Pular para o conteúdo principal

Mais de 2.500 pessoas envolvidas em crimes são capturadas em ações policiais no mês de janeiro no Ceará

 O foco na integração entre as áreas de inteligência e operacional fortalece novo direcionamento nas ações para o combate ao crime

Operações policiais para cumprimento de mandados judiciais e patrulhamentos ordinários para prevenção de crimes violentos contra a vida e o patrimônio. Foram nessas circunstâncias que os profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizaram a captura de 2.524 adultos e adolescentes em ações policiais ocorridas em todo o Estado no mês de janeiro de 2021, seja por meio de cumprimento de mandados de prisão ou em procedimentos de flagrante. Em média, as Forças de Segurança do Ceará levaram mais de 81 pessoas para realização de procedimentos policiais nas delegacias do Estado por dia no primeiro mês do ano.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, ressalta a relevância dessas prisões para levar a sensação de segurança à população. “Há uma integração entre as polícias, as áreas de inteligência e as áreas operacionais com foco na operacionalidade, respostas rápidas, investigação com repressão qualificada pela Polícia Civil e apoio fundamental também da Perícia Forense, do Corpo de Bombeiros e da Supesp (Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública). A expectativa é que essas prisões, ou seja, mais de 2.500 pessoas retiradas das ruas por crimes de gravidade, como homicídios, assaltos, tráfico de drogas e outros, é que levem a uma diminuição das estatísticas criminais do Estado e levem, sim, a uma maior segurança para o cidadão cearense”, frisou Caron.

O titular da SSPDS também revela que os índices criminais servem de ponto de partida para fomentar o planejamento de diretrizes e novos procedimentos de trabalho, em especial a integração entre as forças operacionais e as áreas de inteligência do Estado. “Em relação ao policiamento preventivo ostensivo realizado pela Polícia Militar, há uma intensificação da operacionalidade, muita presença, muita intensidade operacional e um policiamento sempre postado no território, com base no planejamento dentro das estatísticas criminais, ou seja, o foco é que se coloque a Polícia exatamente onde ela precisa estar”, destaca o secretário.

O volume de prisões de adultos e apreensões de adolescentes envolvidos em circunstâncias que se caracterizam como crimes ou atos infracionais corresponde a infrações penais de homicídios, roubos, crimes previstos na Lei de Drogas e no Estatuto do Desarmamento. O balanço aponta 450 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, 346 por diversos de tipos de roubos e 69 por homicídios dolosos. O resultado positivo do trabalho integrado das Polícias do Ceará é fruto de ofensivas policiais com foco no cumprimento de mandados de prisão e diligências para coibir crimes em todo o Estado.

Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE), a partir de levantamentos da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. A maior parte das prisões aconteceram em Fortaleza (960 capturados), seguida da Área Integrada de Segurança 14 (288 capturados), que abrange municípios na região Norte, como Sobral, e pela Área Integrada de Segurança 19 (252 capturados), onde estão localizados os municípios que fazem parte da região do Cariri cearense.

Em Fortaleza, as Áreas Integradas de Segurança 6, 1 e 3 acumularam as maiores quantidades de capturas, com 147, 119 e 116 pessoas detidas e levadas para delegacias de Polícia Civil. O dia do mês de janeiro que registrou o maior número de prisões em 24 horas foi o dia 31, quando 131 pessoas foram autuadas em flagrante ou tiveram mandados de prisão cumpridos pelas Forças de Segurança do Estado. Em sete dos 31 dias, mais de cem pessoas foram presas ou apreendidas em todo o Estado.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.