Pular para o conteúdo principal

Democratização e diversidade: fintech brasileira rompe padrões e alcança novo patamar no mercado

 


Startup Finplace tem como co-fundadora e uma de suas principais lideranças uma executiva jovem e que será mãe em breve; empresa cresceu 1.319% em 2020

 

– Quando iniciou a carreira como publicitária em 2007, Patricia Rechtman, 35 anos, não imaginava que seria no mercado financeiro que encontraria um grande desafio: unir a democratização do crédito ao desafio de construir uma equipe diversa em um mercado conservador, como é o mercado financeiro. Desde 2018, Patricia é co-fundadora e head de marketing da Finplace, fintech que conecta empresas a instituições financeiras, com o objetivo de facilitar o acesso às linhas de crédito.

 

No Brasil, apenas 15,7% das startups contam com iniciativas lideradas por mulheres, contra 84,3% dos homens, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), que realizou pesquisa com mais de 12 mil empresas. O segmento que possui o maior número de lideranças femininas é o jurídico (25%), ao passo que as fintechs são as que menos têm presença feminina (11%).

 

“Sou uma pessoa privilegiada, pois tive ótimas oportunidades na minha carreira. Hoje, enquanto co-fundadora da Finplace e mulher, tenho o dever de também ser provedora de oportunidades às minorias, junto ao Comitê de Diversidade e Empatia que temos desde nossa inauguração”, afirma a executiva.

 

“Apesar de ser um mercado majoritariamente masculino, vejo as empresas se abrindo e buscando mudar este cenário. Claro que as mudanças acontecem por uma estratégia do mercado, mas principalmente pelas mudanças da sociedade. Acredito que investir na diversidade é trazer novas vivências e experiências que contribuem para a concepção de soluções e serviços focados na democratização do acesso às linhas de crédito, bem como para o modo de agir e pensar do negócio”, diz Patricia.

 

Atualmente, a Finplace conta com uma equipe com 25% dos cargos representados por alguma minoria. A equipe como um todo é responsável pelo crescimento meteórico da empresa no último ano, de 1.319%. Mesmo com a crise instaurada pela pandemia de coronavírus, a fintech, que possuía uma carteira com 185 clientes em março de 2020, contabilizou 1.443 clientes em dezembro, garantindo um crescimento de 680% neste departamento e a movimentação de R$ 350 milhões em créditos para os empreendedores.

 

“Já conseguimos implantar uma cultura plural. Acredito que para continuar desta forma, é preciso esquecer padrões que antes eram convencionais no mundo corporativo. Precisamos promover debates e políticas empresariais de inclusão, atreladas a bônus dos altos executivos. E buscar trazer diversidade para os cargos de liderança, não apenas para os cargos de base”, explica Patricia, que está no sétimo mês de gestação e aguarda a chegada de seu primeiro filho.

 

 

Embora tenha pouco mais de um ano de história, a Finplace já atingiu resultados gigantescos. A fintech prova que unir um propósito com uma cultura corporativa diversa traz grandes conquistas. Com uma mulher compondo a linha de frente dos negócios, a startup financeira está entre uma das mais promissoras do Brasil.

 

Sobre a Finplace
A Finplace é uma inovadora plataforma que está quebrando paradigmas no mercado de crédito. Ela conecta instituições financeiras com empresas que precisam antecipar receitas futuras. A Fintech foi lançada em novembro de 2019 pelos mesmos sócios do Grupo Credit Brasil, que tem mais de 24 anos de atuação no mercado financeiro. Para saber mais sobre a Finplace, visite o site www.finplace.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.