Pular para o conteúdo principal

Instituto Dr. José frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, por meio do Núcleo de Fisioterapia (Nufisio), desenvolveu um Guia de Preparação e Recuperação Funcional na Cirurgia do Quadril. O manual foi elaborado para ajudar os pacientes que, em sua maioria, sofreram quedas e precisaram passar por internamento e procedimentos cirúrgicos. Apenas em 2025, o IJF registrou 17.488 casos de quedas. Deste total, os principais pacientes são idosos, a partir dos 60 anos, que somam 5.526 atendimentos no equipamento hospitalar. O lançamento do Guia foi realizado nesta segunda-feira (26/01), na unidade de Ortogeriatria do IJF. No material, o paciente encontrará orientações simples e seguras sobre o que fazer antes e depois da cirurgia e cuidados essenciais para o seu bem-estar e recuperação. “Diante do elevado número de casos envolvendo quedas e da necessidade de intervenções cirúrgicas, o Guia traz informações destinadas também aos familiares e cuidadores, que poderão auxiliar no processo de recuperação tanto no ambiente hospitalar quanto em casa, prevenindo novos acidentes e ajudando na saúde do paciente e sua reabilitação com segurança e independência. Estamos reforçando o nosso papel educativo e de prevenção”, destaca a coordenadora do Nufisio do IJF, Ivone Benevides. Guia de Preparação e Recuperação Funcional na Cirurgia do Quadril Por motivos de idade avançada, grau de força, diminuição de qualidade óssea e muscular, entre outros fatores de risco, os idosos lideram os índices de quedas, e a prevenção precisa ser redobrada nesses casos. Além disso, as ambientações da casa, tapete solto, ou se levantar no escuro, estabelecimentos ou até mesmo desníveis na rua podem facilitar os acidentes. A fisioterapia é essencial para que os pacientes possam ter uma plena recuperação e voltar às suas atividades com qualidade de vida. A cartilha apresenta os benefícios da cirurgia, como o alívio das dores e uma melhor locomoção, assim como os cuidados na posição adequada para dormir, subir e descer escadas e até mesmo na hora do banho. Sobre o Instituto Dr. José Frota (IJF) Especializado no atendimento de grandes traumas, o IJF disponibiliza diversos serviços à população, adulto e pediátrico, voltados a demandas traumatológicas, seja por atendimento de urgência ou encaminhamentos em casos de traumas cranioencefálicos (TCE), traumas raquimedulares (os de coluna), fraturas nos membros superiores e inferiores, lesões vasculares graves, traumas oculares, entre outros. Ao todo, são mais de 20 especialidades médicas (traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, pediátrica, clínicos gerais). cirurgia Ijf Saúde Idosos

  ompartilhe:   Ação seguirá ao longo de todo o ciclo carnavalesco, com atuação coordenada dos órgãos municipais e de segurança pública A Prefeitura de Fortaleza iniciou, no último final de semana, uma ação integrada de fiscalização e ordenamento no bairro Benfica para minimizar transtornos aos moradores do entorno do polo do Ciclo Carnavalesco, especialmente os relacionados à poluição sonora, à ocupação irregular do espaço público e à circulação de pedestres após o encerramento das apresentações. A iniciativa atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e conta com parceria entre a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Polícia Militar e a Secretaria Regional 4. Durante as ações realizadas entre a noite de sábado (24/01) e a madrugada de domingo (25/01), a Agefis lavrou quatro autos de infração no bairro Benfica, além de realizar apreensões. As oco...

CDC avança nas concessões - Portaria da Secretaria de Aquicultura e Pesca, publicada hoje (30/03), possibilita a concessão do Terminal Pesqueiro de Camocim

 


O Terminal Pesqueiro de Camocim entra para o rol de áreas a serem concedidas pela Companhia Docas do Ceará, após publicação da Portaria SAP/MAPA nº 100, de 29/03/2021, nesta terça-feira (30). A decisão atende o pleito da diretoria da CDC, que vinha alinhando as tratativas junto às secretarias de Aquicultura e Pesca e de Portos e Transportes Aquaviários há cerca de um ano e meio (período que coincide com a administração da atual gestão). Com mais esse respaldo federal, a Autoridade Portuária avança no planejamento das concessões de áreas operacionais e não operacionais e já prevê lançar o Edital até o segundo semestre deste ano.


