Pular para o conteúdo principal

UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães Líder estudantil desapareceu em 1973 após lutar contra a ditadura

  Em uma cerimônia emocionante, a Universidade de Brasília (UnB) concedeu nesta sexta-feira (26) o diploma de geólogo ao estudante Honestino Guimarães, desaparecido político perseguido durante a ditadura militar e cujo corpo nunca foi encontrado. Liderança estudantil, Honestino foi preso em 1965 e viveu na clandestinidade nos anos seguintes. Ele foi sequestrado em 1973 e nunca mais foi visto. A confirmação pública de sua morte ocorreu em 1996.  O reconhecimento, concedido na modalidade port mortem, ocorreu no auditório da Associação dos Docentes da UnB e contou com a presença de professores, estudantes, familiares de Honestino e autoridades locais e nacionais.  Na cerimônia, foi anunciada a decisão do Conselho Universitário da UnB que anulou a decisão de desligar Honestino da instituição de ensino. Ele havia sido expulso em 1968, antes de concluir a graduação. A reitora da universidade e presidente do Conselho Universitário, Márcia Abrahão, anunciou a concessão do título e explicou que

Agefis e Guarda Municipal realizam 180 ações fiscalizatórias no último fim de semana

 Laura Jucá e Coronel Holanda olham para a câmera, ambos usam máscara

Laura Jucá, da Agefis, e coronel Eduardo Holanda, Sesec, durante a live desta segunda-feira (26/04) (Foto: Marcos Moura)

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal realizaram, no último fim de semana (23 a 25/04), 180 fiscalizações a estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. Durante o período, foram registradas nove interdições em virtude do descumprimento às medidas de enfrentamento à Covid-19 previstas nos decretos municipal e estadual. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a Prefeitura detalhou os indicadores na manhã desta segunda-feira (26/04).

As ações, realizadas por meio de denúncias e de buscas ativas, resultaram, ainda, na emissão de 18 autuações. Além disso, na noite do último domingo, foi encerrado, no bairro Bom Jardim, um evento irregular, promotor de aglomeração.

Nas ações de combate à poluição sonora, agentes em campo apreenderam um paredão de som. De acordo com a Lei nº 9.756/11, é vedado o funcionamento de equipamentos similares em vias, praças, praias e demais logradouros públicos. Em caso de descumprimento, o infrator tem o material apreendido e recebe multa a partir de R$ 1.404,00.

Além de apresentar o balanço, a superintendente da Agefis, Laura Jucá, detalhou as novas medidas previstas em decreto, em vigor a partir desta segunda-feira (26/04), e enfatizou a importância da manutenção das responsabilidades compartilhadas para conter a disseminação viral em Fortaleza.

“De segunda a sexta-feira, o comércio de rua e os shoppings da Capital seguem funcionando, respectivamente, das 10 às 16h e de 12h às 18h. Em conformidade com a legislação vigente, a capacidade máxima para atendimento simultâneo aumentou de 25% para 40% e deve ser respeitada pelos estabelecimentos. É indispensável que, mesmo neste período de transição, com a colaboração de todos, nós sigamos combatendo aglomerações, orientando a população a respeito da importância do uso de máscara e álcool gel e coibindo eventuais descumprimentos à legislação em vigor”, informou, acrescentando que segue proibida a realização de feiras livres na Capital.

“O retorno das atividades é gradual. Não podemos pensar que está tudo resolvido porque os números continuam preocupantes. Graças ao trabalho incessante do poder público, associado ao esforço da população, estamos apresentando uma melhora nos indicadores, mas é importante que permaneçamos atentos. Não é hora de relaxar para que possamos vencer, definitivamente, este vírus”, ressaltou o secretário Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), coronel Eduardo Holanda.

Nos fins de semana, apenas atividades essenciais permanecerão autorizadas a funcionar. O Município seguirá, portanto, adotando o isolamento social rígido para conter aglomerações, eventuais descumprimentos às medidas sanitárias e potenciais riscos à saúde.

“Inclusive, as atividades físicas individuais devem ser realizadas também de segunda a sexta-feira. Tudo isso tem o objetivo de garantir que os números permaneçam em queda, assegurando a saúde e a vida da nossa população”, completou.

Saiba mais: Decreto inclui novas atividades no processo de retomada gradual da economia em Fortaleza

Atuação integrada

As ações de fiscalização contam com a participação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Denúncias

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. Denúncias sobre aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.