Pular para o conteúdo principal

Em tempos de pandemia, startups de educação são soluções inovadoras para fortalecimento do ensino


Com a quarentena, as aulas online tornaram-se parte da rotina de muitos brasileiros.  A popularização do ensino à distância também foi favorável para a valorização das chamadas startups edtechs, que são empresas que utilizam a tecnologia para criar soluções inovadoras para a educação. Conforme o mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Startups, atualmente o Brasil possui cerca de 449 edtechs. 

Projetos como o Programa Corredores Digitais, iniciativa do Governo do Ceará por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), acolhem e fornecem incentivos para o fortalecimento dessas e outras startups de diferentes segmentos.  Wesley Lucena, agente de Desenvolvimento do programa, relata que durante as edições do Corredores Digitais já foi possível apoiar soluções cearenses inovadoras para a área da educação. “Estas iniciativas vão desde plataformas de aulas gratuitas até games para o desenvolvimento da aprendizagem sobre gestão. É o caso das startups Logistics Game e Irados Games”, afirma. 

Para Wesley Lucena, as perspectivas de mercado  para esse segmento são promissoras. “Já existe grande concorrência para as startups de educação, mas o mercado mostra-se amplo e promissor, sobretudo após a grande adesão do ensino à distância. E as possibilidades de criar novas soluções são bem grandes, já que todos querem aprender sobre algo, seja educação básica, técnica, superior ou até mesmo no meio corporativo” , complementa.

Conheça as startups edtechs cearenses que participaram do Corredores Digitais:

A Logistics Game é uma iniciativa para ser aplicada em empresas ou  instituições de ensino para profissionais em processo de graduação e pós-graduação em gestão. O jogo baseia-se na criação de empresas virtuais que concorrem entre si buscando suprir uma demanda de mercado. O grande desafio é gerenciar a empresa e seus departamentos, de forma a torná-la competitiva e lucrativa.

Já a Irados Game desenvolve jogos educacionais para facilitar o aprendizado de crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. “Numbers on the Table” foi um dos jogos criados para facilitar o entendimento da tabuada. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :