Pular para o conteúdo principal

Exemplo - Telejornais da TV Assembleia passam a disponibilizar tradução em Libras

 Telejornais da TV Assembleia passam a disponibilizar tradução em Libras

Foto: Paulo Rocha
Os telejornais da TV Assembleia (canal 31.1), que integra a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Ceará, a fim de promover a inclusão da comunidade surda na sociedade, disponibilizam, a partir desta terça-feira (04/05), tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos seus telespectadores.

Adotarão a tradução em Libras os seguintes telejornais da emissora: Primeiro Expediente, exibido de segunda a sexta-feira, às 8h20, e o Jornal Assembleia, que vai ao ar nos mesmos dias, a partir das 18h50.

De acordo com o gerente-geral da TV Assembleia, Arnaldo Santos, a medida segue em consonância com a determinação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), de prestar o melhor serviço para a população cearense. “Iniciamos hoje com a tradução na Linguagem Brasileira de Sinais nos dois telejornais que são os principais conteúdos informativos da emissora”, afirma.

A intenção, segundo ele, é ampliar esse serviço para os novos conteúdos que estão sendo elaborados. “A meta é que as produções, sobretudo as mais importantes, possibilitem essa acessibilidade para que a programação da TV Assembleia seja realmente inclusiva”, destaca.

Além de ser um canal de diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade, pontua Arnaldo Santos, a TV Assembleia facilita o acesso de grupos minoritários à informação ao promover acessibilidade em sua programação. “A comunidade dos surdos, além de outras minorias, merece todo o cuidado necessário para que nenhum dos conteúdos sejam excluídos. Com a tradução simultânea em Libras, pretendemos preencher essa lacuna”, assinala.

 

INVESTIMENTO EM AUDIODESCRIÇÃO

Chefe de redação da TV Assembleia, Suely Frota informa que a emissora contava com a participação dos intérpretes de Libras somente nas transmissões das sessões plenárias, reuniões de comissões técnicas e solenidades.

Com o intuito de tornar a emissora cada vez mais acessível, Suely ressalta que a TV Assembleia está ampliando a disponibilidade de documentários com audiodescrição – recurso que possibilita às pessoas cegas ou com baixa visão compreender conteúdos audiovisuais.

“Estamos com 26 documentários no ar com audiodescrição, possibilitando assim uma maior acessibilidade aos deficientes visuais à nossa programação”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.