Pular para o conteúdo principal

*O Natal da Cearensidade*

O tema do Ceará Natal de Luz 2024 já foi escolhido! “Será o Natal da cearensidade”, destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, idealizadora do evento. O mote promete ressaltar a originalidade e a criatividade do povo cearense, em suas mais diversas manifestações culturais. Neste ano, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura, cordel etc. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser”, explica Assis Cavalcante.

Mais de 2.500 pessoas envolvidas em crimes são capturadas em ações policiais no mês de janeiro no Ceará

 O foco na integração entre as áreas de inteligência e operacional fortalece novo direcionamento nas ações para o combate ao crime

Operações policiais para cumprimento de mandados judiciais e patrulhamentos ordinários para prevenção de crimes violentos contra a vida e o patrimônio. Foram nessas circunstâncias que os profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizaram a captura de 2.524 adultos e adolescentes em ações policiais ocorridas em todo o Estado no mês de janeiro de 2021, seja por meio de cumprimento de mandados de prisão ou em procedimentos de flagrante. Em média, as Forças de Segurança do Ceará levaram mais de 81 pessoas para realização de procedimentos policiais nas delegacias do Estado por dia no primeiro mês do ano.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, ressalta a relevância dessas prisões para levar a sensação de segurança à população. “Há uma integração entre as polícias, as áreas de inteligência e as áreas operacionais com foco na operacionalidade, respostas rápidas, investigação com repressão qualificada pela Polícia Civil e apoio fundamental também da Perícia Forense, do Corpo de Bombeiros e da Supesp (Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública). A expectativa é que essas prisões, ou seja, mais de 2.500 pessoas retiradas das ruas por crimes de gravidade, como homicídios, assaltos, tráfico de drogas e outros, é que levem a uma diminuição das estatísticas criminais do Estado e levem, sim, a uma maior segurança para o cidadão cearense”, frisou Caron.

O titular da SSPDS também revela que os índices criminais servem de ponto de partida para fomentar o planejamento de diretrizes e novos procedimentos de trabalho, em especial a integração entre as forças operacionais e as áreas de inteligência do Estado. “Em relação ao policiamento preventivo ostensivo realizado pela Polícia Militar, há uma intensificação da operacionalidade, muita presença, muita intensidade operacional e um policiamento sempre postado no território, com base no planejamento dentro das estatísticas criminais, ou seja, o foco é que se coloque a Polícia exatamente onde ela precisa estar”, destaca o secretário.

O volume de prisões de adultos e apreensões de adolescentes envolvidos em circunstâncias que se caracterizam como crimes ou atos infracionais corresponde a infrações penais de homicídios, roubos, crimes previstos na Lei de Drogas e no Estatuto do Desarmamento. O balanço aponta 450 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, 346 por diversos de tipos de roubos e 69 por homicídios dolosos. O resultado positivo do trabalho integrado das Polícias do Ceará é fruto de ofensivas policiais com foco no cumprimento de mandados de prisão e diligências para coibir crimes em todo o Estado.

Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE), a partir de levantamentos da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. A maior parte das prisões aconteceram em Fortaleza (960 capturados), seguida da Área Integrada de Segurança 14 (288 capturados), que abrange municípios na região Norte, como Sobral, e pela Área Integrada de Segurança 19 (252 capturados), onde estão localizados os municípios que fazem parte da região do Cariri cearense.

Em Fortaleza, as Áreas Integradas de Segurança 6, 1 e 3 acumularam as maiores quantidades de capturas, com 147, 119 e 116 pessoas detidas e levadas para delegacias de Polícia Civil. O dia do mês de janeiro que registrou o maior número de prisões em 24 horas foi o dia 31, quando 131 pessoas foram autuadas em flagrante ou tiveram mandados de prisão cumpridos pelas Forças de Segurança do Estado. Em sete dos 31 dias, mais de cem pessoas foram presas ou apreendidas em todo o Estado.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.