Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará anuncia início da retomada gradual das atividades não essenciais a partir do dia 12 de abril

 

A retomada gradual das atividades não essenciais no Ceará deve acontecer a partir do dia 12 de abril. A decisão foi tomada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará em reunião no fim da tarde deste domingo (4), e anunciada pelo governador Camilo Santana, acompanhado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Assim, o decreto de Isolamento Social Rígido será renovado por mais uma semana para todo o Estado.

“Por uma questão de princípio de precaução, pela orientação dos nossos profissionais do Comitê, dos nossos cientistas, nós estamos anunciando aqui hoje, eu e o Sarto, em nome do Comitê, que vamos iniciar a flexibilização, a abertura de forma planejada, gradual, das atividades não essenciais no Estado do Ceará a partir de 12 abril”, declarou o governador. O chefe do Executivo Estadual afirmou que os critérios para retomada passam também pelo diálogo aberto com os setores da economia, com reuniões ao longo da semana que se inicia.

Números melhores

Camilo Santana enfatizou que o Isolamento Social Rígido, decretado em 13 de março como medida para conter o avanço da segunda onda da pandemia no Ceará, tem sido decisivo para reduzir infecções e internações causadas pelo Coronavírus. “Os dados apresentados hoje mostram que esse Isolamento Social Rígido tem trazido resultados importantes. Temos diminuído o número de casos em todo o estado do Ceará e em Fortaleza, que começou com os dados mais fortes da pandemia. Temos diminuído a transmissão, ou seja, um fator de reprodução calculado que chamamos de RT tem caído em Fortaleza, na Região Metropolitana, e no Ceará como um todo”.

Apesar disso, o prefeito de Fortaleza ressaltou que é preciso mais tempo para consolidar a tendência registrada na última semana, além de avançar com a campanha de vacinação e abertura de mais leitos. “A circulação viral ainda é muito grande. Nós temos um número positivo desses últimos três dias, vacinamos quase 90 mil pessoas. Quero aproveitar e parabenizar os profissionais de saúde que estavam à frente, parabenizar todos os servidores, mais uma vez, verdadeiros guerreiros e guerreiras”.

O governador também parabenizou os profissionais que estão atuando no enfrentamento à Covid-19. “Quero aproveitar para parabenizar todas as equipes em todos os municípios do estado do Ceará que têm feito a vacinação, não só os profissionais de saúde que têm estado na linha de frente no atendimento, no acolhimento ao enfrentamento à Covid, salvando vidas, mas também nesse trabalho que tem sido feito de vacinação da população. Se tivéssemos mais vacinas já teríamos superado essa pandemia. Eu sempre tenho dito que a única forma de superarmos essa pandemia é a vacinação”.

Ao fim da live, Camilo Santana reforçou a importância da colaboração de todos e desejou um ótimo domingo de Páscoa. “Essa união de todos para que a gente possa superar essa pandemia. Teremos mais vacinas esta semana, expectativa de receber novo lote. Portanto, vamos juntos vencer essa pandemia. E pedimos, mais uma vez, a compreensão de toda a população do estado do Ceará”, finalizou.

Vacinação no Ceará

Na última quarta-feira (31), o Ceará ultrapassou a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população. Até 12h de sexta-feira (2), tinham sido aplicadas 1.101.903 doses, sendo 874.319 como primeira dose e outras 227.594 de segunda dose. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as vacinas foram aplicadas dentro das Fases 1 e 2 do Programa Nacional de Imunização (PNI), contemplando idosos a partir de 75 anos, profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia e idosos com idade inferior a 75 anos, em ordem decrescente.

Mais leitos

Na manhã deste domingo, começou a funcionar a nova unidade de campanha do Hospital de Messejana, com mais 38 leitos de enfermaria para atender pacientes com Covid-19. Até o momento, o Governo do Ceará entregou 4.828 leitos exclusivos para Covid-19, contemplando todas as regiões do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :