Pular para o conteúdo principal

Forró de Raiz na pauta do Fórum Ceará

 

O forró tradicional buscando legitimar seu legado enquanto patrimônio.

 

Nos dias 19 e 20 de março o Fórum de Forró de Raiz realiza em plataforma virtual, 1º Fórum Estadual de Forró de Raiz do Ceará. O encontro tem o objetivo de legitimar o pedido de registro das matrizes do forró junto ao Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional – Iphan através de uma programação composta por mesas temáticas focadas em fortalecer as reflexões e discussões sobre as ações exigidas para a proteção do forró, o seu fomento e as necessidades da categoria.

 

O Fórum busca neste sentido reconhecer os protagonistas desta história, as matrizes rítmicas do forró, suas referências culturais, identificar as políticas públicas que promovam o gênero e os artistas que vivem e trabalham com essa forma de expressão.

 

De acordo com Américo Córdula, coordenador do Fórum no Ceará, o fórum irá trabalhar na perspectiva de gerar mecanismos que contribuam para a interação e o respeito à diversidade musical em nosso país. “É super importante neste momento nós sensibilizarmos gestores e políticos do país para uma valorização do nosso forró, enquanto patrimônio cultural da nação”, enfatiza.

 

O Fórum irá reunir gestores, historiadores, pesquisadores, músicos, instrumentistas e brincantes da cultura popular em um ambiente virtual para refletirem as urgências reais, como políticas de enfrentamento e resistência cultural.

 

1º Fórum Estadual de Forró de Raiz do Ceará é uma realização da Balaio Nordeste, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará por meio do Instituto Dragão do Mar,  Vila da Música e do Escritorio Regional da Secult no Cairi e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do  Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular da Universidade Federal da Paraíba (Nuplar/UFPB), da Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida, da ONG Beatos, UFCA e Solibel,

 

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos e a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatiam as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste
A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

 

Serviço:
Fórum Forró de Raiz Edição Online Ceará
Data: (19) sexta-feira e (20) sábado, de março
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal Forró de Raiz Youtube.
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: 
https://www.facebook.com/balaiopb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :