Pular para o conteúdo principal

Bombeiros de Canindé alertam aumento de resgate de cobras na área urbana

 

Bombeiros de Canindé alertam aumento de resgate de cobras na área urbana

Bombeiros de Canindé alertam aumento de resgate de cobras na área urbana

Bombeiros de Canindé alertam aumento de resgate de cobras na área urbana. Na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15). Nos últimos meses o número de ocorrências com a tipologia resgate de cobras, localizadas na zona urbana de Canindé, aumentou considerável, em relação ao mesmo período de 2020.

De acordo com o Tenente Erasmo Costa, do Corpo de Bombeiros de Canindé (6ªCia/1ºBBM), a população tem acionado com frequência os profissionais para realizarem o resgate de cobras, na sua quase totalidade da espécie Jibóia Constritora, popularmente conhecida como Cobra de Veado.

A alta temperatura e o desmatamento no habitat natural destes animais fazem com que migrem para outros espaços.

Características

” Com a destruição do habitat e das fontes de alimento e de água, as serpentes procuram em algumas casas esses dois fatores – explica o oficial.”

De acordo com o profissional, os resgates de cobras acontecem com maior frequência em casas que acumulam entulhos e que têm vegetação no seu entorno. Os restos de materiais como madeiras, telhas e tijolos favorecem a proliferação de animais como os ratos e baratas, que são alguns dos alimentos das cobras.

Como as serpentes (cobras) são ectodérmicas. Ou seja, que não são capazes de controlar a temperatura corporal, as serpentes vão atrás de umidade e lugares frios em dias de muito calor para diminuir a temperatura do corpo. Por isso, é comum os bombeiros encontrarem as cobras escondidas em cantos escuros e frios, como embaixo de pias e tanques. Os bombeiros são responsáveis pelo resgate do animal de modo correto. Assim como,  de sua soltura imediata em local apropriado, destes animais silvestres, evitando acidentes às pessoas e protegendo as espécies.

As cobras são animais que não convivem bem com os humanos porque são espécies primitivas, conforme Tenente Erasmo. Elas não mordem as pessoas para atacar, mas como uma maneira de defesa. Se você se deparar com o animal, não entre em Pânico, nem vá tentar capturar, procure se manter distante e ligue 193 que uma das nossas equipes irá até o local para realizar o resgate com segurança.

A serpente tipo jiboia não é peçonhenta. Ao capturar uma presa, enrodilha-se em torno dela (constrição) e aperta até causar sua morte por asfixia. Ao longo das escamas da boca, a cobra possui fossetas labiais, órgãos termossensitivos que auxiliam na busca por alimento.

Em 2020, na zona urbana de Canindé/CE foram resgatadas entre janeiro e abril, 8 cobras. Enquanto que em 2021, no mesmo período, foram resgatadas 17 cobras. A maioria das cobras resgatadas foram tipo Jibóia, no entanto, as fotografias mostram que também convivem na região outros tipos, como a cobra coral e a cobra verde, também nominada de cobra de cipó.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.