Pular para o conteúdo principal

Saiba como fica o atendimento da Defensoria Pública do Ceará a partir desta quinta-feira (18)

 A partir desta quinta-feira (18), a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) atenderá de forma remota em seus núcleos e órgãos de atuação. A portaria 301/2021 estabeleceu que a assistência jurídica do órgão se dará por ligação, e-mail, whatsapp e outros meios como aplicativos de videoconferências, de forma prioritária, mas há exceções para grupos de extrema vulnerabilidade e/ou pautas de urgência.

As medidas seguem o cumprimento ao novo decreto anunciado pelo governador Camilo Santana, na noite desta quarta (17), que estabeleceu o funcionamento remoto para o serviço público como forma de minimizar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Ceará. Essa logística de atendimento seguirá até o dia 28 de fevereiro, quando haverá nova avaliação da situação epidemiológica no Estado.

A população que precisar de assistência jurídica pode dar entrada em qualquer tipo de ação, seja de urgência ou não, por meio dos canais disponibilizados no site da instituição. Os contatos iniciais acontecem por ligação e o assistido encaminha a documentação para os números de whatsapp e e-mails oficiais dos núcleos especializados, disponibilizados no site da instituição. É possível ainda receber informações pelo Alô Defensoria (basta discar 129), pela assistente virtual criada no site ou no Whatsapp Business (85) 98982-5576.
Caberá aos defensores públicos analisar os casos excepcionais de atendimento presencial, direcionado apenas para os assistidos de extrema vulnerabilidade, aqueles que não conseguiram encaminhar documentos pelos canais disponibilizados, sem acesso à internet, idosos, pessoas com deficiência e analfabetos.

Durante todo o ano de 2020, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará registrou 901.313 atuações de diversas naturezas. Desse total, 77,8% (quase 701 mil) aconteceram no período de isolamento social ao novo coronavírus (Covid-19) – iniciado em 20 de março. Atendimentos, peticionamentos, audiências e várias outras atuações da DPCE foram feitas majoritariamente de maneira remota, logística que se estendeu durante todo o ano e mantém-se até hoje.

A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, reafirma que o principal interesse é continuar prestando um atendimento eficaz, mas reforçando a atenção prioritária à proteção da vida. “É importante que a população esteja ciente que a Defensoria Pública continua trabalhando efetivamente para a garantia de direitos. A instituição já comprovou que essa atuação pode ser realizada por meio dos canais remotos que disponibilizamos desde o início da pandemia e continuarão a ser o principal meio de contato para a população. Estamos enfrentando um novo momento delicado no nosso Estado e visamos sempre a proteção tanto dos nossos assistidos, como do nosso corpo técnico – defensores, colaboradores e estagiários. Temos o interesse que todos fiquem bem, com saúde, por isso continuaremos adotando todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde”, destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.