Pular para o conteúdo principal

Benefício: MPCE recomenda protocolo de segurança e organização das filas de distribuição de “Vale Gás de Cozinha” em Santana do Acaraú

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça da Comarca de Santana do Acaraú Alexandre Pinto Moreira, expediu, no dia 8, uma Recomendação ao prefeito e à secretária do Trabalho e da Ação Social daquele município, a fim de que adotem providências no sentido de organizar as filas nas instituições públicas que procederão à distribuição dos “Vale Gás de Cozinha”. A iniciativa do MPCE visa evitar aglomerações durante o período da pandemia da Covid-19, no Município de Santana do Acaraú. 

Desta forma, os gestores municipais devem, em prazo imediato, dar publicidade no site oficial da Prefeitura de Santana do Acaraú, em rádios da Cidade e, se possível, em “carro volante”, acerca da lista das famílias beneficiárias do “Vale Gás de Cozinha” no ano de 2021. Eles precisam adotar todas as medidas administrativas necessárias para fiscalizar e evitar aglomerações de filas de espera nos locais públicos em que serão distribuídos os “Vale Gás de Cozinha”, às famílias beneficiadas do Município de Santana do Acaraú, devendo garantir a distância, de pelo menos, dois metros entre as pessoas que estejam aguardando atendimento. 

Para tanto, a fila deve ter uma marcação com adesivos ou outros meios de distância mínima de dois metros entre os representantes das famílias beneficiadas, inclusive, fora das repartições públicas, ou outro meio de controle visual igualmente eficaz e perceptível àqueles que estiverem realizando fiscalização e aos próprios consumidores e, caso seja infrutífera, verifique outras opções, inclusive a disponibilização de tendas e/ou outras estruturas para acomodação sem que haja aglomeração. 

A referida secretária deverá designar servidores públicos, terceirizados, empregados, colaboradores ou outros lotados na Secretaria do Trabalho e da Ação Social de Santana do Acaraú para controlarem as aglomerações de filas de espera nas repartições públicas em que serão distribuídos os “Vale Gás de cozinha”. O Município de Santana do Acaraú deverá envidar todas os esforços necessários para cumprir seus misteres e observância dos inteiros teores dos Decretos Municipais e estaduais em vigor, especialmente, em instituições públicas destinadas à distribuição dos benefícios, com ações razoáveis e proporcionais para evitar aglomerações. 

O prefeito e à secretária do Trabalho e Ação Social do Município de Santana do Acaraú têm o prazo de cinco dias, para comunicarem a Promotoria de Justiça o cumprimento da Recomendação, bem como encaminharem o plano elaborado e direcionado a evitar aglomerações nas instituições públicas no momento da distribuição dos “Vale Gás de cozinha” às famílias beneficiadas, utilizando-se do e-mail: prom.santanadoacarau@mpce.mp.br, devendo encaminhar documentações e informações referentes à Recomendação. 

O promotor de Justiça alerta que o eventual descumprimento da Recomendação importará na tomada das medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive no sentido de apuração de responsabilidades civil, administrativa e criminal dos agentes públicos, que, por ação ou omissão, caso o ente municipal não adote todas as medidas necessárias para evitar aglomerações nas instituições públicas durante a distribuição dos “Vale Gás de cozinha” e, consequentemente, evitar a proliferação da Covid-19 no Município de Santana do Acaraú, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.