Pular para o conteúdo principal

Projeto Palavras de Abril recebe Xico Sá falando de novos livros e projetos

 

 

O caixeiro viajante da crônica e da prosa amorosa cearense aterrissa mais uma vez em terras alencarinas, dessa vez não como adoram seus leitores, com muito abraço, sorrisos e carinhos, por conta da pandemia, mas com a mesma veia satírica e lírica de sempre.

 

encontro do renomado escritor e jornalista Xico Sá com o público cearense acontece no dia 20/4, às 19h, no Instagram @palavras.projeto e pelo Canal do Youtube da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). Mediado por Fabiano Piúba, escritor, gestor cultural e atual secretário de cultura do Ceará, a conversa segue sobre sua obra e suas últimas publicações: O Livro das Mulheres Extraordinárias (editora Três Estrelas) e Sertão Japão (editora Casa de Irene). O encontro promete uma conversa instigante sobre livros, política e outros temas.  

 

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros numa ação conjunta  com a Biblioteca Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o projeto Palavras conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

 

 

Jornalista premiado, ex-colunista da Folha de São Paulo e portal UOL, Xico Sá já teve recentemente uma de suas obras adaptadas para o cinema – Big Jato – um romance autobiográfico, onde narra sua infância e adolescência no Cariri cearense. Em 2019, participou do projeto Você é o que Você Lê ao lado do ator e humorista Gregório Duvivier e da atriz e apresentadora Maria Ribeiro, visitando várias cidades pelo país num divertido encontro literário.

 

Desde 2006, participou em Fortaleza de lançamentos e projetos literários como Mundo Livro, onde lançou Catecismo de Intimidades, Devoções e Pornografias, ‘Chabadabadá’ em 2011, e Big Jato. Em 2018, também participou como conferencista da I Feira Literária de Fortaleza e atualmente retorna como colunista do jornal Diário do Nordeste na versão digital, onde desfila seu humor lírico e a crônica inteligente e bem-humorada.

 

Autor também familiarizado com a TV, Xico Sá faz participações em programas da Sport TV comentando futebol, em Saia Justa do Canal GNT falando sobre comportamento, na TV Cultura no programa Cartão Verde ao lado do ex-jogador e amigo Sócrates, em especiais em copas do mundo e no programa Amor & Sexo com a apresentadora Fernand Lima, na TV Globo.

 

Mais sobre Xico Sá

 

Escritor e jornalista, nasceu no Crato, na região do Cariri cearense, e iniciou sua trajetória profissional no Recife. Ganhador de importantes prêmios do jornalismo, como “Esso”, “Folha”, “Abril” e “Comunique-se”, é atualmente colunista do jornal “El País/Brasil”.

 

Um dos principais cronistas brasileiros contemporâneos, Xico Sá é autor de “A Pátria em Sandálias da Humildade” (editora Realejo), “Os Machões Dançaram - Crônicas de Amor & Sexo em Tempo de Homens Vacilões`` (Ed. Record), “O Livro das Mulheres Extraordinárias" (Ed. Três Estrelas), "Big Jato” (Ed. Companhia das Letras), “Modos de Macho & Modinhas de Fêmea”(ed. Record) e Chabadabadá – O Macho Perdido e a Fêmea que se Acha (Ed. Record), “Sertão Japão” (Ed. Casa de Irene), entre outros livros.

 

Participa ainda das antologias “As Cem Melhores Crônicas Brasileiras” (Ed. Objetiva), “Boa Companhia-Crônicas” (Ed. Companhia das Letras) e “Essa história está diferente” (Companhia das Letras), com recriações fictícias de canções de Chico Buarque. A seis mãos, com a atriz Maria Ribeiro e o ator Gregorio Duvivier, Xico lançou em 2019, na Bienal do Livro do Rio, “Crônicas para ler em qualquer lugar” (Editora Todavia).

 

O Projeto PALAVRAS

 

 

O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores,  por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

 

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h - GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras, às 9h e às 14:30h - Gratuito. Mais informações sobre a programação no instagram @palavras.projeto  e canal do Youtube da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE

Assessoria de Imprensa: Sinal Criativo Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.