Pular para o conteúdo principal

Avança na Câmara Municipal de Fortaleza projeto que faz adequações à Lei Orgânica com base na Emenda Constitucional da Previdência

 A Câmara Municipal de Fortaleza iniciou na manhã desta terça-feira, 2, a tramitação da mensagem do Poder Executivo sobre as adequações na Lei Orgânica do Município com base na Emenda Constitucional nº 103. O Projeto de Emenda nº 5/21 propõe alterar os artigos 124, 125, 126 e 127 da Lei Orgånica. Foram registrados 23 votos favoráveis e 12 contrários.

A matéria tramita em regime de urgência e passará pela apreciação da Comissão Especial formada pela Câmara Municipal, composta pelos vereadores Gardel Rolim (PDT), Renan Colares (PDT), Pedro Matos (PROS), Guilherme Sampaio (PT), Léo Couto (PSB), Professor Enilson (Cidadania), Ppcel (PSD), Erivaldo Xavier (PSC) e Dr. Luciano Girão (PP). Os parlamentares vão discutir o conteúdo do projeto e poderão receber emendas antes de emitir o parecer.

Em discussão, o líder do Governo, vereador Gardel Rolim, falou sobre a matéria já ter sido tirada de pauta na semana passada para que o prefeito pudesse dialogar com os sindicatos e os servidores. “O prefeito recebeu, tiveram uma conversa técnica com a Sepog (Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão). Eu também fui procurado por um grupo de servidores e já marquei de recebê-los amanhã. Nós precisamos fazer a matéria tramitar para ser discutida com a sociedade”, disse.

Guilherme Sampaio reforçou a importância de discutir a Reforma da Previdência com as categorias e pediu à Prefeitura o detalhamento das especificidades da proposta: “trago um argumento básico. Se alguém diz que tem que fazer uma reforma, precisa mostrar o déficit. Segundo o relatório atuarial do IPM, a categoria dos professores não existe déficit”, justificou.

Ordem do Dia

Foram aprovados na Ordem do Dia, 3 (três) projetos de lei ordinária, 8 (oito) indicações, 13 (treze) requerimentos, e o Projeto de Decreto Legislativo nº 50/18, de autoria do vereador Renan Colares, que concede o título de Cidadã Honorária de Fortaleza à vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela.

Encaminhados para as Comissões

Foram encaminhados para apreciação das Comissões pertinentes, 4 (quatro) projetos de lei ordinária e 5 (cinco) indicações. Entre os assuntos das matérias estão a criação do Cadastro Único de Violência Doméstica, Programa Bolsa Esporte, Política Municipal de Acesso às Tecnologias da Informação, o Dia do Vendedor Ambulante, além de denominação de ruas, avenidas e outros projetos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.