Pular para o conteúdo principal

Agefis e AMC realizam operações de fiscalização para coibir feiras e circulação indevida

 A Prefeitura de Fortaleza realizou, na manhã deste sábado (06/03), novas ações de fiscalização para coibir aglomerações e a circulação indevida de pessoas nas ruas, fazendo cumprir os decretos de isolamento social rígido municipal e estadual. O intuito é conter a disseminação da Covid-19 em na Capital cearense.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) encerrou a Feira de São Cristóvão, no bairro Jangurussu, e também a Feira de Messejana. Desde as 4h da manhã, a equipe volante, composta por dois fiscais, 15 auxiliares, 15 Guardas Municipais e duas viaturas da Polícia Militar, esteve presente no São Cristóvão de forma antecipada, fazendo trabalho preventivo para evitar a montagem da feira.

Em seguida, a equipe seguiu para a Messejana, onde abordou os poucos feirantes presentes no local e também realizou trabalho educativo sobre o combate à pandemia, com informações sobre a importância do uso de máscara, da higienização e do distanciamento social.

Conforme o diretor de operações da Agefis, Reginaldo Araújo, foi feito um mapeamento dos locais e dos dias das feiras livres tradicionais de Fortaleza e, todos os dias da semana, as equipes estarão nas ruas, realizando o trabalho preventivo. “Todos têm acatado bem nossas determinações de encerrar as atividades e as orientações de que as feiras não podem acontecer nesse momento também são passadas para as pessoas que estão vindo ao local comprar”, explicou.

Além disso, na sexta-feira (05/03), durante a primeira noite do decreto de isolamento social rígido, a Agefis cumpriu 17 fiscalizações a estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. Essas ações resultaram na emissão de um auto de infração e da apreensão de um paredão de som também no bairro Jangurussu. Nos demais locais fiscalizados, não foram constatadas irregularidades.

De acordo com a Lei nº 9.756/11, é vedado o funcionamento de paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos. Em caso de descumprimento, o infrator tem o equipamento apreendido e recebe multa a partir de R$ 1.404,00.

“O paredão é proibido no município de Fortaleza por lei municipal, ainda mais neste momento de pandemia, por ser um equipamento que pode causar aglomerações. Mas, apesar desta infração, o balanço foi muito positivo, a população e os estabelecimentos estão realmente aderindo ao decreto”, completou Reginaldo.

As ações de fiscalização contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Os cidadãos podem acionar a Agefis por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. Aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.

agente da amc conversa com uma motorista
Neste sábado, uma das equipes da AMC esteve na Av. Abolição, próximo ao Náutico Atlético Cearense

AMC coíbe circulação com Blitze

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está realizando blitze nos principais corredores de Fortaleza orientando as pessoas sobre a importância da permanência domiciliar e coibindo a circulação indevida. Nesta manhã de sábado, uma das equipes esteve na Av. Abolição, próximo ao Náutico Atlético Cearense.

A circulação de veículos só é permitida nos casos estabelecidos no decreto, como assistência à saúde, aos idosos e portadores de deficiência, fins veterinários, delivery, prestação de serviço, dentre outros motivos de força maior, desde que devidamente justificados. As ações estão sendo realizadas em parceria com a Polícia Militar.

De acordo com o supervisor operacional Paulino, as abordagens serão itinerantes, migrando para mais de um ponto durante a fiscalização, e funcionam 24h em locais que possam ter o maior número de aglomerações. São 52 agentes espalhados pela Cidade.

“Boa parte das pessoas que estão sendo abordadas estão justificando a ida a algum serviço essencial, como farmácia, ou trabalho em algum mercado ou na área de saúde. A população compreende que o nosso trabalho é importante e têm sido receptivas”, frisou o supervisor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :