Pular para o conteúdo principal

Morre pesquisador João Pratagil, da Embrapa Agroindústria Tropical

 Morreu na madrugada desta terça-feira (09/03)  João Pratagil Pereira de Araújo, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.  Cearense de Fortaleza, ele deixa esposa e três filhos. João Pratagil formou-se em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias - CCA da Universidade Federal do Ceará - UFC, fez mestrado em Fitotecnia pelo CCA da UFC e doutorado em Agronomia pela ESALQ - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo.

Pesquisador da Embrapa desde 1976, exerceu as funções de pesquisador, coordenador e gestor. Foi autor de artigos científicos, resumos científicos, comunicados técnicos, relatórios, monografias e livros publicados no Brasil e exterior. Na Embrapa Arroz e Feijão foi pesquisador e coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Feijão-Caupi, onde foi responsável pelo desenvolvimento de 11 cultivares de feijão-caupi. No Centro Nacional de Pesquisa de Caju, foi pesquisador, coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Caju, chefe Adjunto de Apoio, chefe adjunto Técnico e chefe-geral. Na Embrapa Agroindústria Tropical foi chefe-geral, chefe adjunto Transferência de Tecnologia e, atualmente, pesquisador nas áreas de prospecção, inovação e avaliação de tecnologias.

Foi Gerente da Câmara Setorial do Caju (dois mandatos) e membro do Comitê Gestor do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada do Nordeste – PADFIN do Ministério da Agricultura.  

Foi assessor do Presidente da Embrapa e coordenador da comissão que elaborou a proposta de criação do Centro Nacional de Pesquisa de Agroenergia – Embrapa Agroenergia e do Projeto FINEP/Embrapa para sua implementação.

Na Secretaria da Agricultura Irrigada do Estado do Ceará - SEAGRI, foi assessor e gestor do convênio Embrapa/SEAGRI e coordenador do Projeto Gestão Tecnológica para o Desenvolvimento da Agricultura irrigada do Ceará do CNPq/SEAGRI.

Foi um dos fundadores do Pacto de Cooperação do Ceará e do Agropacto – Pacto de Cooperação da Agropecuária do Ceará e do Grupo da Agropecuária Cearense.

Em outras organizações, exerceu as funções de Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará – EPACE, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT e Presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC.

Entre os prêmios e distinções recebidas destacam-se a o Prêmio Jovem Cientista do CNPq - Menção Honrosa, em reconhecimento à sua contribuição à produção de alimentos básicos no Brasil; o Prêmio Agripec Honra ao Mérito Agrícola, em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento dos agronegócios do Estado do Ceará e a distinção como Herói da Revolução Verde brasileira, outorgado pela FAO-ONU, Embrapa, ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal e ABAG - Associação Brasileira de Agribusiness, por sua contribuição à revolução verde brasileira.

Foi Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, foi colunista do Jornal AgroValor e articulista do blog Inova Mundo.

Comentários

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.