Pular para o conteúdo principal

Pela quinta vez, Brasil põe "trinca" nas semifinais da Libertadores Flamengo passa pelo Del Valle e se junta a Fluminense e Palmeiras

  Pela quinta vez, Brasil põe "trinca" nas semifinais da Libertadores Flamengo passa pelo Del Valle e se junta a Fluminense e Palmeiras Lincoln Chaves - Repórter da EBC Publicado em 18/09/2026 - 07:19 São Paulo © REUTERS/Ricardo Moraes/Proibida reprodução Versão em áudio Pela quinta vez na história, sendo a quarta no atual formato e envolvendo brasileiros, a Libertadores chega às semifinais com três clubes do mesmo país na briga pelo título. A classificação do Flamengo diante do Independiente del Valle (Equador) confirmou a "trinca" ao lado de Fluminense e Palmeiras. O "intruso" é o Estudiantes (Argentina). Cinco anos atrás, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG tiveram a companhia do Barcelona de Guayaquil entre os semifinalistas, na primeira "trinca" brasileira da história. O Rubro-Negro despachou os equatorianos e o Verdão eliminou o Galo. Na final, os paulistas levaram a melhor. Uma decisão que pode se repetir em 2026 e que, coincidentemente, s...

Morre pesquisador João Pratagil, da Embrapa Agroindústria Tropical

 Morreu na madrugada desta terça-feira (09/03)  João Pratagil Pereira de Araújo, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.  Cearense de Fortaleza, ele deixa esposa e três filhos. João Pratagil formou-se em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias - CCA da Universidade Federal do Ceará - UFC, fez mestrado em Fitotecnia pelo CCA da UFC e doutorado em Agronomia pela ESALQ - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo.

Pesquisador da Embrapa desde 1976, exerceu as funções de pesquisador, coordenador e gestor. Foi autor de artigos científicos, resumos científicos, comunicados técnicos, relatórios, monografias e livros publicados no Brasil e exterior. Na Embrapa Arroz e Feijão foi pesquisador e coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Feijão-Caupi, onde foi responsável pelo desenvolvimento de 11 cultivares de feijão-caupi. No Centro Nacional de Pesquisa de Caju, foi pesquisador, coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Caju, chefe Adjunto de Apoio, chefe adjunto Técnico e chefe-geral. Na Embrapa Agroindústria Tropical foi chefe-geral, chefe adjunto Transferência de Tecnologia e, atualmente, pesquisador nas áreas de prospecção, inovação e avaliação de tecnologias.

Foi Gerente da Câmara Setorial do Caju (dois mandatos) e membro do Comitê Gestor do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada do Nordeste – PADFIN do Ministério da Agricultura.  

Foi assessor do Presidente da Embrapa e coordenador da comissão que elaborou a proposta de criação do Centro Nacional de Pesquisa de Agroenergia – Embrapa Agroenergia e do Projeto FINEP/Embrapa para sua implementação.

Na Secretaria da Agricultura Irrigada do Estado do Ceará - SEAGRI, foi assessor e gestor do convênio Embrapa/SEAGRI e coordenador do Projeto Gestão Tecnológica para o Desenvolvimento da Agricultura irrigada do Ceará do CNPq/SEAGRI.

Foi um dos fundadores do Pacto de Cooperação do Ceará e do Agropacto – Pacto de Cooperação da Agropecuária do Ceará e do Grupo da Agropecuária Cearense.

Em outras organizações, exerceu as funções de Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará – EPACE, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT e Presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC.

Entre os prêmios e distinções recebidas destacam-se a o Prêmio Jovem Cientista do CNPq - Menção Honrosa, em reconhecimento à sua contribuição à produção de alimentos básicos no Brasil; o Prêmio Agripec Honra ao Mérito Agrícola, em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento dos agronegócios do Estado do Ceará e a distinção como Herói da Revolução Verde brasileira, outorgado pela FAO-ONU, Embrapa, ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal e ABAG - Associação Brasileira de Agribusiness, por sua contribuição à revolução verde brasileira.

Foi Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, foi colunista do Jornal AgroValor e articulista do blog Inova Mundo.

Comentários

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.