Pular para o conteúdo principal

Fortaleza terá tipagem sanguínea para pessoas com Transtorno do Espectro Autista neste sábado (27/04)

  Serão 59 locais em funcionamento, de 8h às 12h, para a realização do exame Neste sábado (27/04), a Prefeitura de Fortaleza vai ofertar o exame de tipagem sanguínea para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Serão 59 locais em funcionamento para a realização do exame, pela manhã, de 8h às 12h. - Confira em anexo os locais da realização do exame de tipagem sanguínea O exame laboratorial de tipagem sanguínea para as pessoas com TEA é um dos requisitos necessários para a emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), documento ofertado pela Prefeitura de Fortaleza. Assim, a ação neste sábado visa apoiar a população, conforme explica o secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo. “Ações multissetoriais são necessárias para auxiliar o público. Assim, por meio da oferta do exame de tipagem sanguínea, a Secretaria da Saúde está proporcionando que fortalezenses que necessitem da carteirinha possam obter seu documento - importante para ass

Cursos remotos são opção para quem precisa se capacitar e gerar renda extra

 


Hermelinda Bezerra é funcionária pública, mas encontrou no seu gosto por cozinhar uma forma de gerar renda extra. “Foi fundamental pra me ajudar a atravessar um momento difícil na minha vida. Deu tão certo, que até hoje faço bolos e tortas por encomenda e já estou me aventurando pela cozinha quente”, conta. Aluna do Senac, fez pelo menos quatro cursos presenciais na instituição, mas aderiu ao formato remoto desde a pandemia. “Não pretendo parar. Pra mim, é como estar lá no Senac”, conta. 

Desde o ano passado, ela já fez os cursos pela internet de Pães Caseiros; Ceia Natalina; Doces e Sobremesas; Saladas e Grelhados; e Cozinha Saudável. “As aulas online casaram perfeitamente com a minha rotina no isolamento social. Eu estudo em casa, não preciso ficar me deslocando e me organizo pra ter aquele horário livre”, explica a empreendedora. Como já trabalha sob encomenda, fazendo bolos, tortas e Ovos de Páscoa, ela acha bem interessante as orientações sobre embalagem e precificação dos produtos. 

Outro diferencial, para ela, é a didática e a experiência dos instrutores. “Sempre faço cursos com o Matheus Vieira, por exemplo, e ele é muito generoso. Compartilha com a gente todas as dicas, tira nossas dúvidas”, destaca. Além do chat, na aula ao vivo, a aluna diz que a comunicação e a interação com os instrutores também são facilitadas pelo aplicativo Google Class. 

Cozinhar para Vender

O Senac está com inscrições abertas, no site www.cursos.ce.senac.br, para nove cursos pela internet em abril e maio. Na área de Gastronomia, a série Cozinhar para Vender traz os temas Técnicas, Habilidades e Decoração em Chocolates; Cardápio para Cafeteria; Doces de Festa; e Cozinha Cearense Atual. “O mercado da Gastronomia foi um dos mais impactados pela pandemia. Um dos fenômenos que se acelerou foi o empreendedorismo, pois as pessoas estão buscando alternativas para geração de renda. Por isso, estamos focando em cursos que atendam a demanda de quem está empreendendo, mas também para pequenos e médios negócios que estão precisando se reinventar para enfrentar a crise causada pelo coronavírus”, destaca a consultora da área, Vanessa Santos.

A série Cozinhar em Casa, que pode ser uma porta de entrada neste ramo, também está com turma aos interessados em Cardápios para Receber.

Moda sustentável e Design assertivo

Nos segmentos de Moda e Design, novos cursos compõem a programação de 2021. Para quem atua no mundo da moda e deseja se atualizar, o Senac oferta Introdução à Moda Sustentável. “O curso vem para formar profissionais capacitados para atender às novas demandas do mercado, desenvolvendo um olhar consciente e sustentável, auxiliando na criação de produtos com responsabilidade social e ambiental, bem como na sua comunicação”, explica a consultora da área, Beatriz Guedes.

Os criativos também podem desenvolver suas habilidades manuais para criar produtos artesanais que estão em alta no mercado e empreender. Por serem feitos à mão, esses são únicos e podem ser personalizados, de acordo com a data, ocasião ou desejo do cliente. “O artesanato tem conquistado cada vez mais clientes que buscam peças exclusivas e originais”, destaca a instrutora Edenísia Figueiredo. Ela ministra o curso Patchwork Moderno: Criando Produtos Estilizados, que está formando turma para abril.


O instrutor Diego Mourão é o convidado para ministrar o curso Aprovado! Como Elaborar Projetos Assertivos em Design. Esse tem como objetivo resolver uma das principais reclamações dos designers gráficos: refazer trabalhos. “Além de trazer técnicas para geração de ideias, a ideia é trazer uma visão ampla e macro de como resolver problemas visuais e criar soluções únicas, baseado no entendimento do negócio dos clientes atendidos”, garante ele.

Vendendo pela Internet

Em seu blog oficial, o WhatsApp divulgou que mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o aplicativo ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios. Tendo em vista a aceleração da transformação digital dos negócios pós pandemia, o Senac Ceará oferta o curso WhatsApp Business como Central de Atendimento.

Nesse curso o aluno vai aprender a configurar o aplicativo WhatsApp Business para venda de produtos e serviços, assim como atendimento de clientes, utilização das funcionalidades em geral como catálogo, mensagens automáticas, listas de transmissão, tagueamento/rotulação de contatos (clientes, fornecedores, leads), configuração do status e de link curto, assim como a análise de métricas. 

 

Mais informações e inscrições: www.cursos.ce.senac.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.