Pular para o conteúdo principal

Saiba a importância de um Mínimo Produto Viável para a consolidação de uma startup

 

O Mínimo Produto Viável (MVP) consiste em testes utilizados para validar uma ideia antes de concretizá-la em produto final. Ele tem o intuito principal de verificar se a solução proposta atende a todas as necessidades do cliente. Segundo Wesley Lucena, agente de desenvolvimento do Programa Corredores Digitais responsável pela jornada de criação de negócios, a técnica é bastante adotada por startups que ainda estão em fase inicial, para corrigir falhas e captar o máximo de feedbacks.

“É por meio dessa prática que as startups podem, em um curto período de tempo, errar, corrigir, colher feedback e entregar um produto ou serviço com a menor taxa de falha possível. É também com o MVP que uma startup pode chegar à conclusão que aquele produto não é viável e iniciar a idealização de outro serviço. Esse conceito é bastante aplicado às startups participantes do Corredores Digitais que estão em fase inicial”, afirma Wesley Lucena.

O Programa Corredores Digitais, iniciativa do Governo do Estado do Ceará por meio da Secitece para desenvolvimento de negócios, encontra-se atualmente na segunda fase das jornadas Criação de Negócios e Tração de Negócios. As startups em estágio operacional participam do curso de Validação de Mercado, que visa o desenvolvimento de um MVP, além da implementação de um plano de marketing e vendas. Confira as etapas básicas para a execução do Mínimo Produto Viável:

1 - Entender as dores do seu cliente: nesta fase inicial, podem ser usados formulários, base de dados ou entrevistas para identificar quais as necessidades do seu cliente;

2 - Definir a sua equipe: para a concretização do MVP, é necessário uma equipe que lhe ajude durante todo o processo de definição do produto;

3 - Trace os objetivos: o seu objetivo pode ser criar um aplicativo, e-commerce, melhorar o atendimento. Independentemente de qual seja, ele precisa ser bem definido, e com planejamento de todas as tarefas que devem ser feitas;

4 – Comece/Start: agora que você já sabe a dor real do seu cliente, é hora de pensar em como resolvê-la de forma rápida. Pense, o que você faria para solucioná-la em um dia? Lembre-se que as soluções do MVP são extremamente simples.

5 - Teste e corrija: após finalizado o MVP, é a hora de colocar em prática o que foi feito. É também nessa etapa que você deve identificar as falhas e corrigi-las.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :