Pular para o conteúdo principal

Artigo - Resiliência, empatia, meio ambiente, pandemia


Resiliência é a capacidade de aptar-se à situações adversas, superar obstáculos ou mudanças. Empatia é um sentimento caracterizado pela capacidade de se colocar no lugar do outro. Termos mais experimentados desde o acometimento pela pandemia da Covid-19. Mas o que tem a ver essas palavras com meio ambiente nessa crise sanitária? Tudo.

O Meio Ambiente foi um dos segmentos mais atingidos durante a pandemia. No Ceará não foi diferente. E mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela necessidade de se reinventar e se readequar, a SEMACE se manteve vigilante no combate a crimes ambientais no Estado.


Contrário a uma perspectiva de calmaria no contexto de pandemia, registrou-se recorde de mais de 46 milhões de reais de multas ambientais aplicadas em 2020. Aumento de 529% a mais em comparação a 2019. Os recursos provenientes das multas ambientais serão revertidos no custeio da instituição e manutenção de projetos ambientais e programas como bolsa catador e agente jovem ambiental.


Os destaques das autuações estão relacionados com cativeiro de espécimes da fauna silvestre nativa, atividades de mineração e carcinicultura, descumprimento da reposição florestal e irregularidades no Documento de Origem Florestal.


Mesmo com nosso quadro reduzido, realizamos blitze de combate à fumaça escura na Capital, RMF e Interior. Vistoriamos 404 veículos, sendo 27 multados, segundo balanço anual. Registramos a emissão de 524 certificados de índices de fumaça.


Contudo, é imprescindível a necessidade de a sociedade entender o significado das palavras mencionadas anteriormente e sua relação com o meio ambiente. A pauta ambiental não pode se tornar irrelevante e negligenciada. Se ainda estamos vulneráreis pela pandemia, é preciso preservar.


É uma questão de sobrevivência, lógica diretamente associada à nossa saúde, qualidade de vida, bem-estar, afinal ainda estamos na conjuntura de isolamento social e de um vírus que desafia a ciência. A pandemia não acabou. Seguramente, os recursos naturais se mantêm como nossos principais aliados. Sigamos resilientes e empáticos ao meio ambiente.


Carlos Alberto Mendes

Superintendente da Semace

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :