Pular para o conteúdo principal

Grandes nomes voltam ao Festival Jazz & Blues, dessa vez, para shows na edição online do evento durante o Carnaval

 Os shows exclusivos serão exibidos no canal do festival no YouTube de 13 a 15 de fevereiro

 

Instrumentistas renomados dentro e fora do Brasil, que já estiveram nos palcos físicos do Festival Jazz & Blues, voltam ao evento que há mais de duas décadas agregou um novo conceito rítmico ao Carnaval cearense. Em 2021 o festival mantém a tradição de acontecer nesse período, mas, enquanto não pode ser presencial pela necessidade de isolamento físico, realiza sua primeira edição online, com exibições de shows exclusivos em seu canal do YouTube, de 13 a 15 de fevereiro.

 

A ideia da programação do Jazz & Blues 2021 na web é passar a energia que marca o festival presencial. Para isso, convidou nomes que já conhecem bem o público do evento, como os instrumentistas Adelson Viana e Nonato Luiz, em um encontro de acordeom e violão; o guitarrista e cantor Felipe Cazaux com o show de blues "Good Days Have Come - 10 Anos", festejando uma década de seu segundo disco; as “pratas da casa” Trio Guará + Rafael Teixeira, jovens instrumentistas de Guaramiranga que já têm um atuante e reconhecido trabalho musical no estado; assim  como o pianista Gilson Peranzzetta, que volta ao festival agora em sua versão virtual em um duo com o violonista Marcel Powell apresentando o show "Viva Baden".

 

A voz feminina se faz presente em dois grandes shows desta edição. Paula Morelenbaum e Jaques Morelenbaum, violoncelista que já esteve nos palcos do festival em outras formações, unem voz e cello ao violão de Lucas Nunes, da banda Dônica. A também renomada cantora da música brasileira Wanda Sá e o instrumentista Nelson Faria, trazem um duo de voz e dois violões. 

 

Integram também o line up desta edição virtual o guitarrista Lu D’ Sosa, que ao lado de Netinho de Sá no baixo, Neto Ferreira no piano, Thiago Rocha no sopro e Igor Ribeiro na bateria apresentam o show “Novo Tempo”; e Metallo Trio com Tito Freitas no piano, Pedro Façanha no contrabaixo acústico e André Benedecti na bateria apresentando o show “Essencial”.

 

Posteriormente, quando foi permitido e seguro para público, moradores de Guaramiranga e todos os envolvidos no Festival Jazz & Blues, será realizada a programação presencial no formato tradicional, com estrutura montada.

 

Para conhecer mais o público que anualmente lota a plateia do festival e nesta temporada é convidado a migrar para o YouTube, o evento realiza este ano uma pesquisa de opinião, a fim de estreitar ainda mais a relação com quem anualmente está presente, quem já esteve ou gostaria de estar, por ser um apreciador dos gêneros musicais que lhes são característicos. Quem desejar responder também pode acessá-lo pelo site www. jazzeblues.com.br.

 

AS ATRAÇÕES DO  22º FESTIVAL JAZZ & BLUES

 

Adelson Viana e Nonato Luiz

Grandes mestres da música do Ceará para o Brasil, Adelson Viana e Nonato Luiz apresentam nesta edição do Festival Jazz & Blues a magia do encontro que rendeu o belíssimo disco "Dobrado", em que acordeom e violão se reinventam quando juntos, a um só tempo anfitriões e guias para novos caminhos percorridos pelo ouvinte atento às sutilezas, à riqueza, aos contrapontos, improvisos, às harmonias e belezas. O show contará com temas do disco do dueto, além de novas composições e de algumas recriações de clássicos brasileiros. Tudo com a personalidade destes dois grandes estetas que criativamente vão muito além de seus instrumentos, alcançando novos patamares ao combinar elementos como o rigor e o estudo à criatividade e à fonte inesgotável de inspiração e naturalidade com que nascem suas composições.

 

Felipe Cazaux - "Good Days Have Come - 10 Anos"

Um dos nomes mais aplaudidos da movimentada cena blues cearense, com projetos de dimensão nacional, o guitarrista, cantor e compositor Felipe Cazaux também preparou um show inédito para esta edição do Festival Jazz & Blues. Em dias difíceis, alegria poder comemorar 10 anos do ótimo disco "Good Days Have Come". A atmosfera sonora e de interação e amizade dos músicos deste disco será recriada no palco do Festival Jazz & Blues 2021 por Felipe Cazaux na companhia de Hamilton de Castro e Netto Krápula. Como convidado especial, dividindo os solos, Caike Falcão, guitarrista e cantor de uma geração mais jovem e que tem Felipe entre suas referências. Juntos eles apresentam as principais músicas de trabalho do disco, que ganharam clipes: a rocker "Hello", o incrível slow "Bad dreams" e a pesada "Hey Mr.", além da faixa-título do álbum. Bons dias vieram para ficar.

