Pular para o conteúdo principal

*Pedro Halm lança “Todos Estavam no Velório”, suspense sobre um funeral planejado pela própria morta*

  *Pedro Halm lança “Todos Estavam no Velório”, suspense sobre um funeral planejado pela própria morta*    Ambientado em São Paulo, romance reúne oito pessoas ligadas a uma morte ocorrida nove anos antes, em uma cerimônia marcada por mensagens e segredos do passado_ O escritor brasileiro Pedro Halm lança *Todos Estavam no Velório* , romance de suspense psicológico ambientado em São Paulo. Na trama, oito pessoas se reúnem para o funeral de Lívia Marins, conhecida por expor segredos alheios na internet. A despedida se transforma em um julgamento quando mensagens chegam aos celulares dos convidados e uma gravação revela que a própria morta preparou o encontro e tem acusações a fazer. Todos os presentes estão ligados à morte de Júlia Ferraz, ocorrida durante uma festa nove anos antes. Diante de um cronômetro, os convidados precisam escolher entre confessar o que fizeram ou ter seus segredos enviados à polícia, à imprensa e às pessoas com quem convivem. A cada revelação, as ve...

Itaueira Agropecuária investe no domínio do manejo apícola, eleva a produtividade de pomares e entra no mercado de mel

 Player da produção e exportação de alimentos, grupo fez parceria com o Movimento Colmeia Viva para proteger cultivos e abelhas; hoje, se beneficia economicamente do aprimoramento de boas práticas agrícolas e apícolas

 

 Sediada na capital Fortaleza, com seis unidades nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e da Bahia, a Itaueira Agropecuária S.A., produtora do melão REI, figura entre os grandes produtores e exportadores de frutas do Brasil. Fundada em 1983, pelo empresário Carlos Prado, a empresa tem entre os principais produtos cinco variedades de melão, além de mini melancia, uva, pimentões, camarão e mel. O mel é o item mais recente do portfólio, e sua produção teve origem após desdobramentos de uma parceria da empresa com o Movimento Colmeia Viva.

 

O Movimento Colmeia Viva é uma iniciativa da indústria de defensivos agrícolas, que tem por objetivo promover o diálogo entre a agricultura e a apicultura, proteger cultivos, abelhas e o meio ambiente e assegurar o direito básico das pessoas à alimentação.

 

CEO da Itaueira Agropecuária S.A., o empresário Tom Prado passou a interagir com o programa Colmeia Viva Assistência Técnica há cerca de seis anos. O objetivo inicial da parceria era potencializar benefícios com o serviço de polinização das abelhas, além de evitar perdas de colmeias e apiários em decorrência de fatores externos, entre os quais a aplicação de defensivos agrícolas.

 

Seca e abelhas – Segundo Tom Prado, preservar abelhas na região Nordeste exige superar ao menos três desafios: conviver com a seca, manter a saúde das colmeias ante a ação do varroa (ácaro predador), entre outros inimigos naturais, e manter os enxames fortes o ano inteiro. “Um dos principais problemas da apicultura nordestina é a perda de enxames no período de seca”, enfatiza ele.

 

Como resultado da parceria com o Movimento Colmeia Viva, relata Prado, a Itaueira reviu a relação entre o manejo de seus cultivos e as abelhas. O grupo promoveu algumas mudanças de métodos nas estratégias de controle de pragas e doenças, no fornecimento de alimento complementar às abelhas, nas práticas agrícolas-apícolas e também no comportamento de equipes técnicas.

 

“Quanto às aplicações de defensivos agrícolas, que são feitas somente à noite e de madrugada - entre seis da tarde e cinco da manhã -, período em que as abelhas não forrageiam, constatamos que este não era o motivo da perda de colmeias. Havia, sim, falhas no manejo apícola”, exemplifica Prado.

 

Conforme o executivo, esse modelo de ação mitigou riscos de mortalidade de abelhas nas propriedades. “Foi um trabalho altamente relevante, sobretudo ao desmistificar uma antiga crença de que defensivos agrícolas seriam um fator limitante à convivência racional entre agricultura e apicultura.”

 

Retorno em negócios – O médico veterinário Marcos Tavares implantou o projeto apícola próprio da Itaueira e liderou a formação da equipe responsável pelo manejo apícola, que atualmente conta com 15 profissionais.

 

A produção de mel, que até 2013 era da ordem de 3 toneladas-ano, chegou, em 2020, a quase 22 toneladas. “Este salto impulsionou a entrada da Itaueira nos mercados nacional e internacional de mel, com a distribuição do ‘Mel REI’. Temos planos para seguir crescendo neste mercado nos próximos anos. O ‘Mel REI’ é produzido nas floradas silvestres, nas matas nativas da região Nordeste. O produto chegou ao mercado como uma alternativa natural, saudável e sustentável para o consumidor”, adianta Marcos Tavares.

 

Conforme o executivo, o aprimoramento da relação entre cultivos e abelhas na Itaueira impactou positivamente, ainda, na produtividade das culturas de melão e melancia, ambas dependentes da polinização. Entre as boas práticas apícolas hoje consolidadas na empresa, ele destaca a produção de abelhas-rainha, os testes de varroa, a seleção, multiplicação e o fortalecimento de enxames, além do sombreamento de apiários, do fornecimento suplementar de alimentação energética e proteica às abelhas e o treinamento de colaboradores.

 

www.colmeiaviva.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...