Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL JUAZEIRO DO NORTE DE MÚSICA DO NORDESTE ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E RODAS DE CONVERSA

 



 

Nos dias 23 e 24 de abril acontecem as apresentações musicais do Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste – Rabecas e Guitarras no Sertão de São Saruê, com programação on-line e gratuita. Além de apresentar a diversidade da produção musical do Cariri, o festival realiza ações formativas para artistas e profissionais da área, de 14 a 22 de abril, com inscrições pela internet. A realização é da Associação Cultural Junina Renascer (ACJR), com apoio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020).

 

Oficinas

            De 14 a 16 de abril, o Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste promove as oficinas A Rabeca Brasileira; Composição Musical para Repertórios Juninos; e Roadie; todas realizadas na plataforma Google Meet, que pode ser acessada via computador, tablet ou celular. As inscrições são abertas a interessados de todo o Brasil.

Ministrada por Fabiano de Cristo, com a participação especial do Mestre Gil Chagas, a oficina A Rabeca Brasileira abre a programação. Conhecido como integrante do grupo musical Fulô da Aurora, Fabiano é graduado em Música – Licenciatura pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), especialista em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo, também pela UFCA e mestrando em Educação pela URCA. Reconhecido como Mestre da Cultura do Ceará, Gil Chagas domina a arte da madeira e hoje se dedica à luthieria - produção artesanal de instrumentos musicais de corda com caixa de ressonância – e à formação nessa área.

São 20 vagas para as aulas voltadas para músicos, artistas, arte-educadores, educadores musicais, iniciantes e pessoas interessadas por música. A proposta é introduzir o vasto universo da música de rabeca por meio da sua história, inserção na música de tradição oral nas zonas rurais do Brasil e interação com novos contextos na música popular brasileira. Além disso, inclui um estudo prático do instrumento a partir de repertórios e da análise de sotaques específicos da rabeca em diversos contextos.

Na oficina Composição Musical para Repertórios Juninos, a ideia é promover um bate-papo entre os participantes, estimulando a partilha dos conhecimentos em música junina. Essa é aberta ao público e vai apresentar a história da quadrilha junina, as composições, tema, arranjo, instrumentos, ritmo e as quadrilhas. O facilitador é o músico Germano Pereira, prático de acordeom popular nos grupos de reisado, bacamarteiros e quadrilhas juninas da cidade de Juazeiro do Norte (CE).

oficina de Roadie vai ensinar, basicamente, as noções básicas para se atuar na área da produção técnica dos palcos, ensinando a ler e criar um Rider técnico, mapa de palco, montar a banda e mapear em situações de festivais. O facilitador Mateus Coruja traz a experiência do seu trabalho em grandes eventos como Réveillon, Carnaval e Pré-Carnaval de Fortaleza; shows internacionais das bandas NOFX, The Offspring e Biohazard; além de músicos como Ednardo. Hoje é professor do curso de roadie do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), tendo ministrado aulas no Porto Iracema, Rede Cuca e Instituto Dragão do Mar.

Entre 19 e 21 de abril, a programação do festival segue com as oficinas de Composição Musical e Técnicas de Som.  A primeira é uma vivência livre que, por meio de estímulos sensoriais e diálogos diversos, vai proporcionar “um ambiente amplo de descobertas, experimentações e partilhas, onde a composição musical é abordada como um fluxo de movimento sonoro, sem a obrigatoriedade de conhecimento teórico de música e considerando o olhar de cada participante na construção de um fazer sonoro colaborativo”. Para essa ação, o festival reúne o músico, compositor, cantor e produtor cultural, Flauberto Gomes; a musicista, cantora e produtora cultural Ingrid Alidiane – ambos do Juazeiro do Norte; e o cantor, compositor, arranjador e músico multi-instrumentista do Crato, Ranier Oliveira.

Já a oficina de Técnicas de Som traz uma abordagem introdutória teórica às técnicas de sonorização com introdução ao áudio, equipamentos e técnicas que podem ser utilizadas na prática de pequenos e médios eventos. A facilitadora é Naiara Lopes, musicista, instrumentista e técnica de palco desde 2011, que traz ainda em seu currículo experiências em direção e produção técnica.

 

Rodas de Conversa

Encerrando as ações formativas, o Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste – Rabecas e Guitarras no Sertão de São Saruê realiza duas rodas de conversa, nos dias 21 e 22 de abril, às 17h. Essas são abertas ao público, acessíveis em LIBRAS e transmitidas ao vivo pelo YouTube da Ciranda Mídia, parceira do evento.

Na quarta-feira (21), o tema é Sonoridades do Cariri – Do Pífaro a Guitarra, com o cantor e compositor Dudé Casado e o rabequeiro Beto Lemos, e mediação de Alda Maria. Na quinta-feira, a conversa gira em torno do Movimento Cabaçal – Surgimento, Influências, Trajetória e Legado, com a mediação de Jéssika Cariri; participação de Adriano Aniceto, integrante da banda cabaçal Irmãos Aniceto; e Mestre Chico, instrumentista, luthier de rabecas e Tesouro Vivo do Ceará.

 

SERVIÇO

FESTIVAL JUAZEIRO DO NORTE DE MÚSICA DO NORDESTE – AÇÕES FORMATIVAS

 

OFICINA A RABECA BRASILEIRA

Data: 14 a 16/04

Horário: 14h às 17h

Vagas: 20

Inscrições: https://forms.gle/fQC2KZQ5rAHihQRh9

 

OFICINA DE COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA REPERTÓRIOS JUNINOS

Data: 14 a 16/04

Horário: 18h às 21h

Inscrições: https://forms.gle/DUVRrqC9C963TpRE7

 

OFICINA DE ROADIE

Data: 14 a 16/04

Horário: 18h às 21h

Vagas: 25

Inscrições: https://forms.gle/DUVRrqC9C963TpRE7

 

OFICINA DE COMPOSIÇÃO MUSICAL

Data: 19 a 21/04

Horário: 14h às 17h

Vagas: 20

Inscrições: https://forms.gle/DUVRrqC9C963TpRE7

 

OFICINA TÉCNICAS DE SOM

Data: 19 a 21/04

Horário: 18h às 21h

Inscrições: https://forms.gle/DUVRrqC9C963TpRE7

 

 

RODA DE CONVERSA: SONORIDADE DO CARIRI – DO PÍFARO A GUITARRA

Data: 21/04

Horário: 17h

Transmissão: YouTube Ciranda Mídia

 

RODA DE CONVERSA: MOVIMENTO CABAÇAL – SURGIMENTO, INFLUÊNCIAS, TRAJETÓRIA E LEGADO

Data: 22/04

Horário: 17h

Transmissão: YouTube Ciranda Mídia

 

Mais informações sobre o festival: @festivaljuazeirodemusica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.