Pular para o conteúdo principal

Prefeitura amplia vacinação contra Covid-19 no feriado e fim de semana com agendamento para postos de saúde

 

Na Capital, 43 postos de saúde estarão abertos exclusivamente vacinando idosos agendados pela Prefeitura a partir do cadastro na plataforma Saúde Digital

No feriado da Data Magna do Ceará, nesta quinta-feira (25/03), e também no fim de semana (27 e 28/03), a Prefeitura de Fortaleza ampliará os locais da vacinação contra a Covid-19. Durante estes três dias, além dos oito locais de vacinação já disponíveis, 43 postos de saúde estarão abertos, de 8h às 17h,

A Prefeitura avançará nos grupos prioritários da segunda fase, passando a contemplar idosos de 72 anos. Os idosos de 74 e 73 anos seguem sendo atendidos em paralelo.

O objetivo da ampliação é dar maior celeridade à aplicação da vacina na Capital. A meta é utilizar as 90 mil doses recebidas através do Ministério da Saúde e repassadas pelo Governo do Estado. Para isso, 43 dos 116 postos de Fortaleza - que representa quase 40% das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) - estarão abertos para vacinação, contando com equipes de enfermeiros e técnicos responsáveis pela aplicação do imunobiológico nos idosos agendados.

A relação dos idosos agendados estará disponível no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br, informando os horários, datas e locais onde os idosos deverão comparecer. Também haverá comunicação por mensagem.

Cuidados necessários

No local, só será permitida a entrada do idoso e de um acompanhante, sendo fundamental o cumprimento dos horários determinados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com o objetivo de manter a regras sanitárias e de distanciamento social, os postos contemplados atenderão exclusivamente, durante os três dias, os agendamentos de vacinação.  A segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada na última segunda-feira (22/03) está ocorrendo de forma gradual e escalonada.

Cadastro na plataforma Saúde Digital

O público deve realizar seu cadastro na plataforma Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Pessoas que realizaram o preenchimento dos seus dados no sistema Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail podem consultar a efetivação do cadastro pelo telefone 0800 275 1475.

Os idosos acamados ou com mobilidade reduzida terão a aplicação do imunobiológico garantida em sua residência por meio da vacinação domiciliar. Após preenchimento das informações básicas de identificação (nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe), na segunda etapa do cadastro, é preciso informar se o idoso está acamado. Caso a resposta seja positiva, após finalização do cadastro, a Prefeitura realizará o agendamento para aplicação da vacina de forma domiciliar.

Já no caso dos idosos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro no Saúde Digital.

Atendimento de síndrome gripal

Também buscando a manutenção do distanciamento e assegurando o atendimento a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, outros seis postos estarão abertos, das 8h às 17h. Cada posto contará com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, que realizam o acolhimento, triagem e consultas de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Todos os postos são equipados com oxímetros, aparelho que mede o nível de saturação de oxigênio no sangue, para auxiliar no diagnóstico precoce de possível comprometimento pulmonar.

Confira os postos de saúde que receberão a vacina da Covid-19:

Regional de Saúde I
Francisco Domingos
Guiomar Arruda
Maria Aparecida
Paulo de Melo
Virgílio Távora

Regional de Saúde II
Flávio Marcílio
Frei Tito
Irmã Hercília
Rigoberto Romero
Sandra Maria Faustino

Regional de Saúde III
Anastácio Magalhães
César Cals de Oliveira
Eliézer Studart
Ivana Paes
Licínio Nunes
Waldemar Alcântara

Regional de Saúde IV
Antônio Ciríaco
Gothardo Peixoto
Luis Albuquerque
Oliveira Pombo
Roberto Bruno

Regional de Saúde V
Abner Cavalcante Brasil
Argeu Hebster
Guarany Mont’Alverne
José Galba de Araújo
Jurandir Picanço
Maciel de Brito
Pedro Celestino
Pontes Neto
Regina Maria Severino
Zélia Correia

Regional de Saúde VI
Acrísio Eufrasino de Pinho
Alarico Leite
Anísio Teixeira
Edmar Fujita
Evandro Ayres de Moura
Maria de Lourdes
Marcos Aurélio Rabelo
Melo Jaborandi
Monteiro de Moraes
Osmar Viana
Otoni Cardoso
Waldo Pessoa

Oito centros de vacinação em Fortaleza:

Drive-thru e pontos de acolhimento para vacinação, para atender tanto os idosos que dispõem de carro como os que utilizam outros meios de transporte:

- Arena Castelão
- Centro de Eventos
- Shopping RioMar Fortaleza (Papicu)
- Shopping RioMar Kennedy

Salas de acolhimento para vacinação:
- Cuca Barra do Ceará
- Cuca Jangurussu
- Cuca José Walter
- Cuca Mondubim.

Confira os postos de saúde que atenderão casos de síndrome gripal:

Quinta-feira (25/03) - feriado Data Magna do Ceará:

Casemiro Filho
Aída Santos
Meton de Alencar
Francisco Monteiro
Siqueira
Luis Franklin

Sábado e domingo (27 e 28/03):
Rebouças Macambira
Aída Santos
Meton de Alencar
Valdevino de Carvalho
Parque São José
Osmar Viana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.