Com a publicação da referida Portaria, a Companhia Docas do Ceará está apta para explorar a área, na forma direta ou indireta, que será destinada aos serviços de descarga, congelamento, armazenagem, pesagem, beneficiamento e a comercialização de pescado, de abastecimento de gelo, água e combustível, bem como outros serviços de interesse do setor produtivo.


Apontado como o principal polo na região, o Terminal Pesqueiro de Camocim é um equipamento que vem gerando grande expectativa entre os empresários do setor, tendo em vista sua localização privilegiada para pesca. A estrutura do local foi pensada para abrigar áreas de comercialização, armazenagem, câmaras frigoríficas, manuseio e triagem de pescado, fábrica de gelo, reservatório para 300 mil litros de água, auditório e vestiários, além de área para ampliação do cais e da estação de efluentes.


Segundo a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, já há empresas interessadas no Terminal Pesqueiro de Camocim. “Essa ação da Secretaria de Aquicultura e Pesca permitirá, a curto prazo, que o gasto público em uma área ociosa se transforme em geração de emprego e renda, sem falar na movimentação de carga e logística que impulsionará ainda mais o desenvolvimento e a economia do Ceará.”


Acompanhando esse processo desde 2018, o diretor comercial Mário Jorge Cavalcanti avalia esse desfecho muito positivo para a companhia, que vem seguindo o planejamento de trabalho mesmo durante as restrições impostas devido à pandemia da Covid-19. O próximo passo é a atualização do estudo de viabilidade econômica e preparação para publicação do edital. “Este é mais um equipamento que será concedido para receber investimentos privados, o que mostra que a nossa diretriz de gerar aporte financeiro em bens públicos ociosos trará retorno tanto para a companhia”.


Retrospectiva:


- Dezembro/2018: CDC conclui o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que tem como objetivo avaliar empreendimentos e serve como base para abertura de procedimentos licitatórios de cessões onerosas, do Terminal Pesqueiro de Camocim. Com o impedimento de seguir adiante, por ser um terminal público e de responsabilidade da União, alternativas passam a ser avaliadas.


- Outubro/2019: Em Brasília acontece a primeira reunião entre os diretores da CDC, Mayhara Chaves e Mário Jorge Cavalcanti, com os secretários Jorge Seif (Aquicultura e Pesca) e Diogo Piloni (Portos e Transportes Aquaviários) para tratar sobre as alternativas para concessão do Terminal Pesqueiro de Camocim.


- Janeiro/2020: Secretário nacional Jorge Seif reuniu-se com os diretores da CDC, Mayhara Chaves e Mário Jorge Cavalcanti, no Porto de Fortaleza. Na oportunidade, ratificou o empenho em concluir esse processo.


- Março/2021: Publicada a Portaria SAP/MAPA nº 100, de 29/03/2021, que desconstitui o Terminal Pesqueiro Público de Camocim, permitindo que a Companhia Docas do Ceará, proprietária do imóvel denominado Cais do Porto de Camocim, explore o empreendimento, na forma direta ou indireta, com a finalidade de ofertar à comunidade pesqueira os serviços de descarga, congelamento, armazenagem, pesagem, beneficiamento e comercialização do pescado, de abastecimento de gelo, água e combustível e outros serviços de interesse do setor produtivo.


*** Entre 2019 e 2021, outras reuniões presenciais e virtuais aconteceram com as secretarias nacionais envolvidas no processo, visando acelerar a desconstituição do Terminal Pesqueiro de Camocim.


MUC01


O mês de março também trouxe outra boa notícia para a Companhia Docas do Ceará. No último dia 24, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos relativos ao projeto de arrendamento do terminal MUC01 (destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, especialmente trigo). As próximas etapas envolvem eventuais adequações do projeto, publicação das minutas de edital e contrato pela Antaq, e definição de data para a realização da sessão de leilão. A expectativa é que aconteça no terceiro trimestre deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.