Pular para o conteúdo principal

Últimos dias para entregadores do iFood e seus familiares garantirem bolsas de estudo para conclusão do Ensino Médio

  Últimos dias para entregadores do iFood e seus familiares garantirem bolsas de estudo para conclusão do Ensino Médio   Mais de 30 mil pessoas já se inscreveram para receber gratuidade para o curso preparatório para o Encceja 2024   Estão abertas até o dia 29 de abril as inscrições para a terceira edição do programa Meu Diploma do Ensino Médio, promovido pelo iFood, que oferece bolsas 100% gratuitas para o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A iniciativa é voltada a todos os entregadores e entregadoras cadastrados no aplicativo e, pela primeira vez, também é estendida aos seus familiares. Mais de 30 mil pessoas já se inscreveram.   O curso é oferecido em parceria com a Termine Seus Estudos, plataforma especializada nas disciplinas abordadas no Encceja, oferecendo aos entregadores e seus familiares um conteúdo com qualidade e tutoria humanizada, buscando estimular o engajamento dos participantes. Já o exame oficial é apl

Ação do MPCE requer adequação do transporte escolar de São Benedito à legislação de trânsito

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Promotoria de Justiça de São Benedito, ajuizou Ação Civil Pública (ACP), nessa segunda-feira (12/04), contra o Município de São Benedito para que toda a frota de transporte escolar seja adequada ao previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O MPCE também requer, à Justiça, a condenação do Município por dano moral coletivo, por causa da oferta irregular de transporte escolar e da não observância da prioridade da execução da política da infância e da adolescência.

A ação foi ajuizada no âmbito de inquérito civil público instaurado pelo titular da Promotoria de Justiça de São Benedito, promotor de Justiça Oigrésio Mores, para investigar irregularidades na contratação de empresas que realizam o serviço de transporte escolar franqueado pelo ente municipal. A Promotoria teve acesso aos relatórios de fiscalização da frota de transportes escolares, elaborados entre 2015 e 2019 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para certificar o respeito às regras de segurança estabelecidas no CTB. Contudo, ao final das vistorias, restaram constatadas irregularidades nos veículos vistoriados pela autarquia de trânsito.

Foi averiguado que os veículos vistoriados estão inaptos para circulação, não satisfazendo as exigências para condução dos estudantes de acordo com a legislação vigente. Alguns dos motoristas não atendem os requisitos para condução dos alunos, ferindo, assim, as exigências determinadas nos artigos 136 e 138 do CTB. Vale ressaltar ainda que, em 2017, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) inspecionou o transporte escolar em São Benedito comprovando, mais uma vez, o sucateamento dos veículos, os quais não ofertam condições mínimas de segurança a crianças e adolescentes que deles necessitam.

“Os veículos que compõem a frota municipal não estão aptos a prestar o serviço de transporte escolar tendo em vista que as omissões e inadequações encontradas colocam em risco a vida, a saúde e a segurança dos alunos transportados, o que configura inadmissível situação de omissão, apta a anular os direitos à vida e à educação encartados na Constituição Federal”, declara o promotor de Justiça Oigrésio Mores.

Dessa forma, na ação, o membro do MPCE requer, entre outros, que os veículos que ofertam o serviço de transporte escolar sejam submetidos à inspeção do Detran, com a respectiva comprovação de aprovação pelo órgão de trânsito, sob pena de multa e responsabilização pessoal do prefeito por crime de desobediência. O MPCE também pediu que a Prefeitura seja oficiada a informar: os veículos pertencentes ao Município e contratados que realizam transporte escolar; as rotas de transporte escolar, especificando horário de embarque e desembarque em cada região e o número de alunos por veículos; bem como os recursos repassados através do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) no período de janeiro de 2015 a abril de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.