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PMCE prende mulher em posse de arma de fogo no bairro Quintino Cunha

  A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, na tarde desse domingo (29), uma mulher, de 23 anos, em posse de um revólver. A captura ocorreu no bairro Quintino Cunha – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. A equipe policial fazia o patrulhamento da região, quando avistou um casal em atitude suspeita. Na abordagem, foi encontrado um revólver calibre .38 com a mulher. A suspeita foi conduzida para a delegacia do 10º Distrito Policial (10º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Agora, ela está à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotograf...

Consumo nas classes C e D avançou em 20% no Ceará


 

  • Pesquisa da Superdigital aponta avanço no País do consumo das classes C e D em 9% no 4°trimestre de 2020

  • Com a flexibilização das atividades econômicas, gastos em lojas físicas aumentam em detrimento do e-commerce



A primeira edição da Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech do Grupo Santander, aponta que os cearenses gastaram 20% a mais no 4º trimestre de 2020 sobre o período anterior. Número bastante superior à média dos brasileiros, com 9%. 


O levantamento foi feito com os clientes da Superdigital, que reúne mais de 1,7 milhão de contas ativadas em todas as regiões do Brasil. A pesquisa, baseada nas transações feitas pelos clientes, será mensal a partir de março, com o objetivo de traçar o perfil do consumidor destas classes sociais. Além do Ceará, outros sete estados tiveram os desempenhos observados com recortes regionais: Pernambuco (32%), Bahia (21%), Espírito Santo (16%), Rio de Janeiro (22%), Minas Gerais (19%), Paraná (23%) e Rio Grande do Sul (19%).


No Ceará, os dados revelaram que os gastos que mais cresceram foram os com Diversão e Entretenimento (30%), Lojas de roupas (12%), Telecomunicações (12%), Transporte (11%) e Companhias aéreas (9%). Na outra ponta, caíram os gastos com Rede online (-14%), Serviços (-12%) e Lojas de artigos diversos (-4%).


“Os dados apontam para uma recuperação no nível de consumo das famílias das classes C e D, ajudada pelo pagamento das últimas parcelas do auxílio emergencial e 13º salário”, afirma Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.


Se avaliar os dados por setor, quando observamos os números nacionais, a maior variação registrada entre o 4º trimestre ante o período anterior é em Transporte, que cresceu 19%, seguido de Restaurante (13%), Lojas de roupas (11%), Supermercado (10%), Companhias aéreas (7%) e Combustível (6%). No segmento de serviços, que inclui Correios, Estacionamento, Cartório, Dentista, Academia, Ótica, entre outros, recuou 17%. Rede online, que considera aplicativos de delivery de comida, de streaming, entre outros, caiu 13%. Já Hotéis e Motéis recuaram 11%.


Considerando apenas o quarto trimestre, 31% do consumo foram em Supermercados, seguido por Restaurantes (12%), Lojas de Artigos Diversos (11%), Serviços (10%), Transporte (6%), entre outros.


O levantamento também apresenta dados sobre o comportamento de compras. Nos três últimos meses de 2020, as compras online recuaram em quase todos os itens. Vale destacar a queda de 13% em Serviços e 5% em Restaurante. Ou seja, no 3° trimestre as pessoas estavam consumindo mais pela internet.


“É importante notar também que, com a abertura gradual do comércio, houve um acréscimo nas compras físicas em detrimento do e-commerce, fato já esperado. Mas podemos notar que o recuo não foi tão grande, e parte substancial do consumo ainda permanece pelas vias online, o que mostra que a mudança de comportamento foi mesmo acelerada pela pandemia e as compras em e-commerce vieram para ficar”, explica a executiva.


Sobre a Superdigital


A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,7 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.

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