Prefeitura instituirá o SUSMaraca e fornecerá canetas emagrecedoras para combater a obesidade e doenças endócrinas e metabólicas entre os servidores municipais efetivos e ativos A Prefeitura de Maracanaú implantará o programa SUSMaraca (Serviço Único de Saúde Ocupacional do Servidor) e instituirá a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde Metabólica e Endócrina do Servidor Público de Maracanaú. Na prática, o programa identificará os servidores que possuem doenças endócrinas e metabólicas, como obesidade, sobrepeso com comorbidades, diabetes mellitus tipo 2 e pré-diabetes, bem como garantirá o acompanhamento médico e fornecerá medicamentos para o tratamento, entre eles as canetas emagrecedoras (análogos de GLP-1). O prefeito Roberto Pessoa assinou hoje, 13, o projeto de lei nº 069/2026, que institui o SUSMaraca e essa nova política municipal de saúde, que segue agora para apreciação da Câmara dos Vereadores, com previsão de ser votado ainda esta semana. O Program...
O primeiro drive da Capital será no Centro de Eventos do Ceará
A vacinação contra a Covid-19, na modalidade drive-thru, se inicia em Fortaleza nesta terça-feira (02/02). O primeiro drive da Capital funcionará no Centro de Eventos do Ceará. Inicialmente, nesta modalidade, serão atendidos os idosos acima de 75 anos que se cadastraram previamente no site Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
As equipes estarão atuando no primeiro dia de atividades do drive, entre 12 e 17h, com expectativa de acolher cerca de 250 pessoas, nos demais dias o atendimento será de 9h às 16h. O acesso ocorrerá pelo túnel da rua Firmino Rocha Aguiar. Até domingo (07/02), serão vacinados, gradativamente, aqueles que têm entre 75 e 90 anos, começando pelos mais idosos, cumprindo as recomendações federais e estaduais de priorização dos que possuem mais idade.
Com o objetivo de evitar aglomerações, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressalta que somente serão atendidos aqueles que receberam a confirmação do agendamento por e-mail e mensagem de WhatsApp.
A titular da SMS, Ana Estela Leite, afirma que o Município recebeu mais de 8 mil cadastramentos para a modalidade drive. A expectativa, segundo ela, é acolher esse público o mais breve o possível. “Vamos atender os mais de 8 mil idosos que se cadastraram para a modalidade drive o mais ágil o possível. A vacinação domiciliar deste público acima de 75 anos também continuará”, garantiu Ana Estela.
Atendimento nesta terça (02/02)
Além do Drive-Thru, que inicia atendimento de idosos hoje, a vacinação de trabalhadores da área da saúde terá continuidade no Centro de Eventos do Ceará. O público acolhido, neste momento, são profissionais da atenção primária, atuantes nos 116 postos de saúde da Capital.
Também segue, ao longo desta terça-feira, a vacinação dos profissionais da saúde da linha de frente do combate à pandemia, que estão sendo atendidos em seus locais de trabalho, assim como a vacinação domiciliar de idosos acima de 75 anos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.