Pular para o conteúdo principal

Gastronomia e artesanato geram renda extra para mulheres na Páscoa

 


Edilene Guimarães e Luana Costa investiram em aperfeiçoar os seus talentos e hoje vendem chocolates e peças decorativas temáticas


Para Edilene Guimarães, a Páscoa se tornou uma oportunidade de negócios. A vendedora de materiais de pintura estava precisando gerar renda extra e investiu em um curso de Ovos de Páscoa, no Senac Ceará, no início de 2020. Com as técnicas e habilidades desenvolvidas mais sua expertise em vendas, Edilene conseguiu superar as dificuldades financeiras ocasionadas pela pandemia, comercializando não só os tradicionais Ovos de Páscoa, mas barras de chocolate recheadas e bombons trufados. Hoje, ela faz também bolos e tortas com chocolate e frutas, trabalhando por encomenda, para festas e aniversários, além de criar kits para presentear.

Para quem está planejando faturar nesse período, Edilene avisa “que o sucesso em vendas é mesmo o Ovo de Páscoa. Faz parte da tradição das famílias e as crianças ficam encantadas, principalmente se esses são decorados com seus personagens favoritos”. De olho nas tendências, pois o mercado da Gastronomia é dinâmico, ela destaca que em 2021 essas delícias vêm em novos sabores e embalagens. Desde o ano passado, por exemplo, ela lançou o kit confeiteiro, “para as crianças brincarem em casa de confeccionar o próprio Ovo de Páscoa de colher, com recheio e cobertura”.

Uma das principais datas de vendas no comércio, a Páscoa também movimenta o mercado do artesanato. A especialista em Marketing e artesã, Luana Costa Neris, complementa a sua renda criando peças artesanais e, em fevereiro, já lança os produtos sazonais. “Geralmente as pessoas buscam mimos para presentear, principalmente para as crianças. Os mais solicitados são: cenourinha de tecido recheada de chocolates, cestinhas de patchwork para colocar ovos de Páscoa, conjuntos de jogos americanos em formato e tema de coelhinho”, diz. “Os mais ousados pedem capas para colocar vinho, guirlanda temática e ainda coelhinhos, Ovos de Páscoa e cenourinha de tecidos para pendurar em árvores”, complementa.

Luana começou fazendo suas peças para as filhas e amigas, mas hoje já tem a sua marca, Fino Recorte Design. “Na verdade, desde pequena convivi e via minha avó e mãe costurando, fazendo crochê, mas nunca tive tempo para aprender. Há dois anos eu me separei, senti a necessidade de agregar algo diferente à minha rotina e a vontade de fazer artesanato brotou em mim”, relembra.

Ano passado ela fez o curso de Patchwork no Senac Ceará e aprendeu a fazer todo tipo de artesanato usando a técnica. Até então fazia só por hobby. “De tanto falarem para eu vender minhas coisas, decidir ter uma marca própria. Então, uni esse desejo com a necessidade de complementar a renda em casa”, conta. Luana está só começando, mas tem grandes sonhos: “aos poucos estou profissionalizando meu trabalho e a marca. Com a pandemia, tive que mudar alguns planos, mas meu maior desejo é poder mostrar as minhas criações para todo o país”. 

Para quem está planejando empreender também, o Senac/CE mantém uma programação de cursos bastante diversificada. Específicos para a Páscoa, já estão abertas as inscrições para as turmas de março, em formato remoto ao vivo, de Cozinhar para Vender: Chocolates para Páscoa e Artesanato de Páscoa com Tecido. Para as mães empreendedoras, tem também o curso Artesanato para Entretenimento Infantil, para estimular a criatividade das crianças em casa, em tempos de pandemia. 


Informações e inscrições: (85) 3270.5400/www.cursos.ce.senac.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.