Pular para o conteúdo principal

Ansiedade, pandemia e o medo de adoecer: quais cuidados devemos tomar

 

 

Com a crise causada pela covid-19 no mundo, as famílias têm enfrentado o sentimento de medo de que seus parentes acabem adoecendo. É inegável o impacto da pandemia na rotina e no bem-estar dos cidadãos, pais idosos, filhos e mulheres grávidas têm vivenciado esta realidade.

 

Uma pesquisa apresentada pela área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril entrevistou 4.693 entre homens e mulheres de todas as regiões do país e mostrou que 86% do público já enfrenta alguma dificuldade no dia a dia.

 

Incapacidade de relaxar, pressão em relação às finanças e medo dos familiares adoecerem são os espinhos mais frequentes e dolorosos. Quem está ansioso pode ter esse medo maior, que passa a interpretar de outras formas, tendo um medo que leva ao pânico.

 

Elaine de Tomy, psicanalista  do Instituto Revoar, orienta que ter uma rotina incluindo atividades prazerosas, momentos de cultivo a espiritualidade no lar, atividades de descontração, atividades físicas e um planejamento semanal podem ajudar bastante. Evitar falar sobre notícias negativas vistas nos meios digitais e tv e seguir com os cuidados em casa e ao sair são maneiras fundamentais de se preservar.

 

“Procure sempre informações em fontes mais confiáveis, sites das secretarias da saúde, OMS, BBC e outros. Busque incentivar seus entes queridos a se cuidarem e sempre conversar sobre assuntos positivos. Caso seja uma situação mais complicada, busque ajuda de um profissional para diminuir o estresse ou sobrecarga”, comenta Elaine de Tomy.

 

Sobre Elaine de Tomy

Filósofa, psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar

 

Sobre o Instituto Revoar

O Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza. Revoar vem do significado tornar a voar, voltar voando, que é associado a leveza e descoberta, e simbolicamente, ajuda as pessoas a se renovarem e se contactar com o mundo novamente.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.