Pular para o conteúdo principal

Empatia ajuda e contagia - BCAD dá continuidade às atividades pedagógicas de maneira remota e inicia campanha de doação

 




O grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doações (BCAD), fundado em 1994 pela professora e coreógrafa Janne Ruth, tem um papel fundamental no atendimento direto a 380 famílias na comunidade de Bela Vista e seu entorno –  atingindo mais onze comunidades de extrema vulnerabilidade com baixo ou baixíssimo IDH. A ONG, assim como outras instituições, têm enfrentado os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e sofre consequências negativas, desde o ano passado, por ser obrigada a suspender suas atividades presenciais e reduzir o número de atendimentos diretos para evitar aglomerações.  

Durante o ano de 2020, foram realizadas várias campanhas e o BCAD obteve apoios importantes que permitiram o diálogo com as famílias e possibilitaram colocar alimento em suas mesas. Entretanto, apesar da primeira onda da pandemia ter tido uma grande redução nos números de casos, o apoio às crianças, jovens, familiares e outras pessoas das comunidades do entorno (mesmo sem filhos no Projeto) continua devido a situação precária em que se encontram. Esse trabalho solidário vem persistindo devido ao apoio de importantes parceiros, como o Mesa Brasil por exemplo.  

PANDEMIA

No atual cenário, os alunos do BCAD passaram a ter aulas de dança clássica, contemporânea, rua e jazz, teatro, karatê, oficinas de música e atividades complementares – que contemplam acompanhamentos psicológicos e de assistência social, bem como palestras socioeducativas – de forma hibrida.  

E para continuar dando assistência a todos, o BCAD está com dois projetos em curso: “Educação, Arte e Cidadania”, realizado com apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPSCE), e o espetáculo “Dois Pontos”, que objetiva a manutenção das atividades do grupo. 

DOIS PONTOS

Em Dois Pontos, o espetáculo apresenta a vida em suas supostas faces e surgiu, principalmente, pela observação da situação econômica das famílias atendidas pela ONG. O primeiro ponto retrata o cotidiano de quem já nasceu com todas as oportunidades e o segundo, a realidade de quem precisa viver com todas as dificuldades que o mundo impõe - principalmente as socioeconômicas. Dois pontos que, embora pareçam tão distantes, revelam que o fim e os sonhos de todos nós são os mesmos e, de formas diferentes, queremos todos encontrar o sucesso na vida e a FELICIDADE.

Sobre Dois Pontos, Janne Ruth pontua que quando criou o projeto, no final de 2019, ainda não tinha acontecido a pandemia e que as atividades, diante dessa nova realidade, caminharam para uma questão mais profunda. “Pela tragédia que estamos vivendo no mundo devido à pandemia do coronavírus, se a desigualdade social já era grande, nessa situação atual do País de vários 'lockdown’s e pessoas sem poder trabalhar, com o País passando por uma grave crise econômica, as classes sociais menos favorecidas estão sofrendo muito mais do que já é sua realidade”, diz a fundadora do BCAD.

O espetáculo é realizado através do MECENAS DO CEARÀ, em parceria com o Governo do Estado (GOVCE), a Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT) e incentivado pela empresa ENEL. No entanto, precisamos de mais apoio para continuar o trabalho neste momento tão difícil da segunda onda da pandemia e, por isso, o mais importante são as doações para as quase 400 famílias que estão vivenciando o extremo da desigualdade social por não poderem trabalhar ou trabalhando muito menos devido aos decretos do Governo Estadual que visam o distanciamento social.


PROJETO EDUCAÇÃO, ARTE E CIDADANIA

É através do “Projeto Educação, Arte e Cidadania” ¬- realizado em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPSCE) -, que a ONG vem mantendo suas atividades e favorecendo crianças e adolescentes, viabilizando através do acesso à arte e diversas linguagens uma forma de superação de experiências negativas, visando à melhoria da qualidade de vida, relações grupais e familiares, ao mesmo tempo em que estimula a convivência comunitária nos vínculos socioculturais e de solidariedade. 

O Espetáculo “Dois Pontos”, atendendo sua agenda como foi prevista através do MECENAS, inicialmente estaria com as apresentações presenciais nos meses de Março e Abril no Fendafor Itinerante, nas cidades de Guaramiranga e Beberibe, no mês de Maio em Fortaleza e, no mês de Junho em circulação em Camaçari, na Bahia, através do Festival BALLACE. Por último, através do projeto “Educação, Arte e Cidadania”, seriam realizadas duas apresentações, uma em Caucaia e outra em Itapagé. No entanto, como o atual momento não permite reuniões e aglomerações, o BCAD teve que direcionar para o ambiente online o espetáculo e várias atividades – como palestras, rodas de conversas e apresentações – que serão transmitidas através de encontros pelo Zoom e pelo canal do Youtube do Grupo BCAD (https://youtube.com/channel/UCW1Vyp7YUdq6S5Ou5NCAlmA) e Redes Sociais.


SERVIÇO:

ESPETÁCULO DOIS PONTOS

Onde: Transmissão virtual através do YouTube e Redes Sociais do BCAD

Classificação: Livre

 

CAMPANHA DE DOAÇÃO

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-vaquinha-bcad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!