Pular para o conteúdo principal

AL debate litígio entre Ceará e Piauí com vereadores dos municípios envolvidos

 O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, de forma virtual, nesta quarta-feira (24/02), a partir das 14h, reunião com vereadores dos municípios envolvidos no litígio entre Ceará e Piauí.  Participa ainda do encontro a Procuradoria Geral do Estado.

O objetivo é tratar do impasse envolvendo os dois estados acerca de 13 municípios localizados na região da Ibiapaba. A reunião foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), atendendo solicitação da coordenadora do Comitê, deputada Augusta Brito (PCdoB).

A parlamentar lembra que este novo encontro já é um dos encaminhamentos da reunião anterior realizada sexta-feira passada (19/02), que reuniu deputados estaduais, e prefeitos dos municípios envolvidos no impasse. “A intenção é apresentar aos vereadores dos municípios a real situação do litígio”, adianta.

Ainda de acordo com Augusta Brito a reunião vai fornecer informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas e que ainda serão implementadas. A procuradora do Estado, Lidiana Rocha, também participa da reunião, a fim de sanar possíveis dúvidas.

Antecedentes

No dia 19 de fevereiro, o colegiado reuniu parlamentares, técnicos e prefeitos dos diversos municípios envolvidos para debater ações possíveis para acompanhar o processo jurídico que se encontra no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação, movida pelo Piauí, tem como foco uma área que impacta o território de 13 municípios da região da Ibiapaba. São eles: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.

Na ocasião, o presidente Evandro Leitão, destacou que o parlamento cearense está participando do debate antigo na história do Ceará sobre o litígio, e quer dar sua contribuição para que essa pendência territorial possa ser resolvida.

A coordenadora do comitê, Augusta Brito, afirmou que todas as medidas jurídicas estão sendo acompanhadas e respondidas pelo Estado e é necessário que haja mobilização e ação conjunta. “Estamos tentando unir as forças, respeitando o sentimento de pertencimento das pessoas”, disse.

A parlamentar, que é natural da região da Ibiapaba, comentou que é possível sentir a angústia da população da região com o litígio e que, por isso, novas estratégias e informações precisam ser alinhadas.

Participaram também da reunião os deputados Queiroz Filho (PDT), Salmito (PDT) e Acrísio Sena (PT). Todos elogiaram o trabalho do Comitê e ressaltaram a importância de haver uma mobilização, no sentido de assegurar a integridade territorial do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :