Pular para o conteúdo principal

MP Estadual e Federal atuam no combate a “fake news” ouvindo comunidade e líder religioso

 Com o intuito de atuar no combate a “fake news”, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Ministério Público Federal (MPF) se reuniram, de forma on-line, na tarde dessa quarta-feira (17/03), para dialogar com um líder religioso sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. O encontro contou ainda com a participação do promotor de Justiça e um dos integrantes do Grupo Especial de Combate à Pandemia do Coronavírus do MPCE, Hugo Porto, e a procuradora da República com atuação em Itarema, Marina Romero de Vasconcelos.

A reunião foi marcada após audiência realizada no dia 2 de março com integrantes de grupos prioritários no Plano de Vacinação. Na ocasião, MPCE e MPF ouviram de representantes de comunidades indígenas, que afirmaram que não estão se imunizando devido aos pedidos de recusa à vacina por parte de líderes religiosos.

Por isso, na reunião da última quarta-feira, o Ministério Público salientou, junto ao líder religioso, a necessidade de combater a disseminação de notícias falsas, solicitando apoio especialmente quando envolvendo temas relacionados à pandemia. Os membros do MP também ressaltaram que o Brasil passa pelo pior momento pandêmico, com o Sistema de Saúde na iminência de entrar em colapso, falta de leitos em hospitais públicos e privados, além da existência atual de filas de espera por leitos para pacientes infectados.

Após esses encontros, ficou definido que tanto o MPCE quanto o MPF continuarão acompanhando as questões sobre vacinação nas comunidades indígenas do Ceará, no sentido de combater “fake news” entre esse público e valorizar a continuidade da aplicação do Plano de Vacinação e a prevenção da Covid-19 a partir de informações científicas e oficiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :