Pular para o conteúdo principal

Meio Ambiente: Após atuação do MPCE, empresas de extração de pedras são fiscalizadas em Juazeiro do Norte

 

Em cumprimento às requisições expedidas pelo Ministério Público, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) deflagraram fiscalizações no Sítio Pau Seco, em Juazeiro do Norte, a fim de constatarem eventuais irregularidades de ordem ambiental e urbanística nas atividades das Empresas de Extração de Pedras situadas na localidade. 

As fiscalizações foram requisitadas num Inquérito Civil, instaurado pela titular da 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, Efigênia Coelho Cruz, a fim de apurar denúncia de que três empresas de produção de britas, instaladas naquela cidade, estão supostamente causando danos ambientais e urbanísticos em virtude de irregularidades nas atividades desenvolvidas pelos empreendimentos. 

Consta na denúncia, que deu sustentação à instauração do Inquérito Civil, que os moradores da localidade têm sofrido diversos danos, desde o intenso tráfego de veículos pesados na única via da comunidade, até prejuízos nas estruturas físicas das residências, em razão do processo de extração mineral. 

O DEMUTRAN, em cumprimento à requisição expedida pelo Ministério Público, realizou uma operação na localidade, ocasião em que quase 30 veículos foram abordados, tipo caminhão basculante. A maioria dos automóveis apresentou bom estado de conservação, contudo foi possível verificar que alguns veículos apresentaram lonas rasgadas, carga sem a utilização da lona e pneus em péssimo estado. A SEINFRA, por sua vez, notificou as Empresas Cariri Britagem e SB Locações para comparecerem ao Órgão Municipal, a fim de buscar melhorias para as vias usadas para o transporte das britas. 

A promotora de Justiça, Efigênia Coelho Cruz, esclareceu que a situação está sendo acompanhada pelo Ministério Público, através de Inquéritos Civis, bem como expôs que as ações fiscalizatórias em evidência são resultantes da atuação extrajudicial da 9ª Promotoria de Justiça. Ela enfatizou que o Ministério Público está aguardando o laudo requisitado à Superintendência Estadual de Meio Ambiente, para averiguar a regularidade ambiental dos citados empreendimentos. Ressaltou, por fim, que adotará todas as medidas extrajudiciais e judiciais necessárias para tutelar o meio ambiente e o planejamento urbano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.