurança Pública do Estado para debater as realidades locais em busca de soluções conjuntas que atendam as demandas do Estado na área de Segurança Pública.

O Ceará foi um dos primeiros estados a aderir ao Forças Tarefas SUSP de Combate ao Crime Organizado, lançado em janeiro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O objetivo é reduzir os indicadores de crimes praticados por membros de organizações criminosas, como homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, roubos a bancos, cargas e veículos.

Investimentos

Em 2020, o Ministério da Justiça e Segurança Pública(MJSP) repassou ao Ceará mais de R$ 24.600,00 para investimentos em aquisições de equipamentos, viaturas e capacitações dos profissionais. Os recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública. Além disso, mais de 4 mil profissionais de Segurança Pública do Ceará foram capacitados por meio de cursos oferecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Homenageados

Em Fortaleza (CE), o ministro André Mendonça entregará o Diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social a seis profissionais de segurança pública do Estado que se destacaram no cumprimento de suas funções. A cerimônia será virtual.

A homenagem foi instituída pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Portaria nº 38/2020) para reconhecer e homenagear agentes da segurança pública, personalidades ou instituições que tenham se destacado em atuações, ações e contribuições em prol da área e dos assuntos da segurança pública e defesa social.

Inspetor Alexandre Augusto Fernandes Moreira (Polícia Civil): Relevantes serviços prestados na Coordenadoria de Administração e Finanças da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, sempre com zelo pela coisa pública e comprometimento.

Capitão José Messias Mendes Freitas (Polícia Militar): Engajamento em estudos, projetos, ações e atividades com fortes implicações nas práticas de Segurança Pública do Estado, como a idealização do Grupo de Apoio às Vítimasde Violência (GAVV), por meio do emprego de técnicas de policiamento proativo e atuação junto com a rede de proteção social.

Tenente Coronel Wagner Alves Maia (Corpo de Bombeiros Militar): Elevada idoneidade e comprometimento com serviços prestados na área de Engenharia, com atuação na Defesa Civil, auxiliando nas operações envolvendo prevenção e resposta frente aos desastres acontecidos no Estado. Na operação de maior destaque do Corpo de Bombeiros, o desabamento do Edifício Andrea, atuou nos dias de operação ininterruptamente no Gabinete de Crise montando para deliberações.

Escrivão João Sávio Lopes Pinto (Polícia Civil):Relevantes serviços prestados, dentre as quais podemos citar Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Divisão Antissequestro (DAS) e na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), ao ser criada em 2016. Destaca-se a localização de 600 kg de explosivos que estavam sendo utilizados nos ataques das facções criminosas contra o Estado em janeiro de 2019.

Perito Criminal Rogério Alexandre Freire (Perícia Forense): Bons serviços prestados, doando-se além do mister habitual, em especial no auxílio de casos de grande interesse local. E, durante esta pandemia, demonstrando espírito de equipe e abnegação quando do exercício do seu mister.

Carlos Alexandre Oliveira Leite (Polícia Penal): Em 25 anos de carreira apresentou desempenho ilibado, comprometido e exemplar, com espírito transformador, buscando reformulação na ordem e disciplina nas unidades prisionais, melhores condições de trabalho dos servidores e condições de cumprimento de pena, com estudo, trabalho e capacitação. Pioneirismo, juntamente com outros servidores, na fundação do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.