Pular para o conteúdo principal

Comércio funcionará no Feriado de Tiradentes

 

Abertura das lojas de rua e dos shoppings centers ocorrerá de acordo com o decreto de isolamento social do Governo do Estado

Nesta quarta-feira, dia 21 de abril, é feriado de Tiradentes, mas o comércio de rua e dos shoppings centers vão abrir normalmente em Fortaleza, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho. Para a CDL de Fortaleza, a abertura no feriado é importante uma vez que um dia de loja fechada representa uma queda de 5% no faturamento do mês.

Pelo atual decreto, as lojas de rua do Centro podem abrir de 10h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, e dos shoppings, de 12h às 18h, mas devem fechar nos sábados e domingos, quando vigora o chamado isolamento social rígido.

Apesar dessa abertura no feriado de Tiradentes, para o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, o horário reduzido na semana e o fechamento nos fins de semana devem aprofundar a crise no setor.

“Alguns lojistas, especialmente do Centro de Fortaleza, que tem três empregados, estão demitindo um ou até dois, porque não estão suportando pagar a folha na íntegra como se tivesse funcionando normalmente. Outros maiores estão aguentando, mas também já pensam nos cortes. Então, precisamos encontrar uma solução para que as lojas abram todos os dias e, ao mesmo tempo, possamos controlar as aglomerações atendendo à saúde pública”, pontua Assis Cavalcante.

Assis Cavalcante explica ainda que o comércio vem acumulando perdas desde o fim do ano passado, com a redução do auxílio emergencial, e que foram aprofundadas durante o período de lockdown na Capital que durou mais de um mês, entre 5 de março e 11 de abril de 2021.

“O agravamento da pandemia já se reflete em dados preliminares sobre o desempenho dos setores de comércio e serviços no mês de março e reforça a expectativa de uma piora na economia no primeiro trimestre do ano”, sinaliza.  

Entre os indicadores que mostram essa tendência, está o índice de vendas no varejo da Getnet, que registra queda de 5,6% na comparação mensal e de 17,8% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da primeira quinzena do mês de março, levando em conta todo o país e quando o Ceará estava em lockdown. É o maior recuo anual desde os 22,5% registrados em abril do ano passado.

Já os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a fevereiro de 2021, mês em que o Ceará ainda não estava em isolamento social rígido, divulgados na semana passada, revelam que, no acumulado dos últimos 12 meses, as vendas do varejo recuaram 6,1% no Ceará.

“O cenário é bem ruim. Ainda estamos contabilizando as perdas de março e estamos em um mês de abril ainda sob o efeito do lockdown que contaminou a economia. Os próximos meses serão desafiadores e precisamos urgentemente de um entendimento para quem sabe tenhamos um bom Dia das Mães”, conclui Assis Cavalcante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.