Pular para o conteúdo principal

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista Copa do Nordeste tem definição dos classificados para as quartas

  Santos derrotou o Bragantino por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (27) em Itaquera, para garantir a classificação para a final do Campeonato Paulista. Desta forma o Peixe retorna a uma decisão de estadual após um hiato de oito anos. Agora o time da Vila Belmiro aguarda a outra semifinal para conhecer o seu adversário na final do Paulista. Palmeiras e Novorizontino jogam pela outra vaga na decisão a partir das 21h35 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (28) no Allianz Parque. A vitória do Santos foi construída com gols de Giuliano, Guilherme e Joaquim, enquanto Eduardo Sasha marcou o gol de honra do Massa Bruta. Quartas da Copa do Nordeste A noite desta quarta-feira também foi de definição das oito equipes classificadas para as quartas de final da Copa do Nordeste. Pelo Grupo A avançaram o Sport (após vitória de 3 a 0 sobre o Juazeirense), o CRB (que bateu o Altos por 2 a 0), o Botafogo-PB (que goleou o Bahia por 4 a 0) e o Ceará (que superou o Itabaiana por 2 a 1). Já no G

Jogos Indígenas do Ceará ganham destaque na internet

 

Projeto “Esportes em Território Indígena” disponibiliza gratuitamente vídeo e publicação digital. São ações básicas de educação e difusão do Festival Alberto Nepomuceno - FAN realizadas com apoio da Lei Aldir Blanc, via SecultFor

 

O vídeo e a publicação digital “Jogos Indígenas do Ceará”, ambos com o mesmo nome, são peças básicas de comunicação e difusão com conteúdos produzidos no âmbito do Festival Alberto Nepomuceno – FAN. As publicações são pensadas como uma iniciação aos povos indígenas do Ceará a partir da prática dos jogos realizados em cada etnia e com todas elas reunidas no encontro estadual. O vídeo está disponível no instagram @soufanfestival e a publicação pode ser solicitada diretamente para a produção do FAN.

A documentação fotográfica é de Iago Soares, que há anos vem se dedicando ao registro de povos indígenas, principalmente junto aos povos Tapeba, em Caucaia, e Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca. Inclui ainda fotos de Cris Queiroz, da direção do FAN. Com entrevistas e pesquisa feitas pelo historiador João Paulo Vieira, a ideia básica era produzir conteúdo que pudesse ser usado em escolas, salas de aula, bibliotecas e outros caminhos de educação. “Vídeo e publicação digital são como um convite para conhecer saberes e fazeres dos povos indígenas do Ceará, uma iniciação”, resume a jornalista Izabel Gurgel, colaboradora do Festival. 

O vídeo e a publicação digital reúnem dados sobre as modalidades praticadas, os materiais da natureza utilizados na confecção dos objetos usados nos jogos, as práticas individuais e coletivas, a participação de mulheres e homens. Os jogos são modos de afirmar a vida coletiva, transmitir saberes, construir memórias, celebrar a ancestralidade, fortalecer laços em comum e confraternizar.

Realizado pelo Festival Alberto Nepomuceno - FAN, através da Vagalume Produção Cultural e Comunicação, com apoio institucional da Cardume - Associação Comunitária Cultural Ambiental e Social Praia das Pedrinhas, o projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura da Prefeitura de Fortaleza - SecultFor.

 

Os Jogos Indígenas do Ceará como confraternização entre os povos

vídeo e a publicação digital “Jogos indígenas no Ceará” abordam as atividades realizadas entre os povos que vivem em municípios de Norte a Sul do Estado: Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Karão-Jaguaribaras, Kariri, Pitaguary, Potiguara, Tabajara, Tapeba, Tapuya-Kariri, Tremembé, Tubiba-Tapuia e Tupinambá. Vivem em comunidades nos municípios de Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Quiterianópolis, São Benedito, Itarema, Pacatuba, Poranga e Tamboril.

Uma vez ao ano todas as etnias jogam juntas. Por conta da pandemia em curso, a última edição estadual aconteceu em 2019. Ao longo do ano, cada povo indígena joga ao seu modo, nas escolas indígenas, nas festas locais. Cada povo tem o seu calendário de festas e rituais. Os Tapeba, por exemplo, realizam os jogos em outubro, quando da Festa da Carnaúba, no Terreiro Sagrado dos Pau Branco, em Caucaia. Já os Tremembé na Barra do Mundaú, em Itapipoca, dentre outras ocasiões, fazem os jogos na Festa do Murici e do Batiputá, que acontece sempre em janeiro.

Mulheres e homens participam dos jogos em várias modalidades: arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida com tora, futebol, queda de braço e triathlon. Entre as crianças, acontecem também em formato de brincadeira, como a corrida de cavalinho. Desde a preparação, cada modalidade e os modos de realizá-las reafirmam o sonho e a luta comum de todos os povos indígenas do Ceará, e do Brasil: A Terra livre, terras livres e demarcadas, como inscrito na Constituição Magna de 1988.

Como bem resume Leidiane Tapeba, diretora da escola indígena na comunidade em Caucaia: “existe toda uma preparação antes dos jogos. Atletas vão à mata providenciar o material a ser utilizado, como as madeiras tucum para fazer arco e flecha, o tronco da carnaúba tem que ser preparado com antecedência para fazer a maraca, retiramos da natureza a cabaça e as sementes. Na preparação, reunimos os alunos para conhecer as sementes, a importância delas e dos materiais dos jogos para nossa etnia, para os povos indígenas do Ceará”.

 

SERVIÇO:

Jogos Indígenas do Ceará

Vídeo disponível no Instagram @soufanfestival

Solicitação da publicação digital via Whatsapp: (85) 98565.1002

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.