Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DE COMPOSITORES DA ERA DO RÁDIO CEARENSE É TEMA DE PODCAST

 

 

Sempre alvo de pesquisas, a música cearense ganha um novo capítulo na documentação e registro de sua história. Desta vez, a era de ouro do rádio do Ceará, mas principalmente tendo como figuras principais os compositores que fizeram a história do rádio cearense. Nomes que se consagram nacionalmente, como Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia e Lauro Maia, iniciaram suas carreiras no rádio. Agora, o projeto A Era do Rádio Cearense – Compositores, traz para o público a história de 10 nomes que fizeram história na radiofonia cearense, em formato podcast disponível no https://m.soundcloud.com/modo_maior

Realizado pelo músico e produtor cearense Olímpio Rocha, proporciona uma verdadeira viagem no tempo   através de uma narrativa descontraída, assuntos de uma parte importante da música dos compositores cearenses da época,  de 1930 até fins de 1959. Em 10 episódios aborda a história de um compositor cearense da época, além de curiosidades e trechos de músicas autorais.

“Vivenciei um pouco esta época. Conheci pessoalmente os compositores Luiz Assunção, Aleardo Freitas e Vilamar Damasceno. E tenho histórias interessantes a contar. No ano de 2006 produzi o CD A Era do Rádio Cearense com os cantores Otávio Santiago, Guilherme Neto e as cantoras Ayla Maria, Marilena Romero, Salete Dias e Terezinha Silveira. O projeto A Era do Rádio Cearense - Compositores mexe com as lembranças de idosos que acompanharam de perto este período musical. Por ser realizado em plataforma Podcast os episódios chegam a todos os públicos, principalmente carentes e de periferia, através da divulgação em rádios comunitárias”, declara Olímpio Rocha.

Olímpio Rocha é produtor cultural, letrista, poeta e compositor. Em sua carreira já lançou três CDs autorais: o icônico Um Quarto de Lua (1994), Artimanhas & Armadilhas (2001) e Visão Instrumental (2004).

 

O projeto  A Era do Rádio Cearense - Compositores  é  fomentado com recursos da  Lei 14.017/2020 - Lei Aldir  Blanc – Por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.