Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil desarticula esquema intermunicipal de venda de falsos certificados de ensino

 Investigações conduzidas por equipes da Delegacia Regional de Aracati da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da Delegacia Municipal de Jucás, resultaram na prisão de dois homens suspeitos de fabricar e vender falsos certificados de ensino. As capturas dos investigados ocorreram nos dias 16 e 17 deste mês, em Aracati e Cariús – municípios pertencentes à Área Integrada de Segurança 18 e 21 (AIS 18, 21) do Estado. As capturas de deram mediante cumprimento de mandados de prisão preventiva. Mandados de buscas e apreensão também foram cumpridos contra os dois homens, culminando na apreensão de notebooks e celulares. Outras cincos pessoas serão indiciadas por uso de documento falso.

Os trabalhos investigativos iniciaram após as autoridades policiais serem notificadas de que homens estariam vendendo certificados para comprovação de título dos candidatos a uma vaga de recepcionista, fornecidos pela Prefeitura Municipal de Aracati. No curso das investigações, os policiais civis conseguiram constatar indícios suficientes da falsificação e localizaram a dupla que vendia e falsificava os documentos para futuros interessados em diversos cargos públicos e privados. Segundo informações policiais, as vendas e fabricação dos documentos ocorreram nos municípios de Aracati e Cariús.

Diante do que foi colhido, as autoridades policiais representaram pela prisão preventiva de Raimundo Nonato Alves da Silva (42) e Marcílio de Sousa Silva (44), ambos sem antecedentes criminais. Os mandados foram deferidos pelo Poder Judiciário e cumpridos nos dias 16 e 17 deste mês. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em desfavor dos homens, que resultaram na apreensão de notebooks e celulares. Os suspeitos, que foram capturados nas cidades de Aracati e Cariús, foram conduzidos à delegacia, onde os mandados de prisão pelos crimes de falsificação de documento particular e falsidade ideológica em desfavor deles foram cumpridos.

Cinco pessoas que confessaram ter solicitado os documentos falsificados e tinham ciência da procedência ilegal dos certificados serão indiciadas e podem responder por uso de documento falso. A PCCE continua investigando o caso a fim de identificar outros partícipes do esquema criminoso de falsificação de certificados de ensino, bem como localizar outros compradores do material ilícito.

Denúncias

A população da região pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais no combate à criminalidade. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3446-2601, da Delegacia Regional de Aracati. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.