Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Empatia ajuda e contagia - BCAD dá continuidade às atividades pedagógicas de maneira remota e inicia campanha de doação

 




O grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doações (BCAD), fundado em 1994 pela professora e coreógrafa Janne Ruth, tem um papel fundamental no atendimento direto a 380 famílias na comunidade de Bela Vista e seu entorno –  atingindo mais onze comunidades de extrema vulnerabilidade com baixo ou baixíssimo IDH. A ONG, assim como outras instituições, têm enfrentado os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e sofre consequências negativas, desde o ano passado, por ser obrigada a suspender suas atividades presenciais e reduzir o número de atendimentos diretos para evitar aglomerações.  

Durante o ano de 2020, foram realizadas várias campanhas e o BCAD obteve apoios importantes que permitiram o diálogo com as famílias e possibilitaram colocar alimento em suas mesas. Entretanto, apesar da primeira onda da pandemia ter tido uma grande redução nos números de casos, o apoio às crianças, jovens, familiares e outras pessoas das comunidades do entorno (mesmo sem filhos no Projeto) continua devido a situação precária em que se encontram. Esse trabalho solidário vem persistindo devido ao apoio de importantes parceiros, como o Mesa Brasil por exemplo.  

PANDEMIA

No atual cenário, os alunos do BCAD passaram a ter aulas de dança clássica, contemporânea, rua e jazz, teatro, karatê, oficinas de música e atividades complementares – que contemplam acompanhamentos psicológicos e de assistência social, bem como palestras socioeducativas – de forma hibrida.  

E para continuar dando assistência a todos, o BCAD está com dois projetos em curso: “Educação, Arte e Cidadania”, realizado com apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPSCE), e o espetáculo “Dois Pontos”, que objetiva a manutenção das atividades do grupo. 

DOIS PONTOS

Em Dois Pontos, o espetáculo apresenta a vida em suas supostas faces e surgiu, principalmente, pela observação da situação econômica das famílias atendidas pela ONG. O primeiro ponto retrata o cotidiano de quem já nasceu com todas as oportunidades e o segundo, a realidade de quem precisa viver com todas as dificuldades que o mundo impõe - principalmente as socioeconômicas. Dois pontos que, embora pareçam tão distantes, revelam que o fim e os sonhos de todos nós são os mesmos e, de formas diferentes, queremos todos encontrar o sucesso na vida e a FELICIDADE.

Sobre Dois Pontos, Janne Ruth pontua que quando criou o projeto, no final de 2019, ainda não tinha acontecido a pandemia e que as atividades, diante dessa nova realidade, caminharam para uma questão mais profunda. “Pela tragédia que estamos vivendo no mundo devido à pandemia do coronavírus, se a desigualdade social já era grande, nessa situação atual do País de vários 'lockdown’s e pessoas sem poder trabalhar, com o País passando por uma grave crise econômica, as classes sociais menos favorecidas estão sofrendo muito mais do que já é sua realidade”, diz a fundadora do BCAD.

O espetáculo é realizado através do MECENAS DO CEARÀ, em parceria com o Governo do Estado (GOVCE), a Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT) e incentivado pela empresa ENEL. No entanto, precisamos de mais apoio para continuar o trabalho neste momento tão difícil da segunda onda da pandemia e, por isso, o mais importante são as doações para as quase 400 famílias que estão vivenciando o extremo da desigualdade social por não poderem trabalhar ou trabalhando muito menos devido aos decretos do Governo Estadual que visam o distanciamento social.


PROJETO EDUCAÇÃO, ARTE E CIDADANIA

É através do “Projeto Educação, Arte e Cidadania” ¬- realizado em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPSCE) -, que a ONG vem mantendo suas atividades e favorecendo crianças e adolescentes, viabilizando através do acesso à arte e diversas linguagens uma forma de superação de experiências negativas, visando à melhoria da qualidade de vida, relações grupais e familiares, ao mesmo tempo em que estimula a convivência comunitária nos vínculos socioculturais e de solidariedade. 

O Espetáculo “Dois Pontos”, atendendo sua agenda como foi prevista através do MECENAS, inicialmente estaria com as apresentações presenciais nos meses de Março e Abril no Fendafor Itinerante, nas cidades de Guaramiranga e Beberibe, no mês de Maio em Fortaleza e, no mês de Junho em circulação em Camaçari, na Bahia, através do Festival BALLACE. Por último, através do projeto “Educação, Arte e Cidadania”, seriam realizadas duas apresentações, uma em Caucaia e outra em Itapagé. No entanto, como o atual momento não permite reuniões e aglomerações, o BCAD teve que direcionar para o ambiente online o espetáculo e várias atividades – como palestras, rodas de conversas e apresentações – que serão transmitidas através de encontros pelo Zoom e pelo canal do Youtube do Grupo BCAD (https://youtube.com/channel/UCW1Vyp7YUdq6S5Ou5NCAlmA) e Redes Sociais.


SERVIÇO:

ESPETÁCULO DOIS PONTOS

Onde: Transmissão virtual através do YouTube e Redes Sociais do BCAD

Classificação: Livre

 

CAMPANHA DE DOAÇÃO

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-vaquinha-bcad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.