Pular para o conteúdo principal

Festival Arte Urgente traz na programação apresentações artísticas e lançamento de produtos digitais no campo da arte e da cultura

 O festival é resultado das ações do projeto Arte Urgente, organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Acompanhe o evento pelo canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube

Apresentação de produções artísticas nas linguagens de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro e lançamentos de PodCasts e publicações inéditas em e-book de pesquisas nos campos da Arte e da Cultura marcam a segunda semana de programação do Festival Arte Urgente, que inicia nesta segunda-feira (24) e segue até o dia 31 de maio. O evento marca o encerramento do Arte Urgente, projeto organizado pelo Instituto BR e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que visa qualificar profissionais e incentivar produções artísticas no Ceará.

MOSTRA ARTE URGENTE: PERCURSOS CRIATIVOS

A programação começa com a Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos, que acontecerá todos os dias do evento, em duas sessões, a primeira, às 21h no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube e a segunda no dia seguinte, às 18h, nos canais dos equipamentos vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Nessa mostra, ocorrerão apresentações dos produtos de Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música e Teatro desenvolvidos durante as formações da ação Ateliê de Criação. Após cada apresentação haverá um debate sobre a obra.

Nesta segunda-feira (24), às 21h, será apresentado “Alguém me Disse, Evaldo Gouveia”, um documentário-musical sobre a vida e a obra do cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia produzido durante a formação do Ateliê de Criação em Audiovisual. No dia seguinte (25), às 18h, ele será exibido no canal do Porto Dragão no Youtube.

Também na terça-feira (25), às 21h, será apresentado no canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube, o documentário “Filhes De Ninguém” resultado do Ateliê de Criação em Música. O documentário conta com imagens de bastidores das gravações do encontro entre o produtor musical Claudio Mendes e 12 jovens talentos de Fortaleza. O encontro resultou em um EP com 5 músicas, gravado no estúdio do produtor e em breve estará disponível em todas as plataformas digitais. O “Filhes de Ninguém” será exibido no dia seguinte, às 18h, no canal do Theatro José de Alencar (TJA) no Youtube.

“Cascalho” é o título do produto artístico produzido no Ateliê de Criação em Dança que será exibido nesta quarta-feira (26), às 21h, no canal do festival. É um filme de dança realizado com bailarinos da Escola de Dança de Paracuru, movimentando memórias, histórias e invenções, nesse lugar de águas e dunas. O documentário terá exibição também na quinta-feira (27), às 18h, no canal do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) no Youtube.

A obra do Ateliê de Criação em Circo “Luminância – um lapso para a lucidez” será exibido na quinta-feira, dia 27, às 21h, no canal do festival. O espetáculo foi inspirado na obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. A produção será exibida também na sexta-feira (28), às 18h, no canal do Porto Dragão, no Youtube.

Resultado do Ateliê de Criação em Teatro, Cabras [experimento] será exibido na sexta-feira (28), às 21h, e no sábado (29), às 18h, em local a ser informado pelo festival através das redes sociais. O espetáculo foi inspirado no universo das masculinidades, de como se dão as construções das masculinidades e o que se compreende socialmente sobre o que é ser homem. Indicado para maiores de 18 anos, a peça contará com retirada de ingresso pela plataforma sympla. O link será disponibilizado nas redes sociais do Arte Urgente.

Para encerrar a mostra, no sábado (29) será exibido às 21h, no canal do festival, o espetáculo do Ateliê de Criação em Cultura Popular “Sagração aos Encantados”. A peça foi concebida a partir dos relatos de vida e das experiências dos (as) Brincantes em seus respectivos grupos, criação atravessada por saberes interculturais do aprendizado mútuo e respeito pela diversidade. A peça contará com exibição também no domingo (30), às 18h, no canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube.

MENTORIAS AGÊNCIA DE FUTUROS: ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS CRIATIVOS

De quarta a sexta-feira (26, 27 e 28/5) ocorrerá o programa Mentorias Agência de Futuros: Aceleração de Negócios Criativos. Na ocasião, serão transmitidos conhecimentos sobre organização, planejamento e elaboração de negócios criativos e estratégias de captação de recursos, assessoramento jurídico e orientações para prestação de contas para negócios criativos e profissionais das macrorregiões do Sertão Central (26/05), Litoral Oeste/Vale do Curu (27/05) e Região Norte/ Ibiapaba (28/05).

Esse processo de mentoria será realizado no turno da manhã, das 9h às 12h, com os mentores da ação Agência de Futuros: Paulo Feitosa, Mardônio Barros, Nilde Ferreira e Ivina Passos. E no período da tarde, das 14h às 17h, com André Brayner e Veronica Maia. Para participar, é preciso efetuar inscrição no site do Arte Urgente, que encerra nesta segunda-feira, dia 24.

LANÇAMENTOS E PUBLICAÇÕES

Durante o fim de semana, o festival realizará o lançamento de produtos digitais. No sábado, dia 29, às 15h, será o lançamento nas plataformas de streaming, o PodCast Arte Urgente com produções realizadas nas ações Ateliês de Criação e Agência de Futuros. E no domingo, dia 30, será lançado no site do Arte Urgente, 20 pesquisas da ação Coleção de Saberes no formato de e-book com versão em audiodescrição. As pesquisas são com abordagem nas áreas de música, fotografia, cultura popular, produção cultural, políticas culturais e patrimônio cultural. Posteriormente, as publicações estarão disponíveis no site da Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), de Fortaleza.

O festival Arte Urgente encerra na segunda-feira, dia 31, com um ciclo de mentoria da ação Agência de Futuros, para os projetos contemplados na chamada pública realizada no mês de fevereiro. A mentoria conta com ensinamentos sobre aceleração de negócios criativos, estratégias de captação de recursos e prospecção de parcerias.

O Arte Urgente é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar e da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

FESTIVAL ARTE URGENTE – De 24 a 31 de maio, através do canal da Quitanda Soluções Criativas no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCZ4K_Rl6jwSuqEj_B7jk-yw). Mostra Arte Urgente: Percursos Criativos também nos canais dos equipamentos vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no Youtube. Toda a programação está sujeita a alterações. Informações através do site: www.arteurgente.com.br. Redes sociais: Instagram: @arteurgente.labs | Fabecook: Arte Urgente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.