Pular para o conteúdo principal

Saúde - Estresse na pandemia traz consequências para pele e cabelos

 


Há um ano o mundo vivencia uma pandemia enfrentando várias dificuldades no quesito saúde. Além da Covid-19, várias outras doenças são vivenciadas em decorrência do momento atual, sendo o estresse uma delas. O estresse altera o ciclo capilar e desencadeia queda de cabelo cerca de três meses após o fator que causou estresse. De acordo com a dermatologista Hercilia Queiroz, diante do contexto atual da pandemia em que o estresse é um sintoma contínuo vivenciado pelas pessoas, em que se observa uma verdadeira “epidemia de queda de cabelo”, cabe ao médico dermatologista descartar outras causas e acompanhar o paciente, orientando de maneira individual o melhor tratamento para controle da queda.


A especialista afirma que já existem estudos que estabelecem uma relação de piora entre estresse e acne, sendo importante destacar a abordagem multifatorial dos pacientes tanto com  acne como também queda de cabelo. “O estresse pode agravar dermatoses pré-existentes, por conta da embriologia que é a formação dos tecidos embrionários, desde embriões intra-útero, pois o mesmo folheto leva a formação da pele e do sistema nervoso central. Logo o estresse pode agravar ou desencadear varias doenças como dermatite seborreica, alopecia, vitiligo, queda da imunidade em pacientes que já têm herpes, rosácea, acne, dermatite atópica, neurodermites, hiperidrose, psoríase, dentre outras”, explica.


Neste momento de pandemia foram relatados muitos casos de queda de cabelo e acne, algo que precisa ser avaliado de forma individual, pois coincide com um período em que houve perda da prioridade ou falta de cuidado em relação a rotina skincare, suspensão de medicamentos que auxiliavam no tratamento da pele ou dos cabelos. Além disso, coincide também com um momento de maior ingestão de alimentos calóricos, o que pode agravar a acne, além de exposição a luz visível proveniente dos eletrônicos ou iluminação dentro de casa (home office) sem o uso regular do fotoprotetor, agravando manchas pré existentes.


Hercilia alerta que elas podem oferecer um risco à pigmentação da pele pela carga cumulativa, então não é uma quantidade de energia pequena, é somado a quantidade de horas que aquele paciente permanece na frente das telas, sob determinada iluminação no ambiente de trabalho ou em casa. “O uso do filtro solar vai ajudar a prevenir o risco de surgimento de novas manchas e se o paciente tem alguma patologia de pigmentação, melasma, mancha residual de acne, é ainda mais necessário o uso regular do filtro solar, pelo menos pela manhã e reaplicado ao meio dia”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.