Pular para o conteúdo principal

Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

  A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado.  Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...

Comércio funcionará no Feriado de Tiradentes

 

Abertura das lojas de rua e dos shoppings centers ocorrerá de acordo com o decreto de isolamento social do Governo do Estado

Nesta quarta-feira, dia 21 de abril, é feriado de Tiradentes, mas o comércio de rua e dos shoppings centers vão abrir normalmente em Fortaleza, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho. Para a CDL de Fortaleza, a abertura no feriado é importante uma vez que um dia de loja fechada representa uma queda de 5% no faturamento do mês.

Pelo atual decreto, as lojas de rua do Centro podem abrir de 10h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, e dos shoppings, de 12h às 18h, mas devem fechar nos sábados e domingos, quando vigora o chamado isolamento social rígido.

Apesar dessa abertura no feriado de Tiradentes, para o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, o horário reduzido na semana e o fechamento nos fins de semana devem aprofundar a crise no setor.

“Alguns lojistas, especialmente do Centro de Fortaleza, que tem três empregados, estão demitindo um ou até dois, porque não estão suportando pagar a folha na íntegra como se tivesse funcionando normalmente. Outros maiores estão aguentando, mas também já pensam nos cortes. Então, precisamos encontrar uma solução para que as lojas abram todos os dias e, ao mesmo tempo, possamos controlar as aglomerações atendendo à saúde pública”, pontua Assis Cavalcante.

Assis Cavalcante explica ainda que o comércio vem acumulando perdas desde o fim do ano passado, com a redução do auxílio emergencial, e que foram aprofundadas durante o período de lockdown na Capital que durou mais de um mês, entre 5 de março e 11 de abril de 2021.

“O agravamento da pandemia já se reflete em dados preliminares sobre o desempenho dos setores de comércio e serviços no mês de março e reforça a expectativa de uma piora na economia no primeiro trimestre do ano”, sinaliza.  

Entre os indicadores que mostram essa tendência, está o índice de vendas no varejo da Getnet, que registra queda de 5,6% na comparação mensal e de 17,8% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da primeira quinzena do mês de março, levando em conta todo o país e quando o Ceará estava em lockdown. É o maior recuo anual desde os 22,5% registrados em abril do ano passado.

Já os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a fevereiro de 2021, mês em que o Ceará ainda não estava em isolamento social rígido, divulgados na semana passada, revelam que, no acumulado dos últimos 12 meses, as vendas do varejo recuaram 6,1% no Ceará.

“O cenário é bem ruim. Ainda estamos contabilizando as perdas de março e estamos em um mês de abril ainda sob o efeito do lockdown que contaminou a economia. Os próximos meses serão desafiadores e precisamos urgentemente de um entendimento para quem sabe tenhamos um bom Dia das Mães”, conclui Assis Cavalcante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.