Pular para o conteúdo principal

Fortaleza ultrapassa a marca de 50 mil doses aplicadas contra a Covid-19

A Prefeitura de Fortaleza já aplicou 51.816 doses da vacina contra a Covid-19. Só nesta quarta-feira (03/02), 3.115 pessoas foram vacinadas, entre trabalhadores da saúde, que estão recebendo doses da CoronaVac, e idosos acima de 75 anos, recebendo doses da AstraZeneca, além de pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizadas.

Drive-thru no Centro de Eventos

A modalidade drive-thru, destinada aos idosos acima de 75 anos, cumprindo as recomendações federais e estaduais de priorização dos que possuem mais idade, teve início nessa terça-feira (02/02), com atendimento no horário das 9h às 16h. Devem comparecer ao local os idosos previamente agendados na plataforma Vacine Já e que receberam a mensagem de confirmação por e-mail ou WhatsApp.

Drive-thru no Iguatemi

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) também está disponibilizando a modalidade drive-thru, no Shopping Iguatemi, para idosos a partir de 75 anos, por ordem decrescente de idade, que já se cadastraram pela Prefeitura de Fortaleza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Com o objetivo de evitar aglomerações, Sesa e SMS ressaltam que somente serão atendidos no drive-thru aqueles idosos que receberam a confirmação do agendamento via e-mail e WhatsApp fornecidos no cadastro. É necessário apresentar documento com foto e CPF.

Vacinação domiciliar

A SMS reforça ainda que permanece, durante toda a semana, a vacinação domiciliar dos idosos. Lembrando que as equipes atuam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, devidamente uniformizados com a camisa da campanha, crachá de identificação e paramentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Profissionais linha de frente

Considerado um dos grupos mais vulneráveis devido à grande exposição ao vírus Sars-CoV-2, os profissionais da saúde que atuam em ambientes hospitalares, públicos e privados, no atendimento direto aos pacientes acometidos pela Covid-19, estão recebendo as doses do imunizante em seus próprios locais de trabalho.

Estratégias e operacionalização

Na capital cearense, a vacinação teve início no dia 18 de janeiro, obedecendo sempre os critérios de priorização, conforme previsto no Plano Nacional de Imunização.

A Prefeitura tem atuado fortemente na elaboração diária de estratégias e formas de operacionalização eficazes para otimizar os processos e atingir o maior número de pessoas possível, dentro dos seus determinados grupos e no menor espaço de tempo.

Conforme novas doses do imunobiológico forem encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo Governo do Estado, a gestão municipal está preparada para vacinar a população de forma segura, organizada e com o máximo de celeridade.

Medidas de proteção

A Prefeitura reitera os cuidados necessários para proteção individual. A pessoa que tiver recebido a primeira dose deve estar atenta aos cuidados de prevenção que continuam sendo fundamentais. O uso de máscara, a higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel e o distanciamento social precisam ser mantidos por toda a população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.