Pular para o conteúdo principal

Sindjorce fecha parceria com o programa De Olho na Rede e retoma cursos para jornalistas

 

Atividades de qualificação e aperfeiçoamento em comunicação digital serão ministradas online com programação que inicia neste primeiro semestre

 

O Sindicato do Jornalistas no Ceará (Sindjorce), inicia nova fase de capacitação e formação do jornalista cearense. Por meio da parceria com o programa De Olho na Rede, serão oferecidos diversos cursos de comunicação digital voltados a profissionais e estudantes de jornalismo.

Os cursos online terão início em 23 de março e seguem durante todo o primeiro semestre. O primeiro será o “Elementos Básicos da Comunicação Digital”, voltado a profissionais que estão se adaptando ao meio digital. Em abril será a vez do curso de “Redes Sociais”, com estratégias para a melhor utilização dessas ferramentas no jornalismo. Em seguida, os profissionais terão oficinas para utilizar na práticas as principais redes digitais trabalhadas pelos jornalistas.  Fechando o semestre, haverá o curso de SEO, para orientar sobre a melhor forma de se desenvolver conteúdo que obtenha posição de destaque nos rankings das ferramentas de busca.

A parceria com o Sindjorce surgiu depois das formações oferecidas pelo De Olho na Rede para o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, cuja primeira etapa aconteceu entre setembro de 2020 e fevereiro deste ano, com grandes turmas e resultados bem satisfatórios.

O De Olho na Rede atua desde 2018 em cursos desenhados para o interesse e as necessidades dessa e de outras categorias. Isso porque a comunicação digital é inerente a qualquer área, e as redes sociais digitais são ferramentas mais que necessárias para o marketing e o branding, e isso propicia aos setores um aprimoramento de seus conhecimentos com a adaptação de suas atividades ao meio digital.

“Estamos muito felizes com a parceria do Sindjorce. Sabemos que os profissionais do Ceará e de todo o Nordeste estão bem atentos às mudanças tecnológicas, haja vista o grande número de polos digitais na região”, alegra-se a gestora do De Olho na Rede, Naia Veneranda. “Com mais de 20 anos na área digital, estamos preparadas para o desafio de poder aumentar as oportunidades de aprimoramento profissional com a utilização das ferramentas digitais no dia a dia do profissional”, complementa a professora e jornalista Ivone Rocha, que também está à frente do programa de cursos.

Além disso, com a popularização do ensino a distância barreiras geográficas foram quebradas, o que possibilita uma maior integração e capacitação.

Como pontuam as docentes, “qualquer jornalista de formação, atuação ou estudante pode participar. Esse modelo de formação online permite que a globalização se estabeleça de fato. E possibilita termos alunos do Brasil inteiro e até de outros países”. Nos últimos cursos oferecidos pelo Sindicato dos jornalistas de São Paulo, prosseguem, “entre os participantes havia pessoas da Turquia e da Irlanda. Isso é muito rico! Educar, segundo a concepção de Paulo Freire, é trocar experiências, experimentos e conhecimento. Contribuir com a formação profissional de pessoas é o que fazemos e o que mais gostamos de fazer”.

 

CICLO DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

Curso online “Elementos básicos da comunicação digital”

Datas: 23 e 25 de março de 2021 (terça e quinta) | Das 19h às 21h30

Público: Jornalistas que se consideram com pouco conhecimento no meio digital

Curso online “Redes sociais digitais para jornalistas”

Datas: 17 de abril de 2021 | (sábado) | Das 9h às 13h

Público: Jornalistas que se consideram com pouco conhecimento no meio digital

Oficina online de “Redes Sociais”

Datas: 8 e 15 de maio de 2021 (sábados) | Das 9h às 12h

Público: Jornalistas ou estudantes de jornalismo com pouco conhecimento sobre o uso das redes sociais.

Curso online “Boas práticas de SEO”

Datas: 19 de junho aio de 2021 (sábado) | Das 8h45 às 13h

Público: Jornalistas ou estudantes de jornalismo que já têm alguma familiaridade com a produção de conteúdo online

 

SOBRE O DE OLHO NA REDE

O DE OLHO NA REDE é um programa de cursos criado pelas gestoras Ivone Rocha e Naia Veneranda para dividir seus conhecimentos de mais de 20 anos e trocar experiências sobre comunicação, branding, marketing e negócios digitais. 

Ivone Rocha é jornalista, especialista em mídia digital e em tecnologia da informação, mestre em políticas públicas e professora do ensino superior em comunicação integrada e digital.

Naia Veneranda é jornalista, tradutora, professora e palestrante, formada também em História e especialista em Letras e Comunicação Digital e mestre em Estudos da Tradução. Desenvolve produção técnica em EAD para curso de Letras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :