Pular para o conteúdo principal

Artigo - Resiliência, empatia, meio ambiente, pandemia


Resiliência é a capacidade de aptar-se à situações adversas, superar obstáculos ou mudanças. Empatia é um sentimento caracterizado pela capacidade de se colocar no lugar do outro. Termos mais experimentados desde o acometimento pela pandemia da Covid-19. Mas o que tem a ver essas palavras com meio ambiente nessa crise sanitária? Tudo.

O Meio Ambiente foi um dos segmentos mais atingidos durante a pandemia. No Ceará não foi diferente. E mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela necessidade de se reinventar e se readequar, a SEMACE se manteve vigilante no combate a crimes ambientais no Estado.


Contrário a uma perspectiva de calmaria no contexto de pandemia, registrou-se recorde de mais de 46 milhões de reais de multas ambientais aplicadas em 2020. Aumento de 529% a mais em comparação a 2019. Os recursos provenientes das multas ambientais serão revertidos no custeio da instituição e manutenção de projetos ambientais e programas como bolsa catador e agente jovem ambiental.


Os destaques das autuações estão relacionados com cativeiro de espécimes da fauna silvestre nativa, atividades de mineração e carcinicultura, descumprimento da reposição florestal e irregularidades no Documento de Origem Florestal.


Mesmo com nosso quadro reduzido, realizamos blitze de combate à fumaça escura na Capital, RMF e Interior. Vistoriamos 404 veículos, sendo 27 multados, segundo balanço anual. Registramos a emissão de 524 certificados de índices de fumaça.


Contudo, é imprescindível a necessidade de a sociedade entender o significado das palavras mencionadas anteriormente e sua relação com o meio ambiente. A pauta ambiental não pode se tornar irrelevante e negligenciada. Se ainda estamos vulneráreis pela pandemia, é preciso preservar.


É uma questão de sobrevivência, lógica diretamente associada à nossa saúde, qualidade de vida, bem-estar, afinal ainda estamos na conjuntura de isolamento social e de um vírus que desafia a ciência. A pandemia não acabou. Seguramente, os recursos naturais se mantêm como nossos principais aliados. Sigamos resilientes e empáticos ao meio ambiente.


Carlos Alberto Mendes

Superintendente da Semace

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!