Pular para o conteúdo principal

Inep considera aplicação piloto do Enem digital satisfatória

 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 digital registrou hoje (7), a ausência de 71,3% dos participantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, dos 93.079 inscritos para fazer o exame, 26.709 estudantes fizeram as provas no segundo dia de aplicação. Apesar do alto número de faltas, o Inep considerou a aplicação piloto do Enem digital satisfatória. 

“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Acho que nesse momento, estamos escrevendo mais um capítulo importante na história do Enem, a primeira vez da aplicação digital”, diz o presidente do Inep, Alexandre Lopes. A intenção é que o exame se torne 100% digital até 2026

Segundo Lopes, após a ausência de cerca de 68% dos candidatos no primeiro dia de aplicação, as faltas no segundo dia eram esperadas. “Nosso papel é oferecer à sociedade uma oportunidade de um exame de acesso ao ensino superior e isso nós conseguirmos fazer. A opção de não fazer é uma opção individual e isso a gente respeita”, diz Lopes. 

De acordo com o balanço divulgado pelo Inep, 38 pessoas foram eliminadas hoje por descumprir as regras do exame. 

Reaplicação

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Inep anunciou uma série de medidas de segurança para esta edição. Os participantes que apresentassem sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não deveriam comparecer aos locais de prova. Eles terão direito de fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. O pedido da reaplicação para aqueles que já estavam com o atestado em mãos podia ser feito até ontem (6). Ao todo, foram feitos, até o momento, 320 pedidos. Desses, 194 foram aprovados pelo Inep. 

Amanhã (8), começa um novo prazo para os participantes do Enem digital pedirem a reaplicação pela Página do Participante. Além daqueles com sintomas de doenças infectocontagiosas, podem pedir a reaplicação os participantes que foram afetados por problemas logísticos e de infraestrutura. O prazo vai até dia 12. Os resultados dos pedidos, tanto dos participantes do Enem impresso quanto do digital, serão divulgados no dia 15. 

Farão também o exame na data da reaplicação os participantes inscritos no Enem impresso e digital no estado do Amazonas e nas cidades de Rolim de Moura (RO) e de Espigão D'Oeste (RO). Nesses locais o exame foi suspenso por conta do agravamento da pandemia. 

Os participantes fizeram, neste domingo, as provas de matemática e ciências da natureza. No primeiro dia de aplicação, fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. As provas do Enem digital estão disponíveis para download no site do Inep. Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 10 de fevereiro. Os resultados finais, tanto do Enem digital quanto do Enem impresso e da reaplicação serão divulgados no dia 29 de março. 

As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.