Pular para o conteúdo principal

*Rota das Falésias recebe famtour da Azul Viagens para fortalecer promoção do litoral leste do Ceará*

  *Rota das Falésias recebe famtour da Azul Viagens para fortalecer promoção do litoral leste do Ceará* _Agentes de viagens participam de roteiro por Águas Belas, Canoa Quebrada, Praia das Fontes e Morro Branco após ação de divulgação realizada pela ADETURF em cidades paulistas_ A Rota das Falésias recebe, entre os dias 19 e 22 de julho de 2026, um famtour da Azul Viagens com agentes de viagens convidados para conhecer de perto atrativos, equipamentos turísticos, meios de hospedagem, gastronomia e experiências disponíveis no litoral leste do Ceará. A iniciativa é realizada pela ADETURF – Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias, em parceria com a Azul Viagens, e integra uma estratégia de promoção do destino no mercado turístico nacional. A programação inclui visitas técnicas e experiências em Águas Belas, Canoa Quebrada, Praia das Fontes e Morro Branco, destinos reconhecidos pelas paisagens de falésias, praias, hospitalidade, gastronomia, lazer e diversidade de atr...

Termina hoje prazo para matrícula da lista de espera do Prouni

 Termina hoje (12) o prazo para os pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) comprovarem as informações da inscrição, para a realização da matrícula. Os documentos devem ser entregues na instituição para a qual o estudante foi pré-selecionado.

A lista com o nome dos selecionados, bem como o cronograma do programa, pode ser acessada por meio do site do Prouni.

A lista de espera é para aqueles que não foram selecionados nas duas chamadas regulares do programa, mas diferentemente da segunda chamada, ela não é automática e os candidatos interessados precisaram manifestar o interesse. A inclusão na lista é apenas para candidatos que participaram do processo seletivo regular do Prouni 2021 e não é aberta a novos inscritos.

Os cursos disponíveis na lista de espera variam em cada edição. Como os resultados da espera vão sendo divulgados aos poucos, conforme a disponibilidade de vagas, o interessado deve acessar o sistema todos os dias, até o encerramento do período, para ver se foi contemplado e apresentar a documentação. O Ministério da Educação não envia mensagens informando sobre a pré-aprovação.

O Prouni acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres. Neste primeiro semestre, o programa oferece bolsas para 13.117 cursos em 1.031 instituições de ensino, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal. São mais de 162 mil bolsas ofertadas, sendo 52.839 para cursos na modalidade de educação à distância.

Bolsas de estudo

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa e, nesse último caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

É preciso que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. Excepcionalmente neste ano, os estudantes serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019, uma vez que as provas do Enem 2020 foram adiadas em razão da pandemia da covid-19.

Comentários