Pular para o conteúdo principal

Empatia ajuda e contagia - BCAD dá continuidade às atividades pedagógicas de maneira remota e inicia campanha de doação

 




O grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doações (BCAD), fundado em 1994 pela professora e coreógrafa Janne Ruth, tem um papel fundamental no atendimento direto a 380 famílias na comunidade de Bela Vista e seu entorno –  atingindo mais onze comunidades de extrema vulnerabilidade com baixo ou baixíssimo IDH. A ONG, assim como outras instituições, têm enfrentado os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e sofre consequências negativas, desde o ano passado, por ser obrigada a suspender suas atividades presenciais e reduzir o número de atendimentos diretos para evitar aglomerações.  

Durante o ano de 2020, foram realizadas várias campanhas e o BCAD obteve apoios importantes que permitiram o diálogo com as famílias e possibilitaram colocar alimento em suas mesas. Entretanto, apesar da primeira onda da pandemia ter tido uma grande redução nos números de casos, o apoio às crianças, jovens, familiares e outras pessoas das comunidades do entorno (mesmo sem filhos no Projeto) continua devido a situação precária em que se encontram. Esse trabalho solidário vem persistindo devido ao apoio de importantes parceiros, como o Mesa Brasil por exemplo.  

PANDEMIA

No atual cenário, os alunos do BCAD passaram a ter aulas de dança clássica, contemporânea, rua e jazz, teatro, karatê, oficinas de música e atividades complementares – que contemplam acompanhamentos psicológicos e de assistência social, bem como palestras socioeducativas – de forma hibrida.  

E para continuar dando assistência a todos, o BCAD está com dois projetos em curso: “Educação, Arte e Cidadania”, realizado com apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPSCE), e o espetáculo “Dois Pontos”, que objetiva a manutenção das atividades do grupo. 

DOIS PONTOS

Em Dois Pontos, o espetáculo apresenta a vida em suas supostas faces e surgiu, principalmente, pela observação da situação econômica das famílias atendidas pela ONG. O primeiro ponto retrata o cotidiano de quem já nasceu com todas as oportunidades e o segundo, a realidade de quem precisa viver com todas as dificuldades que o mundo impõe - principalmente as socioeconômicas. Dois pontos que, embora pareçam tão distantes, revelam que o fim e os sonhos de todos nós são os mesmos e, de formas diferentes, queremos todos encontrar o sucesso na vida e a FELICIDADE.

Sobre Dois Pontos, Janne Ruth pontua que quando criou o projeto, no final de 2019, ainda não tinha acontecido a pandemia e que as atividades, diante dessa nova realidade, caminharam para uma questão mais profunda. “Pela tragédia que estamos vivendo no mundo devido à pandemia do coronavírus, se a desigualdade social já era grande, nessa situação atual do País de vários 'lockdown’s e pessoas sem poder trabalhar, com o País passando por uma grave crise econômica, as classes sociais menos favorecidas estão sofrendo muito mais do que já é sua realidade”, diz a fundadora do BCAD.

O espetáculo é realizado através do MECENAS DO CEARÀ, em parceria com o Governo do Estado (GOVCE), a Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT) e incentivado pela empresa ENEL. No entanto, precisamos de mais apoio para continuar o trabalho neste momento tão difícil da segunda onda da pandemia e, por isso, o mais importante são as doações para as quase 400 famílias que estão vivenciando o extremo da desigualdade social por não poderem trabalhar ou trabalhando muito menos devido aos decretos do Governo Estadual que visam o distanciamento social.


PROJETO EDUCAÇÃO, ARTE E CIDADANIA

É através do “Projeto Educação, Arte e Cidadania” ¬- realizado em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPSCE) -, que a ONG vem mantendo suas atividades e favorecendo crianças e adolescentes, viabilizando através do acesso à arte e diversas linguagens uma forma de superação de experiências negativas, visando à melhoria da qualidade de vida, relações grupais e familiares, ao mesmo tempo em que estimula a convivência comunitária nos vínculos socioculturais e de solidariedade. 

O Espetáculo “Dois Pontos”, atendendo sua agenda como foi prevista através do MECENAS, inicialmente estaria com as apresentações presenciais nos meses de Março e Abril no Fendafor Itinerante, nas cidades de Guaramiranga e Beberibe, no mês de Maio em Fortaleza e, no mês de Junho em circulação em Camaçari, na Bahia, através do Festival BALLACE. Por último, através do projeto “Educação, Arte e Cidadania”, seriam realizadas duas apresentações, uma em Caucaia e outra em Itapagé. No entanto, como o atual momento não permite reuniões e aglomerações, o BCAD teve que direcionar para o ambiente online o espetáculo e várias atividades – como palestras, rodas de conversas e apresentações – que serão transmitidas através de encontros pelo Zoom e pelo canal do Youtube do Grupo BCAD (https://youtube.com/channel/UCW1Vyp7YUdq6S5Ou5NCAlmA) e Redes Sociais.


SERVIÇO:

ESPETÁCULO DOIS PONTOS

Onde: Transmissão virtual através do YouTube e Redes Sociais do BCAD

Classificação: Livre

 

CAMPANHA DE DOAÇÃO

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-vaquinha-bcad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.