 

Gilson Peranzzetta e Marcel Powell - "Viva Baden"

O grande pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta e o violonista Marcel Powell celebram neste show o legado e a obra de Baden Powell, interpretando temas emblemáticos como "Tem Dó", "Deixa" e " Canto de Ossanha", três dos marcantes afro-sambas de Baden e Vinicius, clássicos da música brasileira. Um encontro de gerações, instrumentos e talentos, unindo o encantamento e a exuberância do piano do maestro Peranzzetta ao arrebatamento e à impetuosidade do violão de Marcel Powell.

 

Lu D’Sosa

Idealizado especialmente para o Festival Jazz & Blues, o show “Novo Tempo” foi concebido pelo guitarrista Lu D’Sosa em 2020, em meio à reclusão resultante do isolamento social imposto pela pandemia. Sua criatividade se fez aflorada pelos sentimentos coletivos nesse contexto e mesmo pela perda de amigos e até de grandes nomes da música mundial e brasileira. Músicas como “Começar de novo” e “Novo tempo”, de Ivan Lins e Vitor Martins, levam a uma reflexão sobre o recomeço e inspiraram Lu D’Sosa a  realizar releituras instrumentais ao lado de Netinho de Sá (baixo), Neto Ferreira (piano), Thiago Rocha (Sopro) e Igor Ribeiro (bateria). Também fazem parte do repertório composições de algumas personalidades que nos deixaram, autores de obras eternas, como Moraes Moreira, Paulinho (do grupo Roupa Nova), Aldir Blanc e Eddie Van Halen.

 

Metallo Trio – “Essencial”

Uma verdadeira seleção de craques da cena instrumental cearense, que convivem e são aplaudidos juntos há mais de 12 anos. Participando de diversos projetos, eles prepararam especialmente para o Festival Jazz & Blues a estreia de seu novo espetáculo: Essencial. O Metallo Trio reúne os jovens e virtuosos Ricardo Abreu (trompete), Thiago Rocha (saxofone) e Rômulo Santiago (trombone) como o coração do grupo, enfatizando os metais e contando também com mestre Tito Freitas ao piano, Pedro Façanha no contrabaixo acústico e André Benedecti na bateria.

 

Paula e Jaques Morelenbaum

Egressos da Banda Nova, do maestro soberano Tom Jobim, Paula Morelenbaum e Jaques Morelenbaum contam com uma longa e aplaudida trajetória na música brasileira, em inúmeros shows, discos, projetos, como os álbuns divididos com o pianista japonês Ryuichi Sakamoto, "Casa", "Live in Tokyo" e "A day in New York". Na apresentação especial para o Festival Jazz & Blues 2021, Paula (voz) e Jaques Morelenbaum (violoncelo), ao lado de Lucas Nunes, da banda Dônica, ao violão, apresentam músicas do repertório de cada um, incluindo releituras de Tom, Caetano e Donato.

 

Trio Guará + Rafael Teixeira - Show "Só Baião"

Formado em 2015 por músicos de Guaramiranga, o Trio Guará conta com Denny Almeida (violão), William Madeiro (rabeca, violão de aço, contrabaixo) e Juan Madeiro (acordeom). Tendo participado de turnês por festivais na Europa, o trio oferece uma mistura de bossa-nova, samba, choro, mas também passeia por influências como o flamenco. Grandes compositores brasileiros se somam a Paco de Lucia e Vicente Amigo, entre as referências do trio. Para o Festival Jazz & Blues 2021, os músicos convidaram o conterrâneo Rafael Teixeira (bateria) para o show intitulado "Só Baião", em que se destaca um passeio pela improvisação, com os violões afinados em ré, em uma viagem musical que vai de Luiz Gonzaga a Ravel, relembrando vivências da temporada do trio na França e fazendo alusão a obras de vários compositores.

 

Wanda Sá e Nelson Faria

Um dos maiores nomes da bossa nova, Wanda Sá, cantora e violonista, se une ao guitarrista e violonista Nelson Faria para um show especial para o Festival Jazz & Blues 2021. Com 55 anos de carreira, Wanda Sá notabilizou-se por discos como seu LP de estreia, "Vagamente", tornando um clássico a faixa-título, composta por Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Neste show, une sua voz e seu violão à musicalidade de Nelson Faria, violonista, guitarrista, arranjador, compositor e anfitrião do programa “Um café lá em casa”, com mais de 5 milhões de visualizações no YouTube. Wanda e Nelson presenteiam o público do festival com grandes canções da bossa.

 

O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério do Turismo do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura, e da Via de Comunicação e Cultura, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Agradecimento: Enel. Patrocínio: Banco do Nordeste. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e Teatro São José. Apoio cultural: Mercadinhos São Luiz e Gonçalo Calçados.

 

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2021 - De 13 a 15 de fevereiro, às 20h – Shows no canal do festival no YouTube: https://www.youtube.com/user/jazzebluesce

Site: www.jazzeblues.com.br

 

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 13

Adelson Viana e Nonato Luiz / Gilson Peranzzetta e Marcel Powell / Lu D’Sosa

Dia 14

Felipe Cazaux / Paula e Jaques Morelenbaum

Dia 15

Trio Guará + Rafael Teixeira / Wanda Sá e Nelson Farias / Metallo Trio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.