Pular para o conteúdo principal

MPCE realiza audiência sobre situação de pacientes com bexiga neurogênica em Caucaia

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Caucaia, realizou audiência virtual, nessa terça-feira (04/05), para tratar da situação, em Caucaia, dos pacientes com bexiga neurogênica, que é um distúrbio nas funções da bexiga causado por lesões cerebrais. Esses pacientes necessitam fazer diariamente cateterismo vesical e recebiam o material (sondas, luvas, sacos, coletores, etc) pela atenção primária do Município. Entretanto, desde que o Programa Saúde e Cidadania foi extinto, esses pacientes foram erroneamente atingidos e não conseguem mais receber esses insumos.  

A audiência foi conduzida pela titular da 5ª Promotoria de Justiça de Caucaia, promotora de Justiça Ana Karine Serra Leopércio; e contou com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), promotor de Justiça Hugo Porto; e de representantes dos pacientes, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Executiva de Políticas em Saúde, da Coordenadoria da Atenção Primária, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e da 2ª Área Descentralizada de Saúde do Ceará (ADS). 

Na ocasião, a Secretaria Municipal relatou que a Prefeitura atualmente não tem estoque nem orçamento para atender esses pacientes, que a gestão precisou fazer compra emergencial para atender demandas judiciais, que o restante dos recursos ainda está em processo licitatório e que o Município está fazendo levantamento de quanto insumo seria necessário para o atendimento. 

Já a Secretaria Estadual se manifestou sobre a necessidade de uma política pública voltada para esses pacientes que abranja um tratamento integral. Entre outros pontos, a Sesa afirmou que, a depender do levantamento do Município, o Estado pode verificar a possibilidade de emergencialmente dispor estes recursos para os pacientes até a Prefeitura se organizar.    

Ainda na audiência a Coordenação da 2ª ADS informou que o Município de Caucaia foi contemplado com Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Também foram abordados a execução do levantamento dos pacientes com deficiência nessa regional, que é composta por 10 municípios, e o cadastramento via Saúde Digital, que facilitará a identificação. 

Por fim, o coordenador do Caocidadania, Hugo Porto, salientou que o Município precisa repensar a estratégia de somente fornecer para pacientes que judicializarem, já que se trata de direitos já assegurados por lei.  

Encaminhamentos 

Ao final da audiência, a promotora de Justiça Ana Karine Leopércio requisitou que, no prazo de 15 dias, o Município encaminhe: a relação atualizada dos pacientes com bexiga neurogênica, já que os dados apresentados são de 2019; o levantamento do material necessário para atendimento; se esses insumos já estão sendo licitados (informar número do processo); a previsão para o Município conseguir disponibilizar esses recursos para os pacientes; bem como o orçamento da saúde para o ano de 2021, esclarecendo ainda a rubrica orçamentária para judicialização. Essas informações deverão ser remetidas ao MPCE e à Sesa.

No mesmo período de 15 dias, a Coordenação da 2ª ADS deverá encaminhar para o Caocidadania levantamento dos pacientes neurogênicos nos outros nove municípios que compõem a 2ª região de saúde, esclarecendo se há programa de dispensação dos materiais necessários ao cateterismo vesical.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.