Pular para o conteúdo principal

Festival Arte Urgente traz na programação apresentações artísticas e lançamento de produtos digitais no campo da arte e da cultura

 O festival é resultado das ações do projeto Arte Urgente, organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Acompanhe o evento pelo canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube

Apresentação de produções artísticas nas linguagens de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro e lançamentos de PodCasts e publicações inéditas em e-book de pesquisas nos campos da Arte e da Cultura marcam a segunda semana de programação do Festival Arte Urgente, que inicia nesta segunda-feira (24) e segue até o dia 31 de maio. O evento marca o encerramento do Arte Urgente, projeto organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que visa qualificar profissionais e incentivar produções artísticas no Ceará.

MOSTRA ARTE URGENTE: PERCURSOS CRIATIVOS

A programação começa com a Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos, que acontecerá todos os dias do evento, em duas sessões, a primeira, às 21h no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube e a segunda no dia seguinte, às 18h, nos canais dos equipamentos vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Nessa mostra, ocorrerão apresentações dos produtos de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro desenvolvidos durante as formações da ação Ateliê de Criação. Após cada apresentação haverá um debate sobre a obra.

Nesta segunda-feira (24), às 21h, será apresentado “Alguém me Disse, Evaldo Gouveia”, um documentário-musical sobre a vida e a obra do cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia produzido durante a formação do Ateliê de Criação em Audiovisual. No dia seguinte (25), às 18h, ele será exibido no canal do Porto Dragão no Youtube.

Também na terça-feira (25), às 21h, será apresentado no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube, o documentário “Filhes De Ninguém” resultado do Ateliê de Criação em Música. O documentário conta com imagens de bastidores das gravações do encontro entre o produtor musical Claudio Mendes e 12 jovens talentos de Fortaleza. O encontro resultou em um EP com 5 músicas, gravado no estúdio do produtor e em breve estará disponível em todas as plataformas digitais. O “Filhes de Ninguém” será exibido no dia seguinte, às 18h, no canal do Theatro José de Alencar (TJA) no Youtube.

“Cascalho” é o título do produto artístico produzido no Ateliê de Criação em Dança que será exibido nesta quarta-feira (26), às 21h, no canal do festival. É um filme de dança realizado com bailarinos da Escola de Dança de Paracuru, movimentando memórias, histórias e invenções, nesse lugar de águas e dunas. O documentário terá exibição também na quinta-feira (27), às 18h, no canal do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) no Youtube.

A obra do Ateliê de Criação em Circo “Luminância – um lapso para a lucidez” será exibido na quinta-feira, dia 27, às 21h, no canal do festival. O espetáculo foi inspirado na obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. A produção será exibida também na sexta-feira (28), às 18h, no canal do Porto Dragão, no Youtube.

Resultado do Ateliê de Criação em Teatro, Cabras [experimento] será exibido na sexta-feira (28), às 21h, e no sábado (29), às 18h, em local a ser informado pelo festival através das redes sociais. O espetáculo foi inspirado no universo das masculinidades, de como se dão as construções das masculinidades e o que se compreende socialmente sobre o que é ser homem. Indicado para maiores de 18 anos, a peça contará com retirada de ingresso pela plataforma sympla. O link será disponibilizado nas redes sociais do Arte Urgente.

Para encerrar a mostra, no sábado (29) será exibido às 21h, no canal do festival, o espetáculo do Ateliê de Criação em Cultura Popular “Sagração aos Encantados”. A peça foi concebida a partir dos relatos de vida e das experiências dos (as) Brincantes em seus respectivos grupos, criação atravessada por saberes interculturais do aprendizado mútuo e respeito pela diversidade. A peça contará com exibição também no domingo (30), às 18h, no canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube.

MENTORIAS AGÊNCIA DE FUTUROS: ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS CRIATIVOS

De quarta a sexta-feira (26, 27 e 28/5) ocorrerá o programa Mentorias Agência de Futuros: Aceleração de Negócios Criativos. Na ocasião, serão transmitidos conhecimentos sobre organização, planejamento e elaboração de negócios criativos e estratégias de captação de recursos, assessoramento jurídico e orientações para prestação de contas para negócios criativos e profissionais das macrorregiões do Sertão Central (26/05), Litoral Oeste/Vale do Curu (27/05) e Região Norte/ Ibiapaba (28/05).

Esse processo de mentoria será realizado no turno da manhã, das 9h às 12h, com os mentores da ação Agência de Futuros: Paulo Feitosa, Mardônio Barros, Nilde Ferreira e Ivina Passos. E no período da tarde, das 14h às 17h, com André Brayner e Veronica Maia. Para participar, é preciso efetuar inscrição no site do Arte Urgente, que encerra nesta segunda-feira, dia 24.

LANÇAMENTOS E PUBLICAÇÕES

Durante o fim de semana, o festival realizará o lançamento de produtos digitais. No sábado, dia 29, às 15h, será o lançamento nas plataformas de streaming, o PodCast Arte Urgente com produções realizadas nas ações Ateliês de Criação e Agência de Futuros. E no domingo, dia 30, será lançado no site do Arte Urgente, 20 pesquisas da ação Coleção de Saberes no formato de e-book com versão em audiodescrição. As pesquisas são com abordagem nas áreas de música, fotografia, cultura popular, produção cultural, políticas culturais e patrimônio cultural. Posteriormente, as publicações estarão disponíveis no site da Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), de Fortaleza.

O festival Arte Urgente encerra na segunda-feira, dia 31, com um ciclo de mentoria da ação Agência de Futuros, para os projetos contemplados na chamada pública realizada no mês de fevereiro. A mentoria conta com ensinamentos sobre aceleração de negócios criativos, estratégias de captação de recursos e prospecção de parcerias.

O Arte Urgente é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar e da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

FESTIVAL ARTE URGENTE – De 24 a 31 de maio, através do canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCZ4K_Rl6jwSuqEj_B7jk-yw). Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos também nos canais dos equipamentos vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no Youtube. Toda a programação está sujeita a alterações. Informações através do site: www.arteurgente.com.br. Redes sociais: Instagram: @arteurgente.labs | Fabecook: Arte Urgente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!