Pular para o conteúdo principal

Publieditoriai- Atuação da Fisioterapia na saúde do idoso

 




A especialidade profissional de Fisioterapia em Gerontologia foi reconhecida recentemente, em dezembro de 2016 pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Esse reconhecimento resulta de um grande avanço no conhecimento gerontológico através de um crescente número de publicações brasileiras em periódicos e de grupos de pesquisa na área. Além disso, tal crescimento decorre do nosso país hoje se encontrar numa transição demográfica ao qual o número de idosos cresce de forma acelerada, quando comparada a outros países.  

Em um futuro próximo, o Brasil será considerado o quinto país em maior número de idosos no mundo. Dessa forma, surge a necessidade de profissionais especializados na saúde do idoso, algo que se pode considerar escasso ainda, pois a primeira prova de especialidades para a Gerontologia do nosso conselho federal foi em dezembro de 2018. Nesse primeiro grupo de pessoas que realizaram esse exame, eu e mais uns 80 fisioterapeutas de todo o país obtiveram o título. Então, vejo esta área como promissora no mercado, pois a curto prazo a procura por este especialista aumentará de forma alarmente. 

E como que atua o fisioterapeuta gerontólogo? O exercício profissional desta área se caracteriza pela atuação em todos os níveis de atenção à saúde com ações de prevenção, promoção e reabilitação, em todas as alterações dos sistemas biológicos, fisiológicos e funcionais decorrentes do envelhecimento. Considero o fisioterapeuta gerontológico um “tudologista”, pois se depara com várias disfunções de quase todos os sistemas orgânicos e, muitas vezes, de forma concomitante. O fisioterapeuta precisa entender de Neurologia, pois afecções como Parkinson e Alzheimer são frequentes; cardiorrespiratória, como Hipertensão Arterial Sistêmica, doenças isquêmicas e DPOC; Uroginecologia, através das disfunções do assoalho pélvico; Traumato-ortopedia, como osteoartrose, osteoporose, fraturas etc.; Oncologia, entre outras doenças crônicas não transmissíveis. 

Ser um fisioterapeuta gerontológico culmina na originalidade de um profissional ao qual em suas investigações e intervenções visa a inteireza e multidimensionalidade da pessoa idosa. O fisioterapeuta desta área segue os pilares da autonomia e independência, dimensionam o olhar para a relação dinâmica entre as condições de saúde e a constelação dos fatores psicossociais, familiares, ambientais e econômicos em que a pessoa idosa está inserida. 

Vale acrescentar que a especificidade da Gerontologia abriga uma proposta interdisciplinar com real necessidade de trocas de saberes entre profissionais e estudiosos, além de uma observação atenta a todo o contexto ambiental e condições funcionais do idoso atendido. Sendo assim, é garantido a assistência integral e adequada a esta população tão complexa. Portanto, esta área pode ser considerada uma das mais importantes da Fisioterapia, ao qual vem para suprir uma escassez e uma carência urgente de um país que envelhece a passos largos sem tempo para se reestruturar e se adaptar a esta realidade. 

 

Profª. Drª. Luana Cavaleiro 

Docente do Curso de Fisioterapia da UniAteneu 

Doutora em Ciências da Reabilitação, mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, especialista em Geriatria e Gerontologia, em Fisioterapia Cardio-Respiratória e em Fisioterapia nas Disfunções Traumato-Ortopedia e graduada em Fisioterapia 

 

Conheça o Curso de Fisioterapia da UniAteneu. